x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 12.178

Integralização do Capital Social

Felipe Balmant Santos Rezende

Felipe Balmant Santos Rezende

Iniciante DIVISÃO 3, Designer
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 14:30

Olá, estou abrindo uma empresa como empresário individual e fiquei em dúvida na parte da integralização do capital social. Eu sou obrigado a depositar 100 salários mínimos na empresa ou a integralização é apenas uma garantia? Se eu colocar um carro ou imóvel como capital integralizado, significa que eles fazem parte da empresa, servem apenas de garantia ou eu terei que vendê-los? Obrigado

IGOR AYRES HEMETRIO

Igor Ayres Hemetrio

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 14:37

Quando você integraliza capital com imobilizado, você tem que passar este bem para o nome da empresa. o Lançamento seria:
D - Veiculos
C - Capital Social

Você não precisa vende-lo, só precisa tranferí-lo para o nome da empresa.

Igor Ayres Hemetrio
CRC/MG 105.791
Mateus Calegare

Mateus Calegare

Prata DIVISÃO 3, Assistente Auditor
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 14:40

A Integralização é a parcela que o Sócio "empresta" a empresa para manutenção das suas atividades iniciais.
Sendo observado por este lado, temos o entendimento de que o capital integralizado (ou à integralizar, no caso de bens) não se trata de uma garantia, mas sim um alicerce para que a empresa possua condições de operar no mercado. Tendo em vista o princípio da entidade, sendo os bens e valores da empresa, da empresa como um alguém distinto, e os valores do sócio, do sócio, ou seja, plena distinção entre pessoa Física e Jurídica.

A vida é uma doença mortal e sexualmente transmissível.

Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.
Felipe Balmant Santos Rezende

Felipe Balmant Santos Rezende

Iniciante DIVISÃO 3, Designer
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 14:49

Muito obrigado pela ajuda, Igor e Mateus, estou estudando bastante antes de abrir a empresa, para dar tudo certo. O meu negócio será feito pela internet, terei pouquíssimos custos fixos iniciais já que trabalharei em casa e serei o único funcionário. Fiz um plano de negócio com um investimento abaixo de 10.000 reais, é isso que eu pretendo investir inicialmente.

Se eu estipular o prazo de integralização total do valor(para empreendedor individual é de 100 salários mínimos) no contrato para, digamos, daqui 2 anos, eu posso abrir a empresa agora sem problemas? Ainda não iniciarei as atividades, só daqui uns meses, este processo todo é para registrar a marca e garantir seu uso nominativo.

Novamente, agradeço bastante pela ajuda.
Abraços,
Felipe

IGOR AYRES HEMETRIO

Igor Ayres Hemetrio

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 14:58

Eu estava lendo a legislação e nela fala que o capital tem que ser totalmente integralizado, ou seja, você não poderá integralizar somente uma parte. Essa legislação é da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - EIRELI. Você pode optar também em registrar a empresa como empresária individual. Neste tipo de sociedade, o Capital Social não tem o mínimo nem um máximo. Caso você for recolher os impostos direitinho, acho que seja mais viável este tipo de sociedade.

Igor Ayres Hemetrio
CRC/MG 105.791
Mateus Calegare

Mateus Calegare

Prata DIVISÃO 3, Assistente Auditor
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 15:01

Felipe,

A exigência do valor mínimo de capital é somente para a empresa individual limitada, que se equipara às empresas de sociedade.
Se você tiver a possibilidade de ter um sócio, ou até mesmo de abrir sem ser limitada, você não precisara aportar este valor mínimo.

A vida é uma doença mortal e sexualmente transmissível.

Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.
Felipe Balmant Santos Rezende

Felipe Balmant Santos Rezende

Iniciante DIVISÃO 3, Designer
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 15:13

Igor e Mateus, muito obrigado pela ajuda! Estava bem preocupado com essa questão e lendo de diversas fontes, acabei misturando Empresário Individual com Empreendedor individual. Esse artigo me ajudou, obrigado, vou estudar melhor sobre os tipos de empresa.

Mateus Calegare

Mateus Calegare

Prata DIVISÃO 3, Assistente Auditor
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 15:17

Felipe,

Esse é o intuito do Fórum, volte a postar se tiver dúvidas.
E boa sorte a você nessa nova empreitada.

Ficamos a disposição.

A vida é uma doença mortal e sexualmente transmissível.

Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.