x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 905

Contabilização AP de NF emitida AV

SAMARA GILSA DOS SANTOS COVOLAN

Samara Gilsa dos Santos Covolan

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 2 outubro 2012 | 16:36

Boa Tarde,
Caros colegas,

Gostaria de saber se alguém poderia me sanar uma dúvida: A nota fiscal emitida pelo fornecedor consta no campo fatura "Pagamento à Vista", mas no decorrer do mês percebo que referente a nota emitida existem boletos, me informei no fornecedor e esses valores são pagos a prazo. Posso escriturar essa nota fiscal que consta com "pagamento à vista" como "pagamento a prazo"?

Grata desde já pela atenção.

Samara Covolan
Contadora
Email: [email protected]
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 2 outubro 2012 | 18:11

Olá boa tarde Samara!

Pode contabilizar creditando a conta fornecedores, não tem problema.
Porque na verdade uma nota fiscal não quita o pagamento, então o pagamento deve ter outro comprovante; um recibo, duplicata ou boleto bancário.
São dois lançamentos diferentes, da nota fiscal e do pagamento, muitas vezes a nota foi emitida a vista, mas o pagamento nem sempre foi na data da emissão da nota fiscal.
Isso não quer dizer que não foi a vista, mas pode lançar em conta fornecedores.
Por isso as empresas precisam enviar o comprovante de pagamento das notas fiscais para poder efetuar a baixa na conta fornecedores.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.