Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.114

reavaliação patrimonal

João Vítor Salles

João Vítor Salles

Iniciante DIVISÃO 5, Diretor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 15:24

Temos em nosso escritorio como cliente uma empresa do ramo imobiliário, a empresa pretende trazer seus ativos através de laudo de avaliação (Estoques, Lotes e Propriedades imobiliárias) a valor justo ou seja, à valor de mercado.
A questão é sobre a tributação entre a diferença do valor histórico para o valor ajustado.
A empresa recolhe seus impostos pelo regime de tributação do Lucro Presumido, assim os imóveis com valores ajustados se realizarão no momento da venda quando ocorre o pagamento de sua tributação, porém a dúvida é o seguinte:

Ao ajustar o estoque ao Valor de mercado que constará no Balanço Patrimonial como ativo circulante e este for enviado para a Receita Federal através da DIPJ poderá a receita exigir a tributação de IR sobre ganho de capital da diferença?
Esclarecendo que a atividade da empresa é o comércio de compra e venda de bens imóveis e que é tributada pelo lucro presumido.

Desde já agradeço a atenção à mim dispensada.

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 15:39

Sim, com certeza voce deverá pagar o IR sobre o ganho de capital, pois numa futura venda desses imoveis sua empresa terá um lucro menor devido a essa atualização. att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.