x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Governo garante que vai manter desoneração da folha

Não há perspectiva de retirada da desoneração da folha de pagamento das empresas que têm se beneficiado da medida, afirmou ontem o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

30/01/2014 07:08

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Governo garante que vai manter desoneração da folha

Não há perspectiva de retirada da desoneração da folha de pagamento das empresas que têm se beneficiado da medida, afirmou ontem o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ele afirmou que é mais provável que haja a renovação da desoneração, que se encerra em dezembro de 2014. "A desoneração tem ajudado muito, possibilitou que o setor produtivo continuasse contratando trabalhadores e aumentando a eficiência", afirmou. 
 
Os setores atendidos pela desoneração deixaram de pagar 20% de contribuição previdenciária sobre a folha de salários e passaram a arcar com uma alíquota de 1% ou 2% sobre o faturamento bruto anual, descontada a receita de exportação.
 
O governo deixou de arrecadar em 2013, por conta do incentivo, R$ 13,2 bilhões. A projeção do governo para 2014 é de R$ 21,6 bilhões. Houve rumores de que o benefício não seria renovado para alguns setores no fim da validade da medida, em dezembro deste ano. Segundo o ministro, todos os setores beneficiados têm "aproveitado bem" o estímulo, que deve continuar. 
 
A presidente Dilma Rousseff afirmou há duas semanas que a desoneração será "permanente". 
Representantes de vários setores da economia, como têxtil, se reuniram ontem com o secretário de política econômica da Fazenda, Márcio Holland, para uma avaliação dos resultados da política.  
 
O economista-chefe da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco, afirmou  que a preocupação do setor industrial é com a continuidade da desoneração da folha de pagamento a partir de 2015. "Como as empresas precisam se planejar, essa decisão é importante", disse após participar da reunião.
 
Segundo ele, no segmento industrial a avaliação geral é de que a medida é bastante positiva. "Como uma medida estruturante, ela precisa ter caráter permanente", defendeu. Ele acrescentou que a desoneração da folha teve impacto positivo sobre o nível de atividade, do emprego, dos investimentos e das exportações.
 
O presidente do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre), José Martins, que também esteve na reunião, afirmou que o setor não demitiu no ano passado por causa da desoneração da folha, apesar de o setor de ônibus ter sido o que mais sofreu com a redução de tarifas. Segundo ele, há uma expectativa de que a produção cresça este ano entre 1% e 2% em relação a 2013. "Não vai ser um ano tão bom como a gente esperava, mas não vai ser ruim", resumiu. 
De acordo com Holland, a discussão para tornar a renúncia fiscal permanente está iniciada. "A avaliação demonstra que a medida tem competência e capacidade para ser permanente, porque está beneficiando a economia brasileira", disse. 
 
Impactos – Segundo estimativas da CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgadas pelo secretário, 96% dos setores beneficiados aprovaram a medida, entre eles têxtil, autopeças, brinquedos, transporte, serviços e construção civil. 
 
A taxa média mensal de demissão das empresas enquadradas na política caiu de 15% (de janeiro de 2007 a dezembro de 2011) para -3% (de janeiro de 2012 a junho de 2013). 
De acordo com a CNI, 43% das empresas passaram a prever aumento de exportação. Antes nenhuma tinha perspectiva de ampliação das vendas para o mercado externo. Hollan disse que não haverá inclusão de novos setores na política de desoneração da folha. Pode haver eventuais ajustes, nada mais. 
 
Fonte: Diário do Comércio – SP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.