x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 1.632

Abertura de Escritório

ADEMAR MARCOS RIBEIRO DE ANDRADE

Ademar Marcos Ribeiro de Andrade

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 20:14

Boa Noite
Há muitos dias, venho com a ideia de abrir um Escritório Contábil, visto que, cada um tem uma forma de trabalhar e de agilizar determinados serviços. Vejo em mim, como outros colegas também devem ter visto e sentido no início de suas carreiras, um grande potencial, um crescimento que é necessário para nós. Na faculdade, aprendemos o básico, as situações da Contabilidade, Fiscal, DP e demais áreas, isso dia após dia em nossa árdua vida começamos a vivenciar tudo isso. Gostaria de algumas sugestões e encaminhamentos de como iniciar esse projeto, que nasce de um simples sonho e que pode crescer com o tempo.
Desde já agradeço à todos.

Ademar Marcos
Contador - RJ/BA
Bruna Vieira

Bruna Vieira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 21:38

Mercado
O mercado de prestação de serviços contábeis é bastante concorrido. Por isso, é importante manter a qualidade no atendimento e serviços. Como diferencial em relação à concorrência, o contador deve traçar um diagnóstico correto da situação real do empreendimento, de forma a estabelecer estratégias adequadas para o cliente atingir suas metas e objetivos.
Apenas a prática não habilita o profissional a superar a concorrência. É imprescindível que ele faça o acompanhamento diário das mudanças econômicas e financeiras. Além disso, é fundamental que ele busque especialização e atualização profissional que pode se dar através de cursos, leitura e análise de noticiários, boletins e mapas fiscais.

Estrutura
É simples. Basta ter uma área mínima de 40 metros quadrados para disposição das mesas e cadeiras da equipe de trabalho, além dos armários, estantes, microcomputadores e outros móveis de escritório.

Equipamentos
- Mesas;
- Cadeiras;
- Armários para arquivo;
- Estantes para os livros;
- Computadores (configuração mínima – Petium III 850 Mhz, HD 20G, 128 Mb);
- Materiais de expediente;

Investimento
Varia de acordo com a estrutura a ser adotada. O aporte inicial de capital é de R$ 15 mil, em média.

Pessoal
O número de funcionários varia de acordo com a estrutura. Mas pode-se iniciar com apenas um funcionário, caso o empreendedor fique encarregado da parte administrativa.

Pré-requisitos
- Conhecimentos da legislação das áreas de atuação;
- Ser contador ou técnico de contabilidade registrado no Conselho Regional de Contabilidade;
- Ter experiência profissional e conhecimentos dos trâmites legais dos órgãos públicos e das associações de classe;

Cliente
O cliente pode ser pessoa física ou jurídica. Para o cliente, o contador é o profissional que resolve os problemas de ordem fiscal, jurídica, tributária e de pessoal. É quem traça a saúde financeira da empresa e, ao mesmo tempo, orienta sobre o correto pagamento de tributos. Mas é pelo seu desempenho que o contador conquista seu cliente.

Serviços
Alguns serviços prestados por escritórios de contabilidade:
- Contábil: Lucro Real, Lucro Presumido, Simples, ME, Balancetes, Razão Analítico, Diário, Livro-caixa, Lalur, entre outros;
- Fiscal: Livros de Entrada, Livros de Saída, Livros de Apuração do IPI, Livros de Apuração do ICMS, entre outros;
- Trabalhista: Apontamento, Folha de Pagamento, GPS, SEFIP, DARFS entre outros;
- Outros: Aberturas, Transferência, Encerramento de Empresas, DIRPF, Consultoria, Assessoria, Certidões Negativas;
Pode-se também exercer atividade de assessoria específica em áreas de atuação de médias e grandes empresas.

Programa de trabalho
Um escritório de contabilidade funciona normalmente das segundas às sextas-feiras, das 8 horas às 18 horas. Ele deve ter organização e administração adequadas à atividade.
A principal ferramenta de trabalho do contador é o Código de Ética do Contabilista. O responsável pelo serviço tanto pode ser um contador quanto ou um técnico contábil, mas ao técnico não é permitida a realização de serviços de auditoria.

Softwares
Para escritório, contabilidade, folha de pagamento, livros fiscais, DAP, laticínios, automação comercial integrado ECF, gestão empresarial (estatísticas, curva ABC), estoque, faturamento, ordem de serviço, contas a pagar e receber, livro caixa eletrônico etc.

Lembretes
- Manter-se sempre atualizado em relação à economia e aos indexadores. Como referência, ler jornais de grande circulação como O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo, Diário do Comércio e Indústria, Gazeta Mercantil e Valor Econômico;
- O escritório de contabilidade pode ser dividido por setores. Os principais são recursos humanos, fiscal, contabilidade e Imposto de Renda, auditoria, previdenciário e legislação. Para conquistar o cliente, o contador ou técnico contábil deve manter contato constante com a empresa. O trânsito de documentos requer um tratamento que evite extravios e atrasos.
- A relação entre escritório e clientes tem de ser regida por contrato para estabelecer de forma clara os deveres e obrigações das partes envolvidas. Existe atualmente grande concorrência no mercado, incentivada pelo processo de terceirização desses serviços. Uma boa saída para se diferenciar é a especialização, ou seja, o atendimento a um determinado segmento.

Legislação Específica
Para abrir o empreendimento é necessário observar algumas providências:
- Registro na Junta Comercial;
- Registro na Secretária da Receita Federal;
- Registro na Secretária da Fazenda;
- Registro na Prefeitura do Município;
- Registro no INSS (somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal);
- Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade na qual pretende montar seu empreendimento para obter informações relativas às instalações físicas da empresa e ao Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o Procon para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Dê uma olhada neste site, tem mais dicas muito enteressantes: http://www.igf.com.br/aprende/novonegocio/Neg_Resp.aspx?id=44

Att, Bruna

"... vença pelo esforço."
ROBERTO FERREIRA

Roberto Ferreira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 13:07

Boa Tarde a todos!
Aproveitando o tópico, poderia na abertura do Escritório, o profissional atuar apenas como Contador Autonômo, já que no CRC existe a possibilidade de abrir o Escritório Individual, que também não necessita de abertura na Junta ou na Receita. Qual a diferença de um e outro?
Se alguém puder me esclarecer, antecipadamente agradeço.
Obrigado.

Roberto.

Fellipe JM

Fellipe Jm

Bronze DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 4 abril 2012 | 20:53

Roberto,
Como Escritório individual, você emite nota, paga menos imposto.

Como autônomo, fica nos 27,5% de imposto de renda. ....mais inss. .pois terá que emitir rpa autônomo....

Tudo vai depender se você precisa emitir nota para teus clientes.....
se não, trabaçhar como autônomo (profissional liberal) a princípio é melhor, caso o volume não seja tão grande.

ROBERTO FERREIRA

Roberto Ferreira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 5 abril 2012 | 09:29

Bom dia!

Obrigado Felipe pela resposta.

Mas andei pesquisando e descobri, que o CRC nos obriga a ter as duas inscrições como Contador e como Escritório Individual, para podermos exercer a profissão.

Obrigado.

Roberto.

ADEMAR MARCOS RIBEIRO DE ANDRADE

Ademar Marcos Ribeiro de Andrade

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 5 abril 2012 | 11:00

Bom Dia!

Eu também verifiquei a respeito disso, a principio iria abrir um MEI, mesmo assim o pagamento da anuidade do organização contábil é devida. só nessa brincadeira a soma ja chega a quase R$ 600,00... para iniciar um escritório sem cliente algum. Sem contar, as outras despesas necessárias: leitora, certificado digital, e por ai vai...

Ademar Marcos
Contador - RJ/BA
Fellipe JM

Fellipe Jm

Bronze DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 5 abril 2012 | 13:58

Acho mais vantajoso para quem está começando, é trabalhar como profissional liberal (autonomo) sem pessoa jurídica aberta.

Trabalhei assim na advocacia muito tempo e não tive problema. Quando seus clientes passam a ser maiores, ou até mesmo pelo volume de serviço, aí sim tem necessidade de você abrir uma pj.

comecem como pf.. e toca o pau.....rs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.