x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.810

Nota fiscal - Pessoa Fisica/Juridica

Cristina Santos Ferreira

Cristina Santos Ferreira

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2007 | 14:10

Srs, tenho duvida com relação a emissão de nota fiscal de pessoa jurídica. Por exemplo, uma pessoa fisica foi contratado por uma empresa de RH para prestar serviços de informatica para uma empresa X. Esse funcionario deveria ter aberto empresa, mas por diversos problemas nao conseguiu e 6 meses depois foi mandado embora. A empresa de RH diz que para regularizar a situaçao ele deve emitir uma nota fiscal unica com os valores recebidos. Um amigo dele tem a empresa Y aberta, e disse que emitiria a nota, porém, a empresa de RH mandou um contrato em nome dessa empresa Y e com os dados desse Funcionario, como se a empresa Y o tivesse contratado para prestar tal serviço.
Minha duvida é a seguinte: esse procedimento é correto e legal?
Que problemas a empresa Y poderia ter visto que nao houve contrataçao alguma por parte dela se esse contrato fosse assinado?
Como esse funcionário deveria proceder para regularizar sua situaçao ?
Muito obrigada

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2007 | 20:16

Está tudo errado nessa história, como o funcionário não conseguiu constituir uma empresa, o correto seria a empresa de RH pagar o rapaz que contratou, seja por registro em carteira, seja na qualidade de autônomo.

Se por alguma razão não possa faze-lo, existiria a alternativa de fazer o pagamento em nome da empresa Y, mas isso causaria um problema maior para a empresa Y, que a princípio, não tem nada haver com história.

Quem tem de resolver a questão é a empresa de RH fazendo o que o o tem que ser feito. Quanto ao funcionario, pode recorrer a justiça do trabalho para garantir seus direitos.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.