x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 314

acessos 209.921

Cadastro FICUS / PIS

Ingridy Machado dos Santos

Ingridy Machado dos Santos

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 17:13

Olá caros colegas,

No inicio do mês de março, recebi a noticia de que as empresas voltaram a cadastrar o PIS dos funcionários na internet, mais como sempre cria - se regras novas e a da vez é o cadastro do FICUS, gostaria de saber se alguém já realizou o procedimento de cadastro de alguma empresa. Tenho várias dúvidas, no preenchimento da FICUS, como: Sigla do Sistema/ Prazo de válidade e como funcionará os acessos no site da caixa.
Grata pela Atenção.
Abraços

Celina Y

Celina Y

Bronze DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Quinta-Feira | 18 abril 2013 | 17:36

Eu gostaria de saber se alguém já conseguiu fazer o cadastro para utilizar o sistema.

Posso ir com uma procuração no lugar do meu cliente e entregar o formulário do FICUS na agência ou tenho que mandar meu cliente ir pessoalmente fazer isso?

Ou melhor, será que eu posso só cadastrar o escritório de contabilidade e sair cadastrando PIS para os empregados dos meus clientes?

RENAN ALVES

Renan Alves

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 19 abril 2013 | 11:02

Protocolei ontem o FICUS, segundo informações que obtive na CEF, basta apenas cadastrar o escritorio responsável para ter acesso ao cadastramento. Após o cadastro você irá receber um e-mail com uma senha para ter o primeiro acesso, após isso conseguirá alterar a senha provisória. Até o momento estou no aguardo desse e-mail de confirmação, para liberação do meu primeiro acesso.

Fabio

Fabio

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 19 abril 2013 | 15:12

Protocolei o formulário FICUS/E na quarta e segundo o atendente da CAIXA, para cada empresa deverá ser preenchido esse formulário e apresentar os documentos solicitados para cada tipo de empresa.
Como disse nosso amigo Renan Alves, após o envio FICUS/E, aguardar o link que será enviado no e-mail corporativo cadastrado para cadastro da senha de acesso ao sistema.
Estou bem ansioso para fazer o primeiro cadastro.

HELTON CAPEL

Helton Capel

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 25 abril 2013 | 17:38

Boa tarde, gostaria de uma informação, já fui na Caixa para requerer a senha para o cadastramento on-line, e eles sempre vêem com uma desculpa, a ultima é referente a versao do formulario o que eu levei e que se encontra disponivel no site da Caixa é a versão 4.0, mas os funcionarios da caixa aqui dizem que nao podem aceitar, pois ja estao trabalhando com a versao 5.0, alguem ja teve esse problema?

Trabalhe por uma causa e não por aplausos, não se esforce para que sua presença seja notada, mas sim, para que sua ausência seja sempre sentida.
Davi da Silva Herrera

Davi da Silva Herrera

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 26 abril 2013 | 11:48

Engraçado que nos links para cadastramento do PIS e informações do tipo, continua o atalho para a versão anterior, que aliás só acrescenta no campo 6 que o preenchimento é de uso exclusivo da CAIXA, como se não soubéssemos. Brincadeira isso.

HELTON CAPEL

Helton Capel

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 26 abril 2013 | 15:44

Me passa o link da versao 5 por favor, pq só esta constando o v4 no site

Trabalhe por uma causa e não por aplausos, não se esforce para que sua presença seja notada, mas sim, para que sua ausência seja sempre sentida.
HELTON CAPEL

Helton Capel

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 26 abril 2013 | 16:40

Obrigado!

Trabalhe por uma causa e não por aplausos, não se esforce para que sua presença seja notada, mas sim, para que sua ausência seja sempre sentida.
Gisele Oliveira

Gisele Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 14 maio 2013 | 11:35

Bom Dia,

Fiquei com as mesmas duvidas que a Celina. Basta cadastrar o escritório que terei acesso para cadastrar o Pis de qualquer empresa ou tenho que fazer um FICUS/E para cada uma?

Por favor me expliquem.

Agradecida desde já.

giselly carlos de moura

Giselly Carlos de Moura

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 23 maio 2013 | 10:32

Olá pessoal. Vou preencher a FICUS/E, e estou com dúvida sobre o preenchimento do relatório. No item 1, eu coloco os dados da empresa e no item 2, pode ser os dados do contador da empresa, que ficará responsável pelo cadastramento dos PIS? E no item 6, marca qual das duas opções e o colocar na frente da letra "C"?
Desde já agradeço a ajuda.

HELTON CAPEL

Helton Capel

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 23 maio 2013 | 10:53

Pessoal, ja faz 1 mes e a caixa nao me enviou as senhas por email, vou na agencia e dizem que ja fizeram o procedimento, alguem esta tendo problema com a demora no envio das senhas?

Trabalhe por uma causa e não por aplausos, não se esforce para que sua presença seja notada, mas sim, para que sua ausência seja sempre sentida.
DANIELLA MASSAL DA SILVA

Daniella Massal da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 28 maio 2013 | 08:55

Olá pessoal, bom dia.

Estou com muitos problemas com relação a este assunto.
Estou indo à Caixa desde o mês passado. Sempre é um problema.
Agora estou conseguindo receber os links.
Inclusive, já recebi 5 vezes. Mas na hora de trocar a senha, sempre dá o seguinte erro: "Erro na troca de senha. Isto pode ter acontecido por: - Chave errada, Chave expirada, CPF ou data de nascimento inválidos. - A senha não satisfaz os requisitos da Caixa?"
Fui na Caixa e pedi que gerassem uma nova chave, portanto, chave expirada não é o problema.
Já cheguei a ir até à Receita Federal pra ver se meu CPF está errado, alguma coisa. Logo, os dados estão corretíssimos.
A senha que estou criando segue direitinho os padrões da Caixa. E mais: liguei no 0800, e eles me passaram a seguinte dica para criar a senha.

A 1ª Letra tem que ser maiúscula.
Depois, 4 letras minúsculas.
Enfim, 2 números.

Mesmo assim, não consigo!!!

O que faço!? Alguém conseguiu criar esta bendita senha?!

Olha as senhas que criei, estão dentro do padrão certeza!
Regtx18

Pfawq14

Tegtx37m

Ah, claro, não é dedutível, não tem estes números no CPF e nem no meu nome!

Fabio

Fabio

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 28 maio 2013 | 10:44

Bom dia pessoal.
Estava de férias, e retornei ontem.
Para minha surpresa, recebi o e-mail com o link para troca da senha de acesso e conforme vários colegas mencionaram, tive dificuldades para a trocar da mesma. Fui até agência da CAIXA e me falaram para criar a senha da seguinte maneira:
1ª letra maiuscula
2ª a 5ª letra minuscula
6ª e 7ª numeral
Ex: Abcde12

Engraçado que é no mesmo formato que a Daniella tentou criar.

Minha dúvida é quanto as filiais. Alguém tem empresas com filiais? Deverá ser feito cadastro para cada filial?

DANIELLA MASSAL DA SILVA

Daniella Massal da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 28 maio 2013 | 14:02

Olá Fábio.

Realmente, esta senha deste formato não está dando certo!

No meu caso, não estou fazendo um Ficus-e por empresa. Trabalho num escritório com várias, e fica inviável.

Pretendo agir da seguinte forma: criarei um cadastro apenas para o cnpj do escritório, e assim vou cadastrando todos os funcionários sem Pis neste login do escritório mesmo. Até porque este sistema é apenas para cadastro, ele não significará que o empregado que estou cadastrando trabalha no escritório.

Desta forma, se ainda assim você resolver fazer por empresa, acho mais viável fazer apenas uma senha para a matriz, então. Bom, opinião minha!

Se conseguir criar esta senha, dá um help aqui.

Enviei e-mail para o CRC-GO, e até para o CFC. Vamos ver se eles ajudam, sei lá, divulgando. Vai que tem alguma alma bondosa que conseguiu criar esta senha e possa nos ajudar.

Fabio

Fabio

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 28 maio 2013 | 16:24

Oi Daniella.
Quanto a senha da matriz já está criada, e funcionando.
Fiz uma consulta no 0800 e me informaram que é necessário fazer o cadastro de cada filial.

A maneira como você citou, funciona sim, porém, no meu entender não é o correto; quando o colaborador receber o cartão PIS vai estar vinculado a empresa que você fez o cadastro, no seu caso do seu escritório.

Hoje fui até agência da CAIXA para verificar esse procedimento, e a minha dúvida foi encaminhada via Help Desk. Agora só aguardar para ver o processo correto.

DANIELLA MASSAL DA SILVA

Daniella Massal da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 28 maio 2013 | 16:39

Oi Fábio.

Que bom, você está mais à frente. Porquê já criou a senha e já está cadastrando o PIS. Se eu chegar neste ponto aí pra mim já é lucro! rs.

Então me ajude numa questão: esta senha da matriz que você criou, você seguiu alguma regra específica, neste formato que você mencionou acima?! 1º letra maiuscula
2ª a 5ª letra minuscula
6ª e 7ª numeral

Bom, continuo tentando, e no meu caso, ainda não está dando certo! rs...

Fabio

Fabio

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 28 maio 2013 | 17:22

Isso mesmo Daniella, e ainda foi instrução de um atendente da CAIXA.

Na verdade não tem lógica, pois no link que é enviado por e-mail para criar a senha, em nenhum lugar é mencionada isso, apenas que obrigatoriamente deverá conter mínimo de 6 caracteres, mínimo de 1 maiúscula, mínimo de 1 minúscula e mínimo de 1 numeral; não podendo utilizar caracteres repetidos, nem data nascimento ou CPF.

Tente fazer o seguinte, acesse o link Seguranca Cadastro Unico e clique em modificar senha; Vc receberá um outro link no seu e-mail para fazer a senha, e faça conforme te passei.

Veja se funciona.
Espero que de certo.

Página 1 de 11

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.