Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 915

Empresa é uma locadora.

Tania Aparecida

Tania Aparecida

Prata DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Terça-Feira | 20 março 2012 | 19:56

Boa noite!

como é feita a contabilidade de uma locadora de filmes ( empresa do simples nacional)

Sei que esta tudo atrasado, pois a meses o antigo contador nao faz nada, não sei a que pé esta os atrasos, gostaria de saber que documentos deve vir do outro contador?

quais os codigos de acesso além do simples nacional, o da conectividade devem vir pra mim?




o que eu devo saber antes de assumir uma empresa?

tem alguma forma de eu consultar para saber como esta tudo? sem eu ter os tais codigos?
queria saber se posso e como devo consultar, as pendencias de Inss?

além do DAS, rais, dirf gfip, e declaração de IR dos socios, quais mais obrigações uma empresa do simples tem?

quero pegar esta locadora pra fazer a contabilidade, mais preciso saber como andam as coisas antes de eu falar com o contador, por isso preciso saber como posso consultar isso tudo... alguém me auxilia por favor?

uma locadora, quanto dá para cobrar de mensalidade, sendo que os unicos funcionarios é a esposa e o marido de funcionario? este funcionario é registrado na empresa da esposa, só que ele tem um outro emprego de vendedor e é registrado em outra empresa, ele poderá ter dois registros?
vamos supor que esta empresa tire 500,00 de nota fiscal consumidor, o sistema do Das, emite guia pra pagar com valor menor que 10,00?


grata

Tania


R.obson

R.obson

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 20 março 2012 | 20:06

Olá Tânia,

A resposta para teus questionamentos é simples: Por certo TODA a contabilidade anterior deve vir feita. É uma questão ética manter os serviços organizados e com qualidade. Porém, não é incomum essa situação que descreveste. Geralmente quando pegamos uma empresa aqui, tentamos nós mesmos colocar em dia.

Nivaldo

Nivaldo

Prata DIVISÃO 1, Gerente Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 09:23

Tânia,

Deveria vir tudo pronto e principalmente com um termo instituido pelo CRC de SP que segue abaixo.
Porem, sabemos que temos diversos tipos de profissionais e nem sempre
as coisas são feitas de acordo.
Acredito que fazer o termo é importante para delimitar onde começa a sua responsabilidade.
Verificar o que foi feito no passado e o que ficou faltando e acertar com o seu cliente uma forma para colocar em dia, com os honorários de acordo.
O seu cliente poderá depois acionar a empresa de contabilidade anterior pela falta de execução dos trabalhos.



Resolução CRC SP 1040
Artigo 1º - Aprovar o Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica como conduta ética e profissional entre Contabilistas que faz parte integrante desta Resolução, como Anexo I, Modelo de Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica, como Anexo II e Modelo de Autorização de Transferência de Serviços Contábeis e de Serviços Acessórios, como Anexo III.

Artigo 2º - A inobservância desta Resolução constitui infração aos artigos 2º, inciso VII, 7º e 11, inciso IV, da Resolução CFC nº 803/1996 - Código de Ética Profissional do Contabilista.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.