Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 34.286

Cfop 6202 e Cfop 6915.

Cleide Machado

Cleide Machado

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 13:57

Boa tarde queridos!
Um cliente emitiu 2 notas modelo M1 com os Cfop's 6202 e 6915, tenho que lançá-las no fiscal e contabilizá-las? Elas serão somadas ao valor apuração do período? Apesar de estar já a 1 ano trabalhando na área fiscal e contábil, tenho muitas dúvidas, pois o serviço foi me passado(ensinado) por terceiros. Desde já agradeço.

Cleide Machado
Assistente Fiscal
J. Maia Contabilidade
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 16:54

Olá boa tarde Cleide!

Na escrituração fiscal, todas as notas fiscais emitidas para a empresa ou pela empresa devem ser escrituradas nos Livros de Entradas e Saídas de Mercadorias, como é o caso destas duas notas fiscais citadas.

Deve ser observada através do CFOP qual operação se refere como na descrição abaixo:

CFOP 6.915 Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo. Classificam-se neste código as remessas de mercadorias ou bens para conserto ou reparo.
CFOP 6.202 Devolução de compra para comercialização. Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como Compra para comercialização.

Na área contábil também devem ser lançadas, onde as notas fiscais de remessa devem ser lançadas em Contas de Compensação.

Já este nota fiscal de devolução vai abater uma compra efetuada pela empresa, devendo com isso ser lançada em conta própria.

Pesquise na Sala de Contabilidade sobre como lançar notas de devolução de compras.

ABraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.