x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 20

acessos 3.530

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 29 fevereiro 2012 | 13:18

Boa tarde Pedro,

Não só existe a possibilidade como a obrigatoriedade de recolhê-lo de forma centralizada pela Matriz.

É o que dispõe o § 1º, Artigo 21º da Lei Complementar 123/2006 cuja integra transcrevo:

§ 1º Na hipótese de a microempresa ou a empresa de pequeno porte possuir filiais, o recolhimento dos tributos do Simples Nacional dar-se-á por intermédio da matriz.

...

Michelle Rodrigues Juliao

Michelle Rodrigues Juliao

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 29 fevereiro 2012 | 13:48

Boa Tarde!
Estou com uma duvida referente ao simples nacional, temos algumas empresas de estrangeiros (bolivianos) e nao estamos conseguindo coloca-las como Optante devido os donos da empresa nao terem titulo de eleitor. Qual seria o procedimento correto para que eu possa estar colocando os mesmos como Optanates?
Aguardo retorno

Michelle Rodrigues Juliao

Michelle Rodrigues Juliao

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 1 março 2012 | 15:55

Boa Tarde!
Tem uma empresa de engenharia que prestamos serviços porem foi feita alteraçao de socios e de endereço e ela antes era SIMPLES NACIONAL, porem a mesma tinha divida junto ao Simples Nacional. Essa pendencia ja foi quitada, fui tentar fazer a solicitaçao e nao foi aceita, devido eles informarem que o periodo nao permitido para a pessoa juridica que ja iniciou atividade so podera fazer em janeiro que é o mes que eles pedem para solicitar o pedido.... A mesma nao tinha inscriçao estadual, porem ja feita a solicitaçao e ja saiu no mes 02. Qual sera o procedimento legal para solicitar? Ou eu so poderei solicitar em janeiro de 2013?
Aguardo retorno

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 5 março 2012 | 14:04

Boa tarde Daniela


Simples Nacional (Supersimples) - CNAES e Anexos
Esta ferramenta exclusiva do Portal Contábeis.com.br ajuda a verificar se o CNAE permite opção pelo Simples Nacional e em qual anexo enquadrar a atividade.
4391-6/00 - Obras de fundaçõesLista de Atividades do CNAE

Atividade Permitida - O CNAE 4391-6/00 não está incluso nos Arts. 2º ou 3º da Resolução CGSN nº 6 de 2007

A atividade acima poderá segregar a receita pelo Anexo IV


Atenção:
Este aplicativo foi elaborado para ajudar na segregação das receitas pelo CNAE, não pode ser tomado como regra a ser aplicada, cabendo ainda avaliação das particularidades de cada atividade.

Fonte: LC 123/2006 com alterações das LC 127/2007, LC 128/2008, e LC 139/2011. Resolução CGSN nº 51/2008, Resolução CGSN nº 94/2011 e CONCLA/IBGE Tabela de CNAES


Nota
:
Estas informações form extraídas do Aplicativo denominado "Simples Nacional" existente no menu "Ferramentas" a esquerda desta página.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 5 março 2012 | 19:42

Boa noite Daniela,

Dada a desconfiança que demonstra ter, alternativamente você pode/deve consultar o pessoal do CAC da Secretaria da Receita Federal mais próxima.

...

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Prata DIVISÃO 5, Escriturário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 6 março 2012 | 08:48

Bom dia Daniela

Quando tiver duvida a respeito de enquadramento ultilize o aplicativo do forum
fonte: Aplicativo

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. "
Albert Einstein

Sempre pesquise antes de postar
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 6 março 2012 | 13:38

Boa tarde Maria,

Certamente você não leu as mensagens deste tópico.

A Daniela duvida justamente do resultado demonstrado no Aplicativo indicado por você e que anteriormente eu já havia indicado. Vale dizer que não há razão para indicá-lo novamente.

...

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Prata DIVISÃO 5, Escriturário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 6 março 2012 | 13:59

Peço descupas pelo mal entendimento Saulo..

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. "
Albert Einstein

Sempre pesquise antes de postar
Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Prata DIVISÃO 5, Escriturário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 6 março 2012 | 14:06

Boa Tarde Elisandra

Infelizmente são poucas pessoas que estam consequindo fazer a emissão do DAS, o sistema encontra-se sobre carregado, sendo assim ao validar as Guias aparecem erros.

Vale lembrar que a receita Postou hoje no site que, Os contribuintes que emitiram o DAS no dia 05/03/2012, teram que imiti-los novamente, pois, o mesmo encontra-se com poblemas no codigo de barra impedindo o pagamento no banco.

Noticia : Problemas nos códigos de barra dos DAS gerados em 05/03/2012

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. "
Albert Einstein

Sempre pesquise antes de postar
Teixeira Aderlei

Teixeira Aderlei

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 6 março 2012 | 14:13

Boa Tarde

As informações procedem, um cliente retornou com a guia DAS, porque não conseguiu pagar devido ao código de barras
Quando ao sistema também tive o problema de congestionamento mas agora a tarde já normalizou, até já consegui entregar a DASN ano calendário 2011.

Fernanda Carla

Fernanda Carla

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 31 maio 2012 | 15:03

Olá,

Estou com um problema e gostaria de tirar uma dúvida.
Abri uma empresa de serviço de gesso (CNAE 43.30-4-03) no dia 23/01/2012, e optamos pela inclusão no SIMPLES NACIONAL.
Até o presente momento não havíamos efetuado nenhum faturamento.
Agora que vamos começar a faturar, fui consultar no site da Receita Federal e constatei que a empresa não foi inclusa no SIMPLES por uma pendência que consta no município que funcionamos! O problema é que o contador não estava sabendo de nada e o alvará de licença e funcionamento foi pago dentro do prazo.
Ao entrar em contato com o contador, ele nos comunicou de que ficaríamos no Lucro Presumido. Porém, as alíquotas do lucro presumido são bem maiores do que as que estávamos inclusos (supostamente) no SIMPLES.
Gostaria de saber se em casos assim existe a possibilidade de ainda solicitarmos a inclusão no SIMPLES, uma vez que ainda não faturamos nada desde a abertura da empresa!

Fernanda Carla

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 1 junho 2012 | 08:51

Bom dia Matheus

As empresas optantes pelo Simples Nacional também estão obrigadas a manutenção de escrituração contábil regular (completa).

A Receita Federal não exige a apresentação do Livro Caixa mensalmente. A exigência refere-se a existência, ou seja, para a Receita Federal a empresa deve escriturar o livro Caixa que eventualmente poderá ter sua apresentação solicitada.

Neste caso a apresentação dos livros contábeis normais (Diário e Razão) serão aceitos pela receita Federal em substituição do Livro Caixa.

...

SELMA A VIDAL

Selma a Vidal

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 16:46

Alguem poderia me ajudar, tenho uma academia que faço simples, acontece que tenho usado o Anexo III, agora fiquei sabendo que seria o V, alguem poderia me ajudar a achar que anexo ela se encaixa e onde achar esse anexo com explicaçoes de quem entra nele, obrigada.

Maria Norma Marinheiro Vilela

Maria Norma Marinheiro Vilela

Iniciante DIVISÃO 1, Sócio(a) Gerente
há 11 anos Quarta-Feira | 19 setembro 2012 | 17:33

Senhores, tenho uma empresa de serviços editoriais. Fazemos todos os serviços de tratamento de texto na edição de livros: redação, revisão, tradução, digitação, etc. Embora estejamos dentro de limite de faturamento do simples, não pudemos ser enquadrados por constar o serviço de tradução (CNAE 74.90.1.01). Minha dúvida é: se nosso CNAE fosse 58.21.2.00, edição de livros em geral, não seria possível incluir também o serviço de tradução e ainda assim enquadrar-se no Simples?
Agradeço muitíssimo a atenção.

Cinthia Almeida

Cinthia Almeida

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 19 setembro 2012 | 17:47

5821-2/00 EDIÇÃO INTEGRADA À IMPRESSÃO DE LIVROS


Notas Explicativas:

Esta classe compreende:

- a edição integrada à impressão de livros literários, didáticos, infantis, dicionários, atlas, enciclopédias, etc.


Esta classe não compreende:

- a impressão de livros sob contrato (18.11-3)
- a edição de livros (58.11-5)


7490-1/01 SERVIÇOS DE TRADUÇÃO, INTERPRETAÇÃO E SIMILARES
Lista de Atividades...

Notas Explicativas:

Esta subclasse compreende:

- os serviços de tradução, de interpretação e similares
- os serviços de tradução simultânea
- os serviços de revisão gramatical
- os serviços de tradução de textos juramentados

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.