x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.678

Contabilização de M.O. aplicada em construções.

Kássio de Freitas Silva

Kássio de Freitas Silva

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 15:22

Boa tarde!


Estou com uma duvida em relação a contabilização da mão de obra aplicada em reformas ou construções.
Quando eu tomo um serviço por exemplo na construção de um poço artesiano, contabilizo da seguinte forma:



D - Despesas com serviços (resultado).
C - Forncedor.

ou



D - Construções em andamento (Ativo imobilizado)
C - Fornecedor.

Obs.: Se o lançamento for feito da segunda forma, como depreciar? Sei que não existe depreciação de serviços mas como ficaria isso no imobilizado?

Att.
Kássio

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 16:28

Kassio,

No caso de contabilização de construtora vc deve abrir um sub-titulo para cada obra contratada e detalhar as despesas ocorridas como, empregados, encargos sociais, insumos etc, ate mesmo para gerenciamento da sua empresa.

Ja essas construções, como é de terceiros, voce não pode lançar no seu ativo como pretendido. Abçs

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Kássio de Freitas Silva

Kássio de Freitas Silva

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 16:39

Boa tarde José Cisso.

Mas no caso de eu contratar o serviço de um autonomo (pedreiro, eletricista etc.) para construção deste poço, lembrando que sou uma empresa mercantil e apenas contratei o serviço para a construção de um poço artesiano (no caso um investimento), esta se classificaria como uma despesas?

Grato

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Sábado | 28 janeiro 2012 | 10:00

Kassio,

Ao meu ver sim, voce pode deduzir como despesas, mesmo pq o poço será de uso e consumo da empresa, sem valor para venda, ou se a sede é propria, voce poderia imobilizar como sendo melhoria do imovel. Espero ter ajudado, abçs

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.