x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 3.056

contabilização imobilizado

Daniela Borges

Daniela Borges

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 18 abril 2013 | 15:17

Uma empresa do ramo de concretagem adquiriu uma caixa d’agua NCM 39251000 para uso na composição do concreto por R$2.480,00. Gostaria de saber se a escrituração será na conta de despesa ou do imobilizado. Se for imobilizado, qual o nome da conta e a taxa de depreciação a ser utilizada?

Daniela Ferreira Borges
Spaço Contabil

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Sexta-Feira | 4 outubro 2013 | 18:01

Boa Tarde Daniela Borges! Conforme a Resolução 1.177 do Conselho Federal de Contabilidade você deverá imobilizar aquele bem porque:
"Ativo imobilizado é o item tangível que:
(a) é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e
(b) se espera utilizar por mais de um período.
Correspondem aos direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da entidade ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram a ela os benefícios, os riscos e o controle desses bens.
Valor recuperável é o maior valor entre o valor justo menos os custos de venda de um ativo e seu valor em uso.
Valor residual de um ativo é o valor estimado que a entidade obteria com a venda do ativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, caso o ativo já tivesse a idade e a condição esperadas para o fim de sua vida útil.
Vida útil é:
(a) o período de tempo durante o qual a entidade espera utilizar o ativo; ou
(b) o número de unidades de produção ou de unidades semelhantes que a entidade espera obter pela utilização do ativo.
Reconhecimento
7. O custo de um item de ativo imobilizado deve ser reconhecido como ativo se, e apenas se:
(a) for provável que futuros benefícios econômicos associados ao item fluirão para a entidade; e
(b) o custo do item puder ser mensurado confiavelmente. (ver link http://www.normaslegais.com.br/legislacao/resolucaocfc1177_2009.htm)
----> A taxa anual de depreciação vai ser de 4% porque este bem tem vida útil de 25 anos. Caso vc não concorde, pode verificar por si mesma no link http://www.mmcontabilidade.com.br/flash/taxasdepreciacao.htm.
Bom Trabalho!!! Att.

luiz carlos manganelli

Luiz Carlos Manganelli

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Domingo | 6 outubro 2013 | 13:08

Gostaria de uma informação no que diz respeito a contabilização de ativo imob de uma empresa no qual é prestadora de serviços, nao possui insc estadual e os bens nao foram contabilizados na abertura da empresa pois eram bens ja usados....portanto preciso contabiliza-los agora....alguem poderia me ajudar...

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Quinta-Feira | 10 outubro 2013 | 08:59

Bom Dia Jose Inacio de Franca! Acabei de fazer a correcao que vc pediu. Minha orelha ja ta ficando inxada do puxao de orelha! Bom trabalho! Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.