Contábeis o portal da profissão contábil

23
Out 2014
19:15

BUSCAR NO FÓRUM

buscar


Recebimento do Exterior

4   respostas
3.850   acessos
  

POSTS RELACIONADOS

Leandro Alexandrino

Usuário Frequente

postada em: Quarta-Feira, 7 de novembro de 2007 às 11:30:01
Bom dia!

Estou com um problema em uma das empresas em que presto serviço. Esta empresa tem um contrato firmado com uma empresa chilena, e todo o mês ela vem recebendo uma quantia diretamente em sua conta bancária.

As questões são:

1. No contrato vem uma quantia estipulada de US$ 10.000,00 por mês com vencimento todo dia 02 (ou o próximo dia útil) que a empresa chilena tem de pagar para a empresa aqui no Brasil responsável pelos serviços. Então pergunto:
a. Esta operação é legal?
b. Quando eu reconheço a receita? Somente na data em que a empresa chilena pagar?
c. Os impostos incidentes serão apenas o IRPJ e CSLL?

Estou com certa preocupação em relação a isto, não encontro a legislação para esta transação, desconfio que não seja legal.

Agradeço desde já a quem puder me ajudar neste problema, e vale para experiência de todos!

Grato novamentem

Leandro Meche Alexandrino

Seja Livre, use Linux!!!

http://www.ubuntu.com
Luiz José

Moderador

postada em: Quinta-Feira, 8 de novembro de 2007 às 12:01:00
Bom dia Leandro.

Não tenho experiência na area internacional, coloco aqui apenas o fruto de minha experiencia como contador e espero que ajude. Os contratos internacionais são legal sim, independente do tipo de contrato firmado entre as partes, que naturalmente foram devidamente orientadas por seus advogados e até provar o contrario, a operação é legal. Portanto, apenas a título de informação vamos fazer algumas colocações que a meu ver irão lhe servir.
Existem alguns procedimentos que naturalmente já foram observados no caso de recebimentos de numerário do exterior, por exemplo, a empresa deverá contactar o banco onde a empresa tem conta informando desta situação, pois o banco irá fazer uma pesquisa no sentido de verificar se o ingresso deste numerário na conta da empresa é reflexo de atividade legalmente aceita efetivamente falando e não lavagem de dinheiro. Considerando que após a pesquisa tudo esteja sem problemas o setor de câmbio do banco fornecerá um número chamado swift que a chave para o cliente no exterior através do banco dele enviar o numerário. O banco promoverá a documentação do contrato de câmbio com a invoice que será remeterá para ele, onde constará na moeda no pais pelo qual a empresa negociou, quando o cliente da sua empresa remeter o numerário será convertido a moeda vigente do dia.

Quando eu reconheço a receita? Somente na data em que a empresa chilena pagar?
Você deve reconhecer a receita pelo Regime de Competência uma vez que a prestação dos serviços é amparada por contrato.

Os impostos incidentes serão apenas o IRPJ e CSLL?
A exportação de serviços é isenta de qualquer tributo, terá sim taxas para o banco para ele operacionalizar o seu recebimento.

AVISO AOS NAVEGANTES: Qualquer pessoa tem o direito de presumir–se inocente até a sua culpabilidade ser provada. Cabe a cada um ser reto em suas ações para que seja sempre inocente.
Leandro Alexandrino

Usuário Frequente

postada em: Quinta-Feira, 8 de novembro de 2007 às 12:22:24
Muito obrigado Sr. Luiz José, muito esclarecedora suas colocações!!!

Gostaria apenas de pedir se tem alguma lei que fale sobre os impostos, pois eu não encontrei, preciso montar um processo para o Contador aqui do escritório esclarecendo de vez esta dúvida. Mas se não tiver, não tem problema, sua ajuda já foi grande!!!

Muito obrigado novamente!

Att.

Leandro Meche Alexandrino

Seja Livre, use Linux!!!

http://www.ubuntu.com
Sandra Dias

Usuário Iniciante

postada em: Sexta-Feira, 23 de abril de 2010 às 10:21:32
Mais uma vez pedindo socorro...

A empresa abriu uma conta no exterior para receber pagamentos de clientes do exterior. Esta conta é movimentada ainda pelos colaboradores que necessitam realizar viagens de divulgação e promoção da empresa no exterior (através de cartão de crédito). Estas despesas estão em Euro.

Como faço para escriturar esta conta?Tenho que fazer a variação cambial tantos das receitas como das despesas?

Observo ainda que os pagamentos são de agências de turismo que vendem hospedagem. Ou seja, o serviço é prestado no Brasil(hospedagem) e o pagamento recebido no exterior .

Grata mais uma vez pela ajuda.

Sandra Drummond
Saulo Heusi

Usuário VIP

postada em: Quarta-Feira, 19 de maio de 2010 às 07:41:58
Bom dia Sandra,

Os registros contábeis destas operações (receitas e despesas) devem ser elaborados em Reais. Para tanto há que se converter a moeda segundo a taxa de câmbio vigente na data da operação.

Para saber mais acerca da contabilização, repita seu questionamento na sala Contabilidade em Geral

...

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Receba Novidades


Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.33 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César