x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 5

acessos 1.333

SPED (TODOS) - Como está sendo sua experiência?

Álvaro Luís M. de Carvalho

Álvaro Luís M. de Carvalho

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 28 junho 2012 | 13:05

O SPED em todas as suas categorias veio para encostar as declarações acessórias que estamos acostumados a entregar há muito tempo. Mas como anda seu convívio com ele ?
O meu não está sendo nada fácil. Mas estou progredindo.
Por ex: O de PIS e COFINS não bate com a DACON, o Contábil traz resultados um pouco diferente do real e o pior... quem consegue entender seu layout e alterar seus blocos ? A coisa não está facil e o melhor: quem dominar esse instrumento, vai se destacar como profissional.
Como vocês estão se saindo com ele ?
Aqui é seu espaço para indicar sua dificuldade e encontrar ajuda.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Quinta-Feira | 28 junho 2012 | 15:14

Alvaro,

Trabalho numa empresa de software e no começo confesso que foi bem difícil até parametrizar e entender bem o processo do Sped, tive que ler muito e perder algumas noites de sono, preocupado e procurando diferenças, hoje em dia está bem tranquilo, o sistema gera o arquivo sozinho e raramente temos que mudar algo, posso dizer que o projeto Sped foi uma boa, agora o complicado é vigiar para que o cliente faça os lançamentos de maneira correta.

Um abraço,
Celso.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Sexta-Feira | 29 junho 2012 | 09:01

bom dia !
Estou trabalhando nos "SPED´s" desde seu inicio, pois trabalho numa empresa de grande porte e tem acompanhamento por parte do fisco.
A maior dificuldade e com o Fcont, pois após ser validado quando importo do meu sistema, tenho que fazer os ajustes (expurgos/inclusões) e é onde aparecem as inconsistencias e para resolve-las tem que ser uma a uma.
Estou mesmo preocupado com o E-Lalur, pois se for no mesmo "molde" do Fcont teremos muita difilcudade para validarmos.

abs

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Álvaro Luís M. de Carvalho

Álvaro Luís M. de Carvalho

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 29 junho 2012 | 13:08

Prezados Celso e Anderson,
Agradeço o retorno. Vou gastar realmente muitas horas ainda lendo a respeito do SPED para fazer um melhor trabalho aqui na empresa.
Não entendi o uso ainda do FCONT, pois, nem o pessoal de TI que nos dão suporte sabe explicar com clareza o uso dele. Só sei que ele importa tudo da contabilidade até parece o SPED contabil. Mas qual o critério dos expurgos e adições que deve ir nele, pensei que era para informar as despesas indedutiveis e acrescentar outras receitas.
Podem me ajudar mais um pouco ?
Abraços.

Wesley Tadeu Souza

Wesley Tadeu Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 29 junho 2012 | 14:00

Prezado Alvaro Luis Magno

Os lançamentos de expurgos no FCONT são aqueles que existem na escrituração comercial, mas que devem ser expurgados para remover os reflexos das alterações introduzidas pela Lei nº 11.638 de 28/12/2007, e pelos arts. 37 e 38 da Lei nº 11.941, de 2009 que modifiquem o critério de reconhecimento de receitas, custos e despesas computadas na escrituração contábil, para apuração do lucro liquido do exercício definido no art. 191 da Lei nº 6.404, de 15/12/1976.

Os lançamentos de inclusão no FCONT são aqueles não efetuados na escrituração comercial, mas que devam ser incluídos para fins de apuração do resultado com base na legislação vigente em 31.12.2007.

Alguns exemplos de Lançamentos de Ajustes: Ajuste a Valor Presente, Imobilizado, Ágio e Deságio, Diferido, Incentivos Governamentais, Perdas da Recuperabilidade – Impairment, Arrendamento, Estoques, Recebíveis, Receitas, Entre Outros.

Em 31/12/2010, a empresa apresentou uma depreciação contábil de R$ 5.000,00 e uma depreciação fiscal de R$ 10.000,00

Precisamos desenvolver os seguintes ajustes no FCONT:

1 – Lançamento X – Expurgo:
Debito: Despesas com depreciação
Credito:Depreciação Acumulada 5.000,00

2 – Lançamento F – Inclusão
Debito: Despesas com depreciação
Credito:Depreciação Acumulada 10.000,00

A empresa realizou receitas no mês de dezembro no montante de R$ 20.000,00 porem, a parte mais significativa do bem não foi entregue ao comprador final. A venda foi realizada à vista e o balanço contábil apresentou o seguinte lançamento:

Debito: Caixa e Equivalentes de Caixas
Credito: Adiantamento de Clientes 20.000,00

Como devemos proceder no FCONT?

Debito: Caixa e Equivalentes de Caixas
Credito: Receita Bruta de Vendas 20.000,00

Basicamente esses são alguns dos criterios que temos que observa na elaboração dessa obrigação acessoria FCONT

Espero ter ajudado

Álvaro Luís M. de Carvalho

Álvaro Luís M. de Carvalho

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 3 julho 2012 | 14:37

Agradeço Wesley de coração pelas informações.
Estou lendo o livro de Contabilidade societária da FIPECAFI que contempla as últimas alterações de 2007 pra cá e com essas informações que me passou vou em busca de mais aprofundamento.

Obrigado pela exposição.

Grande abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.