x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 18.145

declaração do MEI

TCHELER DE OLIVEIRA

Tcheler de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 09:21

Bom dia,

Estou fazendo a declaração do Mei de uma loja de roupas e gostaria de saber se coloco o valor igual??

informe os dados referentes ao ano-calendário de 2012
Valor da Receita Bruta Total (comércio, indústria e serviço de qualquer natureza):R$????
Informe aqui apenas o valor das receitas referentes às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual:R$????

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 09:24

Tcheler de Oliveira,
Bom dia!

Coleta das informações:

a) Receita Bruta Total – Obrigatoriamente deve ser informada a receita bruta total auferida no ano-calendário escolhido, mesmo que seja R$ 0,00.

b) Valor de Receita Bruta referente às atividades sujeitas ao ICMS (comércio ou indústria) - Obrigatoriamente deve ser informada a receita bruta total auferida no ano-calendário escolhido referente às atividades sujeitas ao ICMS, mesmo que seja R$ 0,00.

Caso não tenha CNAE que paga ICMS, este campo será inibido.

Fonte: Manual Dasn Simei

"100% focado onde houver 1% de chance"
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 10:08

Tcheler de Oliveira,

Tratando de empresa de comércio (loja de roupas) essa atividade é contribuinte do ICMS, deverá assim preencher os dois campos na Dasn Simei, ambos iguais.

Permanecendo duvidas, torne a postar.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Rafael Guedes Lorenzi

Rafael Guedes Lorenzi

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 11 anos Segunda-Feira | 4 março 2013 | 16:37

Boa Tarde,

Estou com uma seguinte dúvida sobre o MEI, o MEI não está obrigado emitir NF para pessoa física, mais deve fazer um relatório mensal até o dia 20 de todas suas receitas tanto das com NF e as sem NF, porém devo declarar a receita sem NF na DASN-SIMEI, e deve contar como receita caso passe as vendas sem NF? Porque não faz sentido o governo falar que não precisa emitir NF para pessoa fisica sendo que deve ser declarado.Ou não deve ser declarado as receita sem NF?

Vocês podem me ajudar?

Agradeço desde já.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 4 março 2013 | 17:54

Rafael Guedes Lorenzi,
Boa tarde!

Na DASN - SIMEI devem ser considerados ambos os valores. Aqueles provenientes das receitas com documento fiscal, como áqueles sem a emissão de documento fiscal.

O MEI é uma nova categoria de Empreendedor Individual criada pelo governo, e com isso há certas particularidades, incomum em outros tipos de empresa, todavia deve-se atentar-se sempre as regras e cumpri-las.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Claudinei dos Santos Souza

Claudinei dos Santos Souza

Iniciante DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 11 anos Quarta-Feira | 10 abril 2013 | 13:53

Boa tarde.
Tenho duvidas acerca da declaração anual de MEI. Sei que o valor limite anual é R$ 60.000,00 , mas no ano de 2012 acabei atingindo R$ 87.000,00 ( dentro desse valor estão gastos com material, maquinas alugadas para trabalhar e mão de obra, o que acabou me dando um lucro baixo) . Sei que ultrapassei mais de 20% do valor permitido , vou fazer a declaração em maio de 2013 e estou com pouco dinheiro. Gostaria de saber se vou pagar um valor muito alto para regularizar minha situação, já que a cobrança vai ser retroativa e tem multa e outros gastos com contador. Gostaria de ter pelo menos um valor aproximado dos gastos para que eu possa tentar conseguir o dinheiro. Trabalho como micro empreendedor individual prestando serviços de polimento em obras de construção civil.
Muito obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.