Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1.961

acessos 280.246

Gabarito 2º exame suficiência 2012 - Contador

WELLINGTON NUNES DA SILVA

Wellington Nunes da Silva

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 15:06

o prazo pra recurso ja deve ter passado. é ate o segundo ou terceiro dia util apos divulgar o gabarito. acho que a galera ficou tant tempo combinando e discutindo, e o prazo se expirou!

Às vezes, melhor é fazer valer o seu direito, e não dizer tudo que pensa, se àquele que ouve, sequer se dá ao direito de pensar.

Wellington Nunes da Silva ®
Renan Felix

Renan Felix

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 15:09

Wellington Nunes da Silva

Karo amigo, acredito que vc esteja errado.


O candidato que desejar interpor recurso contra os gabaritos preliminares das provas poderá fazê-lo no período compreendido entre as 10 horas do primeiro dia útil até as 18 horas do quarto dia útil, após a divulgação dos gabaritos preliminares.

WELLINGTON NUNES DA SILVA

Wellington Nunes da Silva

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 15:10

corriginto. sera das 10 hora, at as 18 horas do 4º dia util apos a divulgaçao.

se reparaem, no proprio gabarito tem a data, dia 26/09, propositalmente. entao, o gabarito foi divulgado no dia 26, apos as 10h.

entao o prazo limite será da 10h do dia 27 até o dia 02/10/2012.

dias úteis: 27, 28 29(sabado), 30(domingo), 01 e 02 (terça que vem)

Às vezes, melhor é fazer valer o seu direito, e não dizer tudo que pensa, se àquele que ouve, sequer se dá ao direito de pensar.

Wellington Nunes da Silva ®
diogo Rodrigues de Fgueiredo

Diogo Rodrigues de Fgueiredo

Bronze DIVISÃO 1, Aprendiz
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 15:13

Por gentileza, antes de postar informações, busquem fontes, segue o parecer do CFC:

Recursos
O edital do Exame estabelece as seguintes condições para a interposição de recursos:

O candidato que desejar interpor recurso contra os gabaritos preliminares das provas poderá fazê-lo no período compreendido entre as 10 horas do primeiro dia útil até as 18 horas do quarto dia útil, após a divulgação dos gabaritos preliminares.

JUNIOR lOPS, POR GENTILEZA, QUESTIONE A SUA FONTE DE QUANDO SAI O RESULTADO!

WELLINGTON NUNES DA SILVA

Wellington Nunes da Silva

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 15:13

ainda tem o fim de semana todo pra galera combinar os recursos..kkk, esse topico ira chegar as 100 paginas...rsrs

algumas pessoas estao dizendo que nada mudou no site. obvio, eles so irao alterar apos fecharem todos os pedidos. apos isso serao analisados por outros profissionais, ai sim, em até 20 dias sera divulgado o gabarito permanente!

Às vezes, melhor é fazer valer o seu direito, e não dizer tudo que pensa, se àquele que ouve, sequer se dá ao direito de pensar.

Wellington Nunes da Silva ®
Junior Lops

Junior Lops

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 15:16

Renan Felix

Na vdd eu nem tenho contato, mas como todo mundo ta inventando uma coisa kkkkkk

galera em vez de fazer seu recurso tranquilo e mandar, cada um tem a sua opnião...

aqui ninguem tem que convencer ninguem, não vai muda nada, tem que provar é para o CFC...

João Guimarães de Lima Neto

João Guimarães de Lima Neto

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 15:20

Junior Lops, acredito que por mais "zuado" que eseja o topico em algum momento, a finalidade é uma só, ajudar e ser ajudado, e não ficar fazendo piadinhas sem sentido pois algumas pessoas precisam dessa aprovação e isto é coisa séria.

Att.:

João Neto

Claython José de Melo Correia

Claython José de Melo Correia

Iniciante DIVISÃO 3, Tesoureiro(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 15:21

Gabriel, e os seguintes dados seriam pra q ?


O custo de mão obra direta foi de R$29.450,00.

No início do período não havia Estoque de matéria-prima.

Durante o período, foram comprados 50.000kg de matéria-prima ao custo total de R$205.000,00.

Nunca vi nenhuma questão de Contabilidade de Custos no qual dados informados não são usados...

Com base nos dados disponíveis, temos:
• Compra de MP: 50.000kg a R$205.000,00
• MP utilizada: 12.000kg

Para encontrarmos o custo dos 12.000kg de MP utilizada, faremos uma regra de três:

50.000kg = R$205.000,00
12.000kg = x


50.000kg x = R$2.460.000.000,00
X = R$2.460.000.000,00 ÷ 50.000kg
X = R$49.200,00

MOD= 29.450,00

Logo, a alternativa correta seria a D.


Lucas Vinícius

Lucas Vinícius

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 15:22

Rodrigo Caltabaiano da Silva!!!

Ok! Fiz com mais calma e levando em consideração seu esclarecimento encontrei a resposta.

Junior Lops espero que essas questões da sua fonte segura, sejam também anuladas, apesar da 34 eu acertei no gabarito, mas a 30, 50 e a 42, não é possível que vão ficar como está

Junior Lops

Junior Lops

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 15:24

Ok, você pode começar a ajudar se quizer, porque até agora só vi você fazendo suposições sem fundamento algum...

Repetindo o que eu disse, precisamos de fontes e não apenas comentarios.

Junior Lops

Junior Lops

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 15:26

Recurso – Exame de Suficiência – Questão 12

Prezados.

Peço a anulação da questão 12 por falta de informações no enunciado conforme explicação abaixo:

“O valor destinado para dividendos é de:”

Como o enunciado não traz a parcela dos lucros destinadas a distribuição aos acionistas, entende-se como omisso, portanto, fica impossivel dar continuidade na resolução dessa questão.

Minha solicitação está embasada na lei abaixo:

A LEI:
Dividendo Obrigatório

Art. 202. Os acionistas têm direito de receber como dividendo obrigatório, em cada exercício, a parcela dos lucros estabelecida no estatuto ou, se este for omisso a importância determinada de acordo com as seguintes normas: (Redação dada pela L-010.303-2001)

I - metade do lucro líquido do exercício diminuído ou acrescido dos seguintes valores:
a) importância destinada à constituição da reserva legal (Art. 193); e
b) importância destinada à formação da reserva para contingências (Art. 195) e reversão da mesma reserva formada em exercícios anteriores;

(+) R$ 70.000,00 - LUCRO DO EXERCÍCIO
(-) R$ 3.500,00 (70.000,00 X 5%) - RESERVA LEGAL-
(+) R$ 25.000,00 - REVERSÃO DO TOTAL DAS RESERVAS PARA CONTINGÊNCIAS
(=) R$ 91.500,00 - LUCRO LÍQUIDO AJUSTADO (BASE DE CÁLCULO)
50% (METADE DO LUCRO AJUSTADO)
=45.750,00 (DIVIDENDO OBRIGATÓRIO, CONSIDERANDO QUE O ESTATUTO FOI OMISSO)

Como não existe uma alternativa correta, peço anulação.

Lei Federal nº 6404/76, quando sancionada, tratava da questão da distribuição de resultados estabelecendo que os acionistas têm direito de receber como dividendo obrigatório, em cada exercício, a parcela dos lucros estabelecida no estatuto, ou, se ele for omisso, metade do lucro líquido do exercício diminuído ou acrescido dos seguintes valores: I - quota destinada à constituição da reserva legal; II - importância destinada à formação de reservas para contingências, e reversão das mesmas reservas formadas em exercícios anteriores;III - lucros a realizar transferidos para a respectiva reserva e lucros anteriormente registrados nessa reserva que tenham sido realizados no exercício (artigo 202).

Conseguiram entender o erro da 12? falei com meu professor hoje pela manhã e realmente, o resultado correto não consta nas alternativas

Wilton Teixeira

Wilton Teixeira

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 15:31

Pedido de Anulação
Questão objeto de recurso: 50
Texto da questão: Julgue os itens e identifique a descrição gramatical correta.
A) “No entanto” (linha 15) é advérbio de oposição que se deslocou para o início do enunciado, daí haver obrigatoriedade do uso da vírgula.
B) Na linha 7, substitui-se “tributação incidente” por tributação que incide, porque “incidente” é um adjetivo e que incide é uma oração de igual valor sintático.

Justificativa: Diante das alternativas, leva-se a conclusão que a referida questão deve ser anulada pelo fato da duplicidade de respostas corretas. A conjunção coordenativa “no entanto” exerce a função de advérbio, em reforço à ideia de oposição, sendo no texto empregado como conectivo de coesão sequencial, construindo o encadeamento das ideias. Com o deslocamento do advérbio para o início do enunciado, torna-se necessária a pós-fixação da vírgula ao conectivo de coesão sequencial.

WELLINGTON NUNES DA SILVA

Wellington Nunes da Silva

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 15:31

Junior seu comentaro ja foi feito diversas vezes, mas sem nenhum efeito. Nao adianta. percebe-se uma certa inocencia, reforçada por um pouco de desespero e esperança da galera, principalmenet os que nunca prestaaram concurso.

A impressao que dar, é que, essa prova que foi feita por mais de 37.000 pessoas, terao questoes anuladas, simplesmenet porque 15 cabeça fizerem um recurso bem formulado

nao entendo, de verdade, porque cada um nao faz o seu;

vou reprizar o qu eeu disse antes: SE ALGUEM ENTRA AQUI E PEDE UM RECURSO DE UMA QUESTAO, É PORQUE ELA MESMA NAO TEM CERTEZA SE TA ERRADA OU NAO, POIS SE SOUBESSE, SABERIA O CALCULO ERRADO E/OU A LEI

mas ta engraçado!

a verdade: tao querendo anular questao ao bel prazer, so porque errou; e pior, tao achando que se um rcurso for bem escrito, com calculos, tera mais chance de ser anulada, como se a prova tiesse sido feita por um professor de cursinho..., porque voces nao marcam logo todos juntos na porta do CFC, e fazem uma marcha!!!

voces deveriam levar mais a serio a prova, gente, nao é bagunça, nao!!!

Às vezes, melhor é fazer valer o seu direito, e não dizer tudo que pensa, se àquele que ouve, sequer se dá ao direito de pensar.

Wellington Nunes da Silva ®
Renan Felix

Renan Felix

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 15:31

Junior Lops

Concordo com vc Junior, entrei com esse recurso também, pois tive ajuda de 2 professores (nao que eles seja os donos da verdade, mas...).

Mas esse realmente estava muito confusa na resolução dela mesmo, ate mesmo depois que passou a prova foi impossivel (pra min e os professores que eu consultei) acharmos a resposta.

João Guimarães de Lima Neto

João Guimarães de Lima Neto

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 15:34

Junior Lops, ja mostrei o recurso do colega Thales se nao me engano, da questao 30 muito bem fundamentado. CAbe ao CRC admitir ou nao o erro, p q ele existe, alias, uma tremenda falta de respeito uma questao obvia de matematica financeira, que qualquer pessoa que porte uma HP na mao, resolve facilmente.

Abraço

Lucas Vinícius

Lucas Vinícius

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 15:47

Companheiro,
as fundamentações na qual você citou estão à paginas anteriores!
Não já foram colocadas os possíveis recursos corretos ou equivocados?

Você bem que poderia nos adiantar com sua fonte do CRC "sem fundamentação" as alterações e todos aqui saberiam em primeira mão o que continua e o que muda.
Vamos manter o cuidado diante de afirmações!
Pois tudo que foi colocado aqui se trata de suposições umas fundamentadas e esperamos que corretas e outras equivocadas, que pode ser a que você deu como fonte segura!

A objetividade do fórum tem que ser levada em conta! O fato de colocar o recurso, pra uns pode ser um alento pra outros um motivo de ver que a pessoa não conhece da profissão.
Estamos aqui para ajudar uns aos outros com conhecimento e não com piadas ou intrigas.

João Guimarães de Lima Neto

João Guimarães de Lima Neto

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 15:47

Sem entrar no merito da questão, cada um faz o que lhe achar mais conveniente, pouco importa sua opiniao ou a minha, pois tenho convicção que de alguma forma, ao menos o recurso serve para pressionar para uma prova mais objetiva, e nao com esse critério de simplesmente querer reprovar.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 16:02

Pessoal,


Esse no começo era um forum para discussão de respostas....

Depois virou forum para levantamento de recursos ....

Agora virou um forum de Guerra Contábil.



Gente. Não foi concurso que prestamos ! Foi um exame de suficiência.

Eu vi um post, de um cidadão perguntando se quem "ficou na frente" tinha alguma vantagem, algum benefício.


Entendo que temos que visitar esse fórum para AJUDAR o próximo. NÃO O CONTRÁRIO.

Entendo quem olhe para o "desespero" de alguém, e diga: "Nossa, como ele está desesperado. Vai entrar com recurso, coitado"

Galera, vamos cair na REAL. Quem quiser entrar com recurso ENTRA.

Quem quiser ajudar o próximo a entrar com recurso, AJUDE.

Não fiquemos perdendo tempo dizendo " Ah, eu aposto que não vai mudar" ou " Ah, não adianta fazer isso, não adianta fazer aquilo ".

Poxa, deixa o cidadão fazer o que quiser, e o principal:

SE NÃO FOR AJUDAR, NÃO ATRAPALHE !!!


Abraço a todos !

E vamos pensar um pouco em respeito, antes de pensar nos próprios pensamentos.

EDINALVA NASCIMENTO

Edinalva Nascimento

Iniciante DIVISÃO 5, Professor(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 16:03

Pessoal vamos manter a ética profissional!

Estamos aqui para ajudarmos uns aos outros, sejam recursos fundamentos ou sem fundamento! O objetivo é compartilhar conhecimento, união e acima de tudo lutar até o fim!
Pode ser que não dê em nada, mas pelo menos fizemos de tudo para alcançarmos nossa vitória.

A união faz a força!
E essa união com certeza está demonstrando o profissional de excelência que seremos no futuro, pois ninguém é autosuficiente para viver, fundamentar tudo sozinho!

Não vamos desistir, vamos persistir que logo a frente estará a nossa aprovação e nossa vitória! Claro se for da vontade de Deus!

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Prata DIVISÃO 5, Escriturário(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 16:04

Pessoal sei que não cabe a mim julgar ninguém, mas, o Fórum foi criado na intenção de uns ajudarem os outro, coisa que não tenho visto nas ultimas postagens acima.

Regras do Forum

2 - Não é permitido colocar qualquer mensagem abusiva, obscena, vulgar, insultuosa, de ódio, ameaçadora, sexualmente tendenciosa ou qualquer outro material que possa violar qualquer lei aplicável. Tal acontecendo poderá implicar em sua expulsão imediata e permanente


Portanto querido João Guimarães de Lima Neto, tenha mais respeito com outros usuários.

Sds

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. "
Albert Einstein

Sempre pesquise antes de postar
WELLINGTON NUNES DA SILVA

Wellington Nunes da Silva

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 16:08

Roberta, eu passei na prova, nao vou prestar nenhum recurso. entro com a intenção de informar, ajudar, passsar alguma informação, como pode notar em alguns comentarios meus, foi construtivo, com informação nova ou pelo menos de apoio.

pra mim é indiferente (sem ofensa) se havera uma ou 10 questeos anuladas. Tambem nao me acho doutor passei na fina, com 26, algumas errei por bobeira e tambem acertei algumas quase que por sorte.

Mas com certeza, e iso voce tem que concordar, falta muita objetividade e organização; sem contar a ilusão de alguns

Às vezes, melhor é fazer valer o seu direito, e não dizer tudo que pensa, se àquele que ouve, sequer se dá ao direito de pensar.

Wellington Nunes da Silva ®
ednon ferreira dos santos

Ednon Ferreira dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Cortador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 16:12

Boa tarde pessoal, estou vendo os comentários e posts de vcs desde o inicio, entrei algumas vezes cm opiniões e algumas ajudas, mas não se esqueçam que, quem não puder ajudar não perca tempo nem entra no site....espero que a classe seja unida, não se esqueçam das mais importantes "ÉTICA PROFISSIONAL" inclusive é algumas das questãoes que estão discutindo......

abraços

Karina Pinheiro Petry

Karina Pinheiro Petry

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 16:16

Muito bem, eu rodei pra prova, mas meu amigo acertou 24 questões, e porque não pesquisar, já que ele depende de uma, tanto que a questão 30 tem um erro de digitação praticamente, então.. errar é humano, temos que ajudar uns aos outros sim... acho que esse forum não foi criado para gerar conflitos, afinal somos colegas de profissão, vamos nos respeitar.. um ótimo final de semana a todos! boa sorte para os que estão precisando de questões anuladas para pegar seu registro!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 16:21

Aos que quiserem entrar com Recurso, boa sorte !

Eu reuni algumas respostas (aqui do Fórum mesmo), e vou coloca-la uma a uma, para organizar e ajudar quem quiser entrar com recurso:

12

15

19

25

30

34

39

42

Renan Felix

Renan Felix

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 16:21


Caramba, ate me assustei com o forum nas ultimas 2 paginas e com essa inclusive..Acho melhor encerrar este tópico, pois ja nao esta rendendo nada de útil e aproveitável no momento, que isso pessoal, somos todos aqui profissionais e queremos nosso registros e de forma justa óbvio, mas sem agressões e insinuações poxa... Tava fluindo legal o tópico com fundamentações coesas, outras nem tanto, mas é sinal que estava tendo interação entre a galera.

Vamos focar no que realmente merece ok...Façam as pazes ae pessoal.
A nossa classe já nao é tão unida como deveria e se já começamos assim desde o início imagina um pouco mais a frente heimm...

Pensem e reflitam o que estão fazendo ok.

Abs a todos fiquem com Deus.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 16:21

12

“O VALOR DESTINADO PARA DIVIDENDOS É DE:”

NESTE CASO ENTENDE-SE QUE DIVIDENDO É OMISSO, POIS NA QUESTÃO NÃO É INFORMADA A PARCELA DOS LUCROS PARA DISTRIBUIÇÃO AOS ACIONISTAS.

A LEI:
Dividendo Obrigatório

Art. 202. Os acionistas têm direito de receber como dividendo obrigatório, em cada exercício, a parcela dos lucros estabelecida no estatuto ou, se este for omisso, a importância determinada de acordo com as seguintes normas: (Redação dada pela L-010.303-2001)
I - metade do lucro líquido do exercício diminuído ou acrescido dos seguintes valores:
a) importância destinada à constituição da reserva legal (Art. 193); e
b) importância destinada à formação da reserva para contingências (Art. 195) e reversão da mesma reserva formada em exercícios anteriores;

(+) R$ 70.000,00 - LUCRO DO EXERCÍCIO
(-) R$ 3.500,00 (70.000,00 X 5%) - RESERVA LEGAL-
(+) R$ 25.000,00 - REVERSÃO DO TOTAL DAS RESERVAS PARA CONTINGÊNCIAS
(=) R$ 91.500,00 - LUCRO LÍQUIDO AJUSTADO (BASE DE CÁLCULO)
50% (METADE DO LUCRO AJUSTADO)
=45.750,00 (DIVIDENDO OBRIGATÓRIO, CONSIDERANDO QUE O ESTATUTO FOI OMISSO)

COMO NÃO EXISTE ALTERNATIVA CORRETA, A QUESTÃO DEVERÁ SER ANULADA.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 16:21

15

A empresa X é controladora da empresa Y. O controle foi obtido quando a empresa X adquiriu 100% das ações da empresa Y, pelo valor de 50.000,00.

Em 31.12.2011 a empresa X emprestou 5.000,00 para a empresa Y.

Sabendo que o ativo da empresa Y é de 55.800,00 e o ativo da empresa X é de 100.000,00 e ainda que não existe nenhuma transação entre as empresas além da relatada, assinale a opção que apresenta o valor do ativo resultante da demonstração contábil consolidada em 31.12.2011.
a) 100.800,00
b) 105.800,00
c) 150.800,00
d) 155.800,00

Em virtude da mal elaboração da questões, onde no enunciado é afirmado "e ainda que não existe nenhuma transação entre as empresas além da relatada", ou seja além da relatada, a única "Em 31.12.2011 a empresa X emprestou 5.000,00 para a empresa Y." peço a anulação dessa questão por se tratar confusa ao entendimento dos candidatos.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 16:22

19

Custo por absorção é composto por custos fixos e variáveis e o Custeio variável é
compostos dos gastos variáveis (custos e despesas variáveis).

Cálculo:

Custos/ Despesas
Custos Fixos
Custos Variáveis
Despesas Variáveis
Total


CFu = 18.000/ 600 = 30,00

12.000 = 30 x 400 (Custo fixo)
8.000 = 20 x 400 (Custo variável)
800 = 2 x 400 (Despesas variáveis)

C está errada.

Página 65 de 66

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.