Contábeis o portal da profissão contábil

18
Nov 2017
04:24

Estado introduz alterações no RICMS

Decreto-RN 26890/2017

data: 25/05/2017 - 359 acessos

DECRETO 26.890, DE 24-5-2017
(DO-RN DE 25-5-2017 - RETIFICADO NO DO-RN DE 31-5-2017)

REGULAMENTO - Alteração

Estado introduz alterações no RICMS
Foram inseridas modificações no Decreto 13.640, de 13-11-97 - RICMS-RN, dispondo sobre a inclusão ou exclusão de mercadorias no regime de substituição tributária, bem como no Decreto 26.596, de 24-1-2017, que trata da aposição de selo fiscal de controle em vasilhames acondicionadores de água mineral natural ou água adicionada de sais minerais.


O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso das atribuições que lhe confere o art. 64, V, da Constituição Estadual,
DECRETA:
Art. 1º  O art. 104 do Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (RICMS), aprovado pelo Decreto Estadual nº 13.640, de 13 de novembro de 1997, passa a vigorar com a seguinte alteração e acrescido do § 10:
 
“Art. 104. .................
...............................
§ 5º  Para fins de aplicação do disposto no item 5 da alínea “d” do inciso I do caput deste artigo, observado o disposto no § 10 deste artigo, considera-se:
..........................................................................
XI - perfumes: os produtos classificados nas posições NCM/SH 3303.00.10 e 3303.00.20;
XII - cosméticos: os produtos classificados nas posições NCM/SH 3304 e 3305.
...............................
§ 10. Fica excluído do disposto no § 5º, o item xampu para cabelo (NCM 3350.10.00), aplicando-se a alíquota prevista no inciso I, “a”, ambos deste artigo.” (NR)
Art. 2º  O art. 878 do RICMS, aprovado pelo Decreto Estadual nº 13.640, de 1997, passa a vigorar com a seguinte alteração, com o parágrafo único transformado em § 1º e acrescido do § 2º:
“Art. 878. .................
...............................
V - realizar o lançamento do imposto calculado na forma do inciso IV do caput deste artigo, por meio do código de ajuste de apuração “RN000020|Outros débitos - Débito ICMS sobre o estoque na inclusão de mercadorias no regime de substituição tributária”, nos termos da Orientação Técnica EFD pertinente;
...............................
VII - efetuar registros referentes ao Bloco H da EFD, de acordo com as especificações técnicas previstas em Ato COTEPE específico, no período em que houve a implementação prevista no caput deste artigo e transmitir os arquivos no prazo previsto no art. 623-N deste Regulamento.
§ 1º  As mercadorias sujeitas a alíquotas distintas constantes do estoque serão arroladas separadamente.
§ 2º  No tocante ao lançamento a que se refere o inciso V do caput deste artigo, o fisco poderá requerer ao contribuinte, dentro do prazo decadencial, o detalhamento com a composição do lançamento efetuado.” (NR)
Art. 3º  O art. 878-A, IV, do RICMS, aprovado pelo Decreto Estadual nº 13.640, de 1997, passa a vigorar com a seguinte alteração:
“Art. 878-A. ..............
...............................
IV - efetuar registros referentes ao Bloco H da EFD, de acordo com as especificações técnicas previstas em Ato COTEPE específico, no período em que houve a alteração prevista no caput e transmitir os arquivos no prazo previsto no art.623-N deste Regulamento;
...............................” (NR)
Art. 4º  O art. 946-B do RICMS, aprovado pelo Decreto Estadual nº 13.640, de 1997, passa a vigorar com a seguinte alteração e acrescido do § 6º:
 
“Art. 946-B. Para efeito do cálculo do ICMS a que se refere a alínea “e” do inciso I do art. 945, com os produtos constantes nos incisos I a III deste artigo, bem como às suas partes ou peças, quando destinados a contribuintes com regime de apuração normal do imposto, toma-se como referência o valor da operação, acrescido da despesa de frete, quaisquer outros impostos, taxas, contribuições ou despesas acessórias, se for o caso, e dos percentuais de agregação de que tratam os incisos a seguir:
I - ...........................
...............................
i) guloseimas, balas, caramelos, chocolates, doces em geral, drops, goma de mascar, pastilhas, castanhas beneficiadas, pipocas e salgadinhos em geral, sucos e preparos para sucos, inclusive polpas de frutas, observado o disposto no § 6º deste artigo;
...............................
§ 6º  Excetuam-se da antecipação prevista na alínea “i” do inciso I do caput deste artigo, os produtos classificados na posição NCM/SH 1905.90.90, aos quais se aplicam as disposições contidas no art. 900-A, II e § 1º, VI, deste Regulamento.” (NR)
Art. 5º  O art. 7º, § 3º, do Decreto Estadual nº 26.596, de 24 de janeiro de 2017, que regulamenta a Lei Estadual nº 10.075, de 13 de julho de 2016, que institui a obrigatoriedade de aposição de selo fiscal de controle em vasilhames acondicionadores de água mineral natural ou água adicionada de sais minerais, passa a vigorar com a seguinte alteração:
“Art. 7º  ...................
...............................
§ 3º  Fica concedido aos contribuintes a que se refere o caput deste artigo, crédito presumido do ICMS no valor correspondente ao preço pago pelos Selos Fiscais de Controle efetivamente utilizados nos vasilhames comercializados no território deste Estado, em cada período de apuração, para fins de compensação, da seguinte forma:
I - contribuinte não optante pelo Simples Nacional, com o ICMS próprio;
II - contribuinte optante pelo Simples Nacional, com o valor do ICMS a ser pago por substituição tributária sob o Código de Receita 1221 – ICMS Selo Fiscal de Controle.
...............................” (NR)
Art. 6º  Este Decreto entra em vigor na data da sua publicação, produzindo efeitos:
I - a partir de 1º de maio de 2017, em relação ao art. 5º;
II - imediatos, com relação aos demais dispositivos.

ROBINSON FARIA


André Horta Melo


Comentários
MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

Facebook

Consulta de NFes direto da Sefaz Com download automático de XMLs de NFes e NFSes, DANFes e mais

20% de desconto nos primeiros 6 meses! Descontos especiais para escritórios contábeis.

conheça mais

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.08 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César