Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 890

Contabilização de Nota para o Estoque

Luciana Gutierrez Fernandes

Luciana Gutierrez Fernandes

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 abril 2012 | 11:51

Caros colegas, estou com uma dúvida. A empresa onde trabalho, segue os principios de competencia da contabilidade (trabalhao na filial), mas as vezes temos compra de mercadorias que são emitidas notas fiscais com data de final de mes, mas chegam na nossa empresa no outro mes, depois do encerramento do estoque, pois nosso estoque gira diariamente. Essa nosa deveria ser contabilizada em que data como competencia? Pela competencia em que foi comprada, mas não não chegou a tempo em nossa empresa? Ou pela competencia em que realmente entrou no estoque?

Luciana Gutierrez Fernandes

Luciana Gutierrez Fernandes

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 abril 2012 | 14:00

Oi Marcos
Eu também penso assim, mas o pessoal da matriz orienta a devolver a nota, ou estender o prazo de fechamento do estoque. Mas eu subtendo qaue eu fechando o estoque de um mes no mes seguinte, com o constante giro do estoque, eu estarei misturando as competencias do estoque, certo?

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 abril 2012 | 14:05

Seu pensamento está correto. Tente mostrar que o pensamento deles está equivocado, caso não consiga, opte pela opção de devolver a nota, pois, a outra opção fere o principio da competência, porque você estaria fechando o estoque em data divergente da sua devida contabilização.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.