x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Sped em Foco

05/07/2009 00:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Sped em Foco

Profissionais do setor contábil buscam conhecimento e tiram dúvidas em palestra promovida pelo Sincovaga-BH

Contabilistas e empresários do segmento do varejo de alimentos lotaram o auditório da Fecomércio Minas para tirar dúvidas sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) , na palestra promovida pelo Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de BH (Sincovaga BH), com o apoio da Federação.

O evento, realizado em 30 de junho, teve como palestrante o consultor jurídico e tributário, Evarley dos Santos Ferreira, que abordou questões como pessoas obrigadas ao Sped, estrutura do Sped fiscal e contábil, prazos de entrega, dentre outros. O presidente do Sincovaga-BH, empresário Airton Salim, deu as boas vindas aos mais de 150 participantes do evento: "É com muita satisfação que realizamos mais este Sincovaga Em Foco, com presença expressiva dos contabilistas. O Sincovaga e a Fecomércio Minas reconhecem e valorizam a importância do trabalho desempenhado por esta classe; nosso Sindicato quer incentivar cada vez mais a participação dos contabilistas nos eventos promovidos pelo Sincovaga-BH".

O palestrante fez uma exposição detalhada do Sped. "O mais importante neste contexto é entender o que fazer e aí aplicar na prática, porque muitas coisas aqui citadas dependem do aplicativo que eu uso na minha empresa e tem também questões relativas à particularidade de cada empresa. Temos poucas pessoas trabalhando com isso, existe muita desinformação tanto na classe empresarial, quanto na classe contábil; alguns imaginam que isso é mais uma coisa que veio e não vai ser usada, mais um elefante branco, e não é isso, nós contabilistas temos que refletir sobre a melhor aplicação para o Sped", orientou Evarley dos Santos Ferreira.

Os consultores do Sincovaga-BH estão aptos para dar apoio nesse novo sistema. "Meu trabalho é auxiliar o empresário na geração de informações corretas para a montagem do plano contábil. Assim, o empresário poderá gerar o Sped de maneira correta", comentou o consultor da área de controladoria do Sincovaga BH, Newton da Silva, confirmando que o conhecimento sobre o Sped é fundamental não apenas para contabilistas, mas para empresários.

A contabilista Maria Mercês aprovou o elogiou a promoção do evento: "Nossa área precisa de muita reciclagem. Com a implementação do Sped, a importância disso fica maior ainda. A palestra foi muito importante porque o Sped, por ser uma novidade, precisa ficar muito claro para as empresas e para nós que trabalhamos com contabilidade".

Como funciona o Sistema
O Sped, instituído por meio do Decreto 6.022, de 22 de janeiro de 2007, consiste basicamente na modernização dos processos e relações de cumprimento das obrigações com o fisco, com a substituição dos livros contábeis e fiscais por arquivos digitais.

O sistema tem como premissas básicas validar juridicamente o documento eletrônico como documento oficial para todos os fins; promover a atuação integrada dos fiscos federal, estaduais e municipais e dos órgãos fiscalizadores; eliminar a redundância de informações por meio da padronização, uniformização e racionalização das obrigações acessórias; e uniformizar as informações prestadas pelo contribuinte às diversas unidades federadas.

Fonte: Fecomércio Minas

Enviado por: Wilson Fernando A. Fortunato

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.