Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 77

acessos 46.369

Curso Técnico em Contabilidade compensa?

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Sábado | 2 março 2013 | 23:02

Concordo com o Jose Ivanilson de Oliveira Me, não vale mais a pena fazer o técnico em contabilidade, nesta altura do campeonato não renderá bons frutos.

Melhor optar por um bacharelado em contábeis.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
JORGE MARCOS DE SOUZA

Jorge Marcos de Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 4 março 2013 | 18:52

Olá Pedro Henrique,

Não consigo ver em que um curso técnico a essa altura vá te ajudar, seja para concursos, mercado de trabalho ou montagem de escritório. Mesmo que consiga o CRC, corre o risco de ser mais um daqueles certificados que pouco valorizados. Não é prudente investir num curso que será extinto em pouco tempo, hoje muitas profissões de técnico não têm mais espaço no mercado de trabalho porque não existem mais cursos dessas profissões, acho que será a mesma coisa, e acho também que esse custo e tempo você pode investir em boas apostilas e bons cursinhos para concursos, já que esse é seu objetivo principal. Pensa melhor sobre o assunto e leva adiante sua graduação, porque essa vai continuar.

Abraços

Na era do conhecimento o comodismo é destruidor de ideias. Desistir jamais.
André Fausto Soares

André Fausto Soares

Prata DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 10 anos Terça-Feira | 25 junho 2013 | 14:28

Artigo: Liminar Inédita da Justiça Federal Beneficia Estudantes do Curso Técnico de Contabilidade

Em liminar inédita a Justiça Federal paulista conferiu a alguns candidatos do curso técnico de contabilidade de realizarem o 1° Exame de Suficiência de 2013 sem tem efetivamente concluído seu respectivo curso técnico.








14/06/2013 14:00




Em liminar inédita a Justiça Federal paulista, no dia 18.03.2013, conferiu a alguns candidatos do curso técnico de contabilidade de São Paulo o direito de realizarem o “1° Exame de Suficiência de 2013” para obtenção de registro profissional no CRC/SP, sem que houvesse necessidade de já terem concluído seu respectivo curso técnico.

Todo problema se deve em virtude do referido Edital exigir que os alunos optantes pela realização da prova de Técnico de Contabilidade, já tivessem efetivamente concluído seu curso, ou seja, já estivessem devidamente formados para aí então se tornarem aptos em participarem do Exame de Suficiência.

O caso em questão levava em conta alunos que estavam na iminência de concluírem seu curso técnico de contabilidade e em virtude disso estavam impedidos, segundo termos do Edital, de realizarem a prova gerando assim prejuízo aos mesmos, tendo em vista se tratar de um exame que ocorre, somente, duas vezes ao ano.

Ao ingressarem no Poder Judiciário, o Juiz da 13ª Vara da Justiça Federal de São Paulo, em sede de mandado de segurança, entendeu haver uma afronta ao princípio da isonomia, bem como existência de uma desproporcionalidade do “prazo elastecido - dois anos após a publicação do resultado do exame - concedido aos candidatos aprovados para que requeiram o registro profissional.”

A mencionada “afronta ao princípio da isonomia” se deve pelo fato de que somente os alunos de graduação em Ciências Contábeis possuem direito de realizarem o Exame de Suficiência, no último ano da faculdade, garantindo para que em havendo sua aprovação possam apresentar, depois de fomados, os documentos para registro nos quadros oficiais do CRC-SP.

Após autorização judicial, mediante liminar, também foi estendido esse direito conferido aos alunos da graduação para os alunos dos cursos técnicos, assegurando a estes candidatos o direito de se inscreverem no Exame de Suficiência independentemente da comprovação de conclusão do curso de "Técnico em Contabilidade", concedendo direito de apresentarem os documentos e certificados de conclusão de curso, no prazo de 02 (dois) anos após realização da prova.

Este caso foi patrocinado pelo escritório de advocacia “A. Fausto Soares – Advogados” sendo um dos seus sócios, o Dr. André Fausto Soares, um dos participantes deste Exame de Suficiência.

Acompanhe os artigos do Portal Contábeis no Facebook e no Twitter: @forumcontabeis.

André Fausto Soares - Advogado graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP e atuante no campo do Direito Tributário.

Endereço Eletrônico: [email protected]
Site: https://www.afsadv.com.br

Tel.: (11) 2212-1363/2212-1132.
GERANA SANTOS VIEIRA

Gerana Santos Vieira

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Quinta-Feira | 18 julho 2013 | 15:35

Olá André Fausto Soares!
Li acima sobre a liminar concedida aos estudantes do Técnico em Contabilidade no estado de São Paulo, onde os mesmo conseguiram o direito de fazerem inscrição para o exame de suficiência 2013 sem terem concluído o curso. Li o edital e o mesmo continua com a exigência de conclusão do curso técnico em contabilidade para fazer o exame. Estou com certo receio pois começarei o curso agora em agosto e concluirei no final do ano que vem, ou seja 2014. Tendo só até junho de 2015 para efetuar o registo no CRC-MG. Sou estudante de ciências contábeis iniciarei o 3º período em agosto, e gostaria de realizar o exame para técnico pois já tenho alguma noção de contabilidade, mas estou com receio. Como faço para entrar com um pedido para fazer o exame aqui em Minas Gerais? Essa liminar só abrange o estado de São PaulO?
Obrigada!!!

André Fausto Soares

André Fausto Soares

Prata DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 18 julho 2013 | 17:08

Prezada Gerana,

A liminar conquistada priveligia, tão somente, os estudantes que interpuseram esta medida judicial.

Assim sendo haveria necessiade de que você também entrar com uma medida judicial liminar, para garantir direito de realizar o Exame de Suficiência antes de ser fomada.

Cordialmente,

A. Fausto Soares

André Fausto Soares - Advogado graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP e atuante no campo do Direito Tributário.

Endereço Eletrônico: [email protected]
Site: https://www.afsadv.com.br

Tel.: (11) 2212-1363/2212-1132.
Rodrigo de Castro Souza

Rodrigo de Castro Souza

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 10 anos Segunda-Feira | 5 agosto 2013 | 22:30

Prezados boa noite,

Tudo bem?

Estou com uma enorme duvida e queria opinião e ajuda de vocês..

Já fiz Técnico em ADM e atualmente faço graduação em ADM (5º semestre), porém está na hora de focar em alguma área dentro de ADM.. diante disto, percebi meu gosto por números.. analises.. então vi a contabilidade como área favorita (pois nas matérias que envolviam contábeis me dava bem)..

Pois bem... uma maneira de interagir mais com essa área e até mesmo arrumar um estágio, seria através de um curso técnico na modalidade EAD.. visualizei 3 instituições interessantes nesses aspectos: CEAD, INED e Instituto Monitor.. Ao final de minha graduação em ADM, penso em fazer um graduação em contábeis, pois creio que seria mais especifico e também eliminaria algumas matérias..

Queria a real opinião ou breve relato referente a essas 3 instituições de modalidade técnico EAD.. se seria um bom investimento mesmo.. porque estou muito otimista..

Desde já agradeço a atenção e o grande profissionalismo desse site/fórum.

Abraços...

Atenciosamente,

Rodrigo de Castro Souza.
Luis Antonio Oliveira Batista

Luis Antonio Oliveira Batista

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 9 agosto 2013 | 17:37

Rodrigo,

Acredito que seria melhor você ver com a sua faculdade a possibilidade de migrar agora para um curso de Ciências Contábeis. Assim, você não precisaria esperar acabar esse curso para começar outro. Perde muito tempo. A migração de curso é tranquila, todas as faculdades fazem.

Posso lhe garantir uma coisa, profissionais de contabilidade são muito mais requisitados do que profissionais de administração.

Luis Batista
Consultor, Contador, Auditor
Criador dos sites:
https://www.empregocontabilidade.com
https://www.comocontabilizar.com.br


Rodrigo de Castro Souza

Rodrigo de Castro Souza

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 10 anos Sexta-Feira | 9 agosto 2013 | 17:44

Prezados amigos,

Obrigado pelas dicas e posicionamentos.

Luis,

Há essa possibilidade sim, mas eu acho até melhor terminar administração e adquirir uma experiência na área e iniciar esse curso de contabilidade ead (técnico).

Pois eu me sentiria mais pronto e maduro para entrar numa graduação de contábeis.

é valido o inicio de um técnico de contabilidade?

Atenciosamente,

Rodrigo de Castro Souza.
Rodrigo de Castro Souza

Rodrigo de Castro Souza

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 10 anos Sexta-Feira | 9 agosto 2013 | 18:33

Então Rafael..

Visualizei três escolas que são EAD e reconhecidas pelo CEE e MEC...

CEAD
INED
INSTITUTO MONITOR

São acessíveis para o meu bolso e apresentam conteúdos muito bons, proporcionando melhor desenvolvimento.
E ainda dão a oportunidade de fazer o exame de suficiência para CRC..

Estou a busca de livros e cursos livre.

Aceito sugestões colegas ! rs

Atenciosamente,

Rodrigo de Castro Souza.
Anderson Caciano

Anderson Caciano

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 15 agosto 2013 | 13:47

Boa Tarde Rodrigo,

Lendo sua conversa sobre o curso técnico em contabilidade Ead,
Fiz o curso técnico em Administração em EAD, e estudava ciências contábeis presencial, meu amigo, não tinha tempo para nada, estudei muito em casa, me dediquei muito mesmo!!

Virou correria, mas valeu a pena!!! Minha cidade não tem o curso técnico em contabilidade, mas se tivesse optaria com certeza nesse curso.

Lembrando, se dedique ao máximo, porque o exame de suficiência é até 2015 para o técnico.

Abraços

Anderson Caciano
Contador
CRC PR-072412/O-3
Anderson Caciano

Anderson Caciano

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 15 agosto 2013 | 13:56

Rodrigo, notei que você fez técnico em Adm, lembrando que cursos tecnicos eliminam técnicos, então muita matéria desse curso você elimina no técnico em contabilidade.

Anderson Caciano
Contador
CRC PR-072412/O-3
Rodrigo de Castro Souza

Rodrigo de Castro Souza

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 15 agosto 2013 | 15:56

Prezados amigos boa tarde,

Rafael Felix,

o Curso está por volta de 950 - 1000 reais. Vale a pena, tendo em vista que eu terei que fazer por onde nesse curso. Pois EAD depende muito mais do aluno do que propriamente do curso.

Anderson Caciano,

Boa tarde meu amigo, obrigado pela dica. Estou escolhendo uma instituição EAD bacana. Ja vi 3 e ja meio que me decidi por uma.
Fiz técnico em adm presencia, me formei em 2011. Mas não acho bom elimiar materia, prefiro rever todo o conteudo mesmo para fixar bastante.

Voce atua na área contabil?

Abraços galera e obrigado novamente.

Atenciosamente,

Rodrigo de Castro Souza.
Anderson Caciano

Anderson Caciano

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 15 agosto 2013 | 16:02

Rodrigo,

Atuo em um escritório de contabilidade, especificadamente no Departamento Pessoal e Recursos Humanos, realmente se você quer conhecimento faça o curso até o final, mas lembrando o melhor dos cursos é a pratica, faça um estagio em um escritório, você aprenderá muito trabalhando na área.

Não sei tudo, mas o que sei foi através do trabalho e não da faculdade

Abraço

Anderson Caciano
Contador
CRC PR-072412/O-3
Rodrigo de Castro Souza

Rodrigo de Castro Souza

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 15 agosto 2013 | 16:09

Entendi meu colega...

Pq irei iniciar estagio numa area de Planejamento FInanceira agora...

Pois era realmente meu objetio.. uma área financeira ou contabil

Voce acha que ajudaria mesmo assim ou não?

Atenciosamente,

Rodrigo de Castro Souza.
Anderson Caciano

Anderson Caciano

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 15 agosto 2013 | 16:33

Rodrigo, ajuda sim o planejamento financeiro é uma ferramenta muito boa para a gerência e algo necessário a sobrevivência da empresa, é uma contabilidade gerencial.

Qualquer área da contabilidade seja ela Financeira, Tributaria, Trabalhista, você adquire bons conhecimentos com o passar do tempo.

Abraços

Anderson Caciano
Contador
CRC PR-072412/O-3
Anderson Caciano

Anderson Caciano

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 15 agosto 2013 | 16:55

Se você conseguir conciliar as aulas da graduação e técnico, com certeza vale o investimento, após o curso faça o exame de suficiência, não perca tempo, Um CRC nos dias de hoje vale ouro!!!


Abraços.

Anderson Caciano
Contador
CRC PR-072412/O-3
Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.