x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4.962

acessos 547.123

Exame de Suficiência 2012.1

ANA MAURICIA

Ana Mauricia

Prata DIVISÃO 1, Cortador(a)
há 11 anos Domingo | 1 abril 2012 | 11:45

Larissa, eu acho q o cfc nao pode simplismente se retificar desse erro se for o caso pq e as pessoas q acham q passaram por causa do erro???? se for o caso na minha humilde opiniao seria caso sim de anulação vc nao acha? ... tem alguem entedido em direito aqui???

EDIVAN NASCIMENTO

Edivan Nascimento

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 11 anos Domingo | 1 abril 2012 | 13:09

Pessoal vamos pedir anulação da questão 12, o enunciado está mal elaborado, pois fala que os ativos e passivos somava 1.200.000,00, e a base para calcular o goodwill ou a compra vantajosa é o valor líquido dos ativos da empresa adquirida. Pelo enunciado nao temos como calcular essa informação, pois não temos o valor dos ativos e dos passivos para calcular o valor líquido, ou se considerarmos, ativo = passivo o valor líquido ( ativo - passivo) seria nulo.

joão marques soares

João Marques Soares

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Domingo | 1 abril 2012 | 13:59


Boa tarde a todos

Temos de avaliar a possibilidade de uma revisão nessa questão, pois a mesma tem duas formas de calculos tanto pelo meio Racional Simples como o Racional Composto, a questão não especifica qual dos cálculos temos de abordar assim fica dificil acertar a questão, vamos analisar e ver se é possivel recorrer a essa questão, segue abaixo as formas de calculos.



Questão 46

Fórmula do Desconto Racional - A = N / 1 + i x n

A = Valor Atual das duplicatas após abatido o desconto

N = Valor Nominal, ou valor de face das duplicatas

i = Taxa de Juros

n = Tempo de antecipação do pagamento

A = ?

N = 800.000

n = 3 meses

i = 2% a.m = 0,02

A = 800.000 / 1 + 0,02 x 3
A = 800.000 / 1,06
A = 754.716,98

Valor do Desconto = N - A = 800.000 - 754.716,98 = 45.283,02



Se utilizarmos juros compostos a resposta seria B.
Com juros simples a resposta é A.
Juros Simples A = 800.000 / 1 + 0,02 x 3
Juros Composto A = 800.000 / (1 + 0,02) ^ 3 (((* Elevado => ^ )))
Na ausência de informação da questão entendo que o correto é utilizar juros compostos

ou


800.000/1,061208 = 753.857,86
Valor do Desconto = 800.000 - 753.857,86 = 46.142,13











Marcelo Reis

Marcelo Reis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Domingo | 1 abril 2012 | 14:04

AOs interessados segue...
Retirado do edital do exame...

10.5. Se houver anulação de qualquer questão por força de deferimento de recurso julgado procedente, essas alterações pontuarão todos os candidatos, que tenham errado a questão antes de sua anulação, independentemente de terem interposto recurso. Os candidatos que tenham marcado a(s) questão(ões) conforme os gabaritos preliminares, permanecerão com a pontuação atribuída.

Marcelo Reis
Contador
[email protected]
Opçao Contabilidade
Governador Valadares/MG
ANA MAURICIA

Ana Mauricia

Prata DIVISÃO 1, Cortador(a)
há 11 anos Domingo | 1 abril 2012 | 15:00

entao colega João Marques na hora da prova eu fiz pelo 2 metodos e os dois tinha resposta ai fui no chute e deu na trave sinceramente nessa questao me sinto traida rss

joão marques soares

João Marques Soares

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Domingo | 1 abril 2012 | 15:34

Boa tarde Colegas do Portal


Quero saber se tem mais alguma argumento ou opinião sobre a prova, estou com uma ansiedade total, quero ver se existe a possibilidade de formalizar algum recurso do exame, pretendo ir segunda feira protocolar o recurso no CRC.

Att,


joão

e-mail: @Oculto

Josiane Silva de Almeida

Josiane Silva de Almeida

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Domingo | 1 abril 2012 | 16:25

É um verdadeiro absurdo recorrer a questão 49, pois o CFC deveria reconhecer que errou e anular essa questão.

Pela alternativa do gabarito a opção III estaria correta, ou seja "em tudo que é razão social", quando pela norma culta deveria ser "em toda razão social". É um absurdo total!

JESSE SOARES MATIAS

Jesse Soares Matias

Bronze DIVISÃO 4, Supervisor(a) Contabilidade
há 11 anos Domingo | 1 abril 2012 | 16:54

Rercurso 46...

Prezados venho por meio desta requere que a questão 46, seja anulada pois a questão peder para calcular (...) Porém, em momento algum menciona se é pelo juros simples ou composto, vejamos:

"Aqui colocar a pergunta"


Questão 46

Fórmula do Desconto Racional - A = N / 1 + i x n

A = Valor Atual das duplicatas após abatido o desconto

N = Valor Nominal, ou valor de face das duplicatas

i = Taxa de Juros

n = Tempo de antecipação do pagamento

A = ?

N = 800.000

n = 3 meses

i = 2% a.m = 0,02

A = 800.000 / 1 + 0,02 x 3
A = 800.000 / 1,06
A = 754.716,98

Valor do Desconto = N - A = 800.000 - 754.716,98 = 45.283,02



Se utilizarmos juros compostos a resposta seria B.
Com juros simples a resposta é A.
Juros Simples A = 800.000 / 1 + 0,02 x 3
Juros Composto A = 800.000 / (1 + 0,02) ^ 3 (((* Elevado => ^ )))
Na ausência de informação da questão entendo que o correto é utilizar juros compostos

ou


800.000/1,061208 = 753.857,86
Valor do Desconto = 800.000 - 753.857,86 = 46.142,13

Desta forma, fica claro que a resposta fica em duas. Simplesmente pelo fato de não ter mencionado se é pelo juros simples ou composto.

Diante dos fatos mencionado a cima peço a anulação desta questão.

Desde já agradeço a atenção.


Pessoal precisa de uns complementos é porque não estou com aprova aqui. Mas o que vocês acham?



Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Domingo | 1 abril 2012 | 18:39

RECURSO PARA QUESTÃO 25, PODE SER ENVIADO ISSO QUE OS PROFESSORES DO BLOG POSTARAM.


QUESTÃO 25 –

Fica evidente que a assertiva A e C não procedem, pois a Rentabilidade dos proprietários aumentou o que pode ser verificado pela evolução do índice Rentabilidade sobre o Capital Próprio “18%, 21% e 24”, que é calculado através da seguinte fórmula: LL / PL, alternativas A e C não poderiam ser mesmo.


Realmente a letra B é a correta, vamos as explicações:
O Giro de Ativo é calculado através da fórmula: Receita Liquida / Ativos Totais, alguns livros trazem como Venda / Ativo Total, ou ainda, Vendas / Ativo Médio (Média dos 2 últimos anos), mas o que é importante saber é que: “O quanto cada 1,00 de Ativos gerou de receita para empresa, portanto, quanto maior melhor, sendo que, neste contexto, a expressão giro mostra quantas vezes os ativos se renovaram no decorrer do ano”. Sendo assim é possível inferir que, com um maior Giro do Ativo fruto de uma elevação das receitas em velocidade superior ao crescimento dos ativos a rentabilidade tende a aumentar desde que, as despesas estejam sobre controle. Nesta assertiva a afirmação é que a taxa de retorno se manteve mesmo com a queda da Margem Liquida (LL / Receita Liquida), portanto é possível concluir que as Vendas aumentaram e o lucro caiu em termos relativos, e também, houve redução dos ativos, mas a queda relativa do lucro possivelmente foi em um ritmo inferior a queda dos ativos, o que permitiu manter a rentabilidade.


Porem a resposta da letra D também está correta, remete ao conceito de Alavancagem Financeira, a capacidade de utilizar recursos de terceiros e acelerar a rentabilidade sobre o capital próprio, em outras palavras, em se utilizando de uma proporção maior de recursos de terceiros em detrimento do capital próprio é possível acelerar a rentabilidade. O Calculo da Alavancagem é feita da seguinte forma: ROE / ROA que no exemplo em questão está aumentando saiu de 1,2 para 1,6, ou seja, pela utilização de capital de terceiros o resultado dos proprietários foi alavancado em 20% inicialmente e 60% posteriormente. Isso só é possível se a Rentabilidade do Patrimônio Liquido for superior a rentabilidade dos Ativos, em outras palavras, a Alavancagem Financeira é o incremento da Rentabilidade através do Endividamento, com um risco maior é claro. Mas isso acontece se o custo de capital for inferior a Rentabilidade, tanto sobre o capital próprio quanto sobre o Ativo, em especial sobre o Ativo.


Desta forma, temos ai duas respostas nesta questão: Letra B e D

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Domingo | 1 abril 2012 | 18:46

THIAGO PADILHA boa noite...eu achei ótimas as explicações sobre o erro da questão 25. Meu receio é que eles ignorem. Vc sabe como funciona, se a pessoa tem uma resposta negativa ou positiva, ou fica à mercê deles, no silêncio total? Pq além dessa, a 46, a 49 e a 50 há falhas grotescas.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Domingo | 1 abril 2012 | 18:59

Telma

Verdade minha amiga, caso não seja aceito o recurso, fica por isso mesmo, infelizmente...

mas ainda tenhu quase ctz que será cancelado 2 questões, 25, 49 e 50, duas dessas questões, mas mais que duas já é dificil.

eu tava olhando as provas desde 2000, em 2002 e 2003, foram anuladas duas questões, nunca mais que isso, e dessa vez a prova tem muitos erros.

esperar para ver, amanhã mesmo, segunda feira já estarei levando meus recursos no crc.

Graziele

Graziele

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Financeiro
há 11 anos Domingo | 1 abril 2012 | 19:16

Sobre a questão 39: Acredito que a resposta seria letra A se a pergunta tivesse questionando o art.153 onde fala que o IPI obedece ao principio da anterioridade nonagesimal, mas na questão questiona o artigo 150 somente sobre o principio da anterioridade! é isso?

Página 56 de 166

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.