Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 32

acessos 27.607

Transformação de empresario em sociedade ltda

ROBSON DE OLIVEIRA

Robson de Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 12 janeiro 2013 | 10:14

Estou tentando fazer uma transformação de Empresario para Sociedade Ltda mas não estou conseguindo gerar o DBE o que devo fazer estou usando os codigos 220,221,225,247,202,222 e esta voltando
mensagem da receita federal
Natureza juridica da pessoa juridica/entidade impede a pratica do evento
alteraçao de natureza juridica não permitida pela legislação vigente

qual sera os codigos usados para fazer esta transformaçao
já fiz a primeira parte
evento 02, 046
so falta segundo processo



THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 18:37

Robson quanto aos codigos aparentemente está tudo OK.

Porem na aba identificação / no código da natureza juridica você colocou o 206-2?

Coloca esse e transmite para ver se fica OK.

Espero ter ajudado.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
ROBSON DE OLIVEIRA

Robson de Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 5 fevereiro 2013 | 16:25

Gostaria que alguém me ajudasse tá dando errado minha transformação
quando coloco o codigo 213-5 volta seguinte resposta



Contribuinte,

1 - Conforme disposto na legislação comercial em vigor, a operação de transformação de tipos jurídicos só é permitida entre sociedades. Dessa maneira, o evento 225 não poderá ser praticado caso envolva os seguintes códigos de natureza jurídica: 213-5, 214-3, 220-8, 221-6, 303-4, 321-2, 401-4, 450-2 e 500-2;

2 - Compare a Natureza Jurídica constante do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral com o ato constitutivo ou alterador, se houver;

3 - Consulte na Tabela de Natureza Jurídica e Qualificação da Pessoa Física Responsável neste sítio ou no Ajuda da FCPJ, o código da natureza jurídica;

4 - Para corrigir a natureza jurídica, compareça à unidade cadastradora de sua jurisdição munido de ato constitutivo e atos alteradores, se existirem.

se coloco o ato 206-2 da esta pendencias

Ocorreram as seguintes pendências no preenchimento do seu cadastro:

No menu FCPJ:
Na opção Eventos:
Os eventos 204, 225 e 247 exigem que seja praticado o evento de alteração de QSA para a natureza jurídica informada.
Na opção Identificação:
Nire inválido em relação a natureza jurídica selecionada.


o que faço socorro me ajudem por favor, já não consigo mexer mais

THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 09:50

Bom dia

Evento 205 - alteração de natureza juridica.

Espero ter ajudado e bom dia.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
CAROL CAZONATTO

Carol Cazonatto

Prata DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 10 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 10:11

Bom dia Maria, eu fiz recentemente com os seguintes eventos e deu certo

220 Alteração do nome empresarial (firma ou denominação)
222 Enquadramento/Reenquadramento/Desenquadramento de ME/EPP
225 Alteração da natureza jurídica (para 206-2)
247 Alteração de capital social (Só repeti o capital Antigo)
Quadro de Sócios e Administradores - QSA (Os dois com "Entrada")

Att

" Se você falha em planejar, está planejando falhar."
ROBSON DE OLIVEIRA

Robson de Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 11:18

OI Maria o que mais trava e porque temos que colocar os dois sócios como entrada tive que ir na receita varias vezes até que um atendente me falasse isto, apesar do socio não ter saido da empresa ele também estará entrando na sociedade

CAROL CAZONATTO

Carol Cazonatto

Prata DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 10 anos Quinta-Feira | 9 maio 2013 | 09:18

Então Maria. Antes quando você fazia uma alteração do QSA, e não colocava que foi "alterado" o capital, ele dava o erro :
A participação do sócio no capital social, informada no QSA, é diferente da constante no ato constitutivo/alterador. Agora, que é a JUCESP quem DEFERE, não sei se continua o mesmo ERRO, ou se mudou alguma coisa... mas por via das dúvidas, eu sempre coloco.

" Se você falha em planejar, está planejando falhar."
MONICA HELENA RIBEIRO

Monica Helena Ribeiro

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 9 maio 2013 | 18:00

Boa tarde, gostaria de uma informação. Eu também estou fazendo a transformação de Empresário para Sociedade Ltda, porém, meu caso é diferente:o Empresário quer sair da empresa e colocar 2 pessoas em seu lugar...isso é possível?

Mônica.
Rodrigo de Oliveira Nunes

Rodrigo de Oliveira Nunes

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 10 anos Quinta-Feira | 9 maio 2013 | 18:13

Monica Helena Ribeiro

Primeiro você transforma para LTDA admitindo os dois sócios, e depois ele realiza a primeira alteração, onde ele sai da empresa.

Atenciosamente,
Rodrigo de Oliveira Nunes
Silvio Sousa

Silvio Sousa

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sábado | 11 maio 2013 | 00:43

Monica, NAO entendi sua pergunta, voce esta fazendo uma " transformação de Empresário para Sociedade Ltda " como pode o empresario querer sair da empresa se ele ainda nao entrou ? Explique para que possamos lhe ajudar.

Distak Contabilidade Ltda
Silvio Sousa
Cabo Frio e Rio das Ostras -RJ.
Tel:(22)9252-8080 *(22)3721-0359
https://www.distakcontabilidade.com.br
Email: [email protected]
Não existe um caminho para a felicidade, a " felicidade é o caminho".
MONICA HELENA RIBEIRO

Monica Helena Ribeiro

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 12 junho 2013 | 15:35

Oi, obrigada! Entrei em contato com a JUCEMG e a mesma me informou o mesmo que o Rogério citou, mas respondendo a dúvida de Silvio Sousa, até mesmo para quem está passando por essa situação, é o seguinte:
Quero aproveitar o CNPJ de uma empresa individual, onde o titular da empresa quer sair e colocar em seu lugar 2 novas pessoas. Achei q isso era possível fazendo a transformação de empresario para sociedade, retirando o titular e colocando as duas novas pessoas. Só que a transformação não permite isso, ou seja, como disse Rogério, terei que fazer 3 processos, que inclui os 2 processos da Transformação: 1º usando o ato 002 e evento 046, o 2º usando o ato 090 e evento 046 onde incluo os 2 novos sócios e somente depois que estiver pronto, farei o 3º processo fazendo uma alteração contratual, onde retiro o titular.

Mônica.
Wesley Maykson

Wesley Maykson

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 12 junho 2013 | 16:23

Correto Monica,

Primeiro é feita a Transformação no requerimento de Empresário e a Transformação com o Contrato social já preenchido , aí sim o Empresário que antes era individual sairá da empresa.

" Molduras boas não salvam Quadros ruins"

Wesley Maykson
Cachoeiro de Itapemirim-ES


THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 10:38

Bom Dia Edinaldo.

Todas as vezes que eu altero já no mesmo ato consolido o contrato, para que todas as informações fiquem mais claras.


Espero ter ajudado e bom dia.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
Edinaldo A Machado

Edinaldo a Machado

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 10:49

Bom dia Thiago!

Obrigado pela resposta. Mais você faz isso mesmo quando se faz alteração de empresario para sociedade ltda?

Edinaldo Alves Machado
AM Contabilidade
THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 11:03

O empresario somente terá contrato se for EIRELI, nos demais casos ele somente possui requerimento de empresario.

Se ele não for Eireli, você somente altera de empresario pra sociedade, e o contrato será a constituição da mesma por isso não há necessidade de consolidar as informações.

espero ter ajudado e bom dia.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
FLAVIA ALMEIDA

Flavia Almeida

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 10 anos Terça-Feira | 17 setembro 2013 | 18:49

Boa noite!

Estou fazendo a transformação de empresário Individual para Limitada, porém depois de tudo pronto o cliente resolveu aumentar o capital(de 25.000,00 para 50.000,00.

Não sei como fazer. Primeiro faço no RE - Requerimento de Empresário ou no ato da transformação?

CLAUDENIR

Claudenir

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2014 | 21:21

Alguém poderia mim ajudar na transformação de sociedade empresária em empresário individual, fiz o aditivo da unipessoalidade foi deferido na junta comercial, agora tento o deferimento do DBE e não dar certo: veja o que consta na unipessoalidade e no preenchimento do cadastro sincronizado - saída de um sócio e outro fica remanescente com 100% do capital; na unipessoalidade na cláusula coloquei os futuros cnae's e não digitei os cnae's atuais; em outra coloquei onde será o novo endereço e informei o endereço atual que deixará de existir, agora no item eventos coloquei: 211 - alteração de endereço dentro do mesmo município; 220 - alteração de nome empresarial; 225 - alteração de natureza jurídica; 244 - alteração de atividades; 247 - alteração de capital social e QSA (saindo um sócio e outro remanescente), resposta da RFB foi: ato constitutivo/alterador/extintivo referente a evento informado na FCPJ não encaminhado, ou seja , indeferido.

aguardo uma solução.

DANIELE FERREIRA SCOTINI NERY

Daniele Ferreira Scotini Nery

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 23 abril 2014 | 17:41

Pessoal alguém me ajuda por favor.

Estou fazendo a transformação de Empresário para Sociedade Empresária LTda, porém o sócio quer alterar a atividade da empresa, incluindo mais dois CNAES, quero saber se no requerimento de empresário tenho que colocar o evento de alteração de atividade também, ou se só posso alterar depois que o ato for aprovado na junta.

Aguardo gente.

Obrigada.

THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 24 abril 2014 | 09:50

Bom Dia Daniele,

O correto é já alterar tudo de uma só vez, inclusive o objeto social da empresa no contrato que será registrado na junta comercial, e nas fichas cadastrais da junta já devem constar os demais CNAES que o empresario deseja incluir, para que todas as informações sejam compativeis e coerentes.

Espero ter ajudado e bom dia.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
Wesley Maykson

Wesley Maykson

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 24 abril 2014 | 11:06

Daniele,

Neste caso deverão tramitar dois processos, pois só se pode alterar na transformação as informações relativas ao Nome Empresarial e ao Capital Social (se for o caso), qualquer outra informação deverá ser apresentada em processo separado.

Segue link para constatação:

https://www.jucees.es.gov.br/pdf/Manual_Transf.pdf

Abraço
Wesley Bastos.

" Molduras boas não salvam Quadros ruins"

Wesley Maykson
Cachoeiro de Itapemirim-ES


Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.