Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 827

Baixa de imobilizado de bem dado em garantia

Steffany Santana

Steffany Santana

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 13 março 2013 | 09:22

Bom dia a todos.

Tenho a seguinte situação, onde um sócio é dono de duas empresas.

Empresa A foi fiadora de um financiamento Bancário da empresa B, dando como garantia um imóvel.

Empresa B não honrou o pagamento e o banco "tomou" da fiadora, empresa A, imóvel que contabilmente encontra-se escriturada no valor de R$ 350.000,00 e a escritura foi passada no valor de R$ 500.000,00.

Duvídas:

1 - Contabilmente, como seria os lançamentos desse evento, tendo em vista a baixa não ter sido objeto de venda, e sim de garantia? O que sei é que creditaria a conta imóveis, mas não sei o que debitar.

2 - A diferença do valor contábil com o valor escriturado no valor de R$ 150.000,00 é considerado ganho de capital?

Grata,
Steffany,

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Quinta-Feira | 3 outubro 2013 | 22:32

Boa noite Steffany Alves! Segue os lanctos. D:Imovel s/Garantia de Fiança C:Imovel tal... VLR 350.000; D:Depreciaçao s/Imovel C:Imovel s/Garantia de Fiança VLR 50.000; D:Imovel s/Garantia de Fiança C:Ganho na Baixa de Imobilizado VLR 200.000; D:Perda Na Baixa De Imobilizado C:Imovel s/Garantia de Fiança VLR 500.000

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.