Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 24

acessos 25.501

LUIS URTADO

Luis Urtado

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 30 maio 2012 | 22:03

O que e STDA? Quem esta obrigado a entregar?

STDA é uma declaração do Simples Nacional relativa à Substituição Tributária e ao Diferencial de Alíquota.

Todos os contribuinte do ICMS sujeitos às normas do Simples Nacional deverão, para cada estabelecimento localizado no estado de São Paulo, entregar anualmente a Declaração do Simples Nacional relativa à Substituição Tributária e ao Diferencial de Alíquota (STDA), que conterá, entre outras informações:

-> o valor do ICMS devido em decorrência do diferencial de alíquotas, relativamente às entradas interestaduais;

-> o valor do ICMS devido a título de antecipação do imposto previsto no art. 426-A do RICMS, relativamente às entradas interestaduais;

-> o valor do ICMS devido a título de substituição tributária, relativamente às operações internas.

A declaração deve conter as informações relativas às operações 01/01/2011 a 31/12/2011 e deve ser transmitida eletronicamente à Secretaria da Fazenda por meio do Posto Fiscal.

PHILIA Serviços & Assessoria
Whatsapp (18) 99810-8338
Amanda  Zulim

Amanda Zulim

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2012 | 08:20

Bom dia,

Alguém poderia me dizer, se acaso a STDA for entrega com alguma informação errada eu consigo retificá - lá? E se sim, é pago algum tipo de multa por essa operação?

Att

Amanda Zulim

Quem acredita sempre alcança!
Gisele Nespolo

Gisele Nespolo

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 18 novembro 2013 | 09:04

Bom dia a todos, alguem sabe me dizer se tem como consulta a declaraçao STDA do ano calendario 2011, se a empresa nao declarou 2011 vou ter que declara 2012? Obrigada, abraço.

Gisele Nespolo
Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 23 outubro 2014 | 08:19

Bom dia.

Há valores de STDA-RAST em aberto no conta fiscal ou somente está com a informação "215-STDA SEM MOVIMENTO NO PERIODO 906*DATA DE VENCIMENTO (31/0X/201X)"?

Att.

Att.

Marcos Braga
Fernanda Lépore Ramon

Fernanda Lépore Ramon

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 23 outubro 2014 | 08:57

Estou aqui olhando as guias do período de 2012 em que consta na conta fiscal e foi recolhido no código 046-2, sendo que é microempresa. Acho quer pode ser isso então que não alocou os pagamentos.

Ro

Ro

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 23 outubro 2014 | 09:06

http://www.fazenda.sp.gov.br/guia/conta_fiscal/correcao_simples.shtm

Vocês já viram essas orientações??
No começo do ano recebi várias cobranças de alguns clientes, as guias estavam pagas e foram alocadas em períodos diferentes, as multas e juros não foram consideradas e foram cobradas de novo, um rolo só, no PF da minha região disseram pra substituir a STDA, fiz as substituições e agora recebi de novo, cobrança de um vr que está pago?Esse controle deles é muito louco...
Ontem achei essa orientação acima no site do PF, acho que é bem melhor que substituir a STDA...



"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Chico Xavier
Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 23 outubro 2014 | 09:34

Bom dia.

Josiane.
No seu caso, se o valor em aberto está incorreto, provavelmente houve erro na informação da STDA do período. Neste caso, há necessidade de correção dos débitos, através de retificação da declaração ou fazer o procedimento citado pela colega Rose, embora este eu nunca tenha feito. No caso da retificação, a mesma será analisada pelo Posto Fiscal que poderá pedir livros fiscais para comprovação do fato (quando precisei retificar de um cliente, nada foi pedido).

Fernanda.
Provavelmente este é seu problema. Sendo assim, será necessário retificar esta GARE. Mais informações a respeito podem ser encontradas neste link disponibilizado pelo Posto Fiscal, além deste tópico e deste tópico publicados neste portal.

Att.

Att.

Marcos Braga
Ro

Ro

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 23 outubro 2014 | 10:07

Oi Marcos,

Esse procedimento também não conhecia, ontem que vi no site, em junho quando fui ao Posto Fiscal me disseram pra substituir a STDA, mas ainda assim estão cobrando um valor que não existe, eles complicam demais as coisas viu.
Os problemas que eu tive com as diferenças foram todos erros deles, muitas gares foram alocadas em meses diferentes, mesmo tendo recolhido no 063-2 e com referencia informada.
Agora vou tentar por esse caminho, quem sabe resolve.

att,
Rose

"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Chico Xavier
Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 23 outubro 2014 | 10:13

Bom dia Rose.

É sempre bom termos novas alternativas para resolvermos os problemas. Realmente não conhecia este procedimento. Quando você tiver uma posição sobre esta "nova" alternativa de correção, volte a postar para nos informar qual foi o resultado do procedimento.

Por enquanto, obrigado pela informação.

Att.

Att.

Marcos Braga
Thiago Castro

Thiago Castro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 23 outubro 2014 | 12:30

Quando enviei a STDA substitutiva aparece aguardando validação.

Alguém aqui já enviou alguma substitutiva? Quanto tempo mais ou menos demora para ser validada?

Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 23 outubro 2014 | 13:07

Bom dia Thiago.

Depende do Posto Fiscal de sua jurisdição. Quando precisei entregar de um cliente, vários meses se passaram até o PF aprovar a substitutiva. Portanto, só resta aguardar.

Att.

Att.

Marcos Braga
Thiago Castro

Thiago Castro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 23 outubro 2014 | 13:14

Entendi. Vários meses tipo quantos meses?

Foi necessário apresentar algum documento, ter atendimento presencial no PFE ou você somente aguardou a validação das informações via web mesmo e foi consultando até validar?

Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 23 outubro 2014 | 13:31

Thiago.

Tive casos de o Posto Fiscal aprovar em 6 dias, mas o caso de maior tempo demorou 7 meses, entreguei a substitutiva no mês 10/2012, validaram em 05/2013. Em nenhum dos casos me foi solicitado documentação, somente fui consultando no PFE para verificar a validação da declaração.

Att.

Att.

Marcos Braga

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.