x

O novo perfil do profissional de Recursos Humanos

A área de Recursos Humanos é atualmente uma das mais promissoras do mercado de trabalho no Brasil. Saiba o novo perfil de profissional que o mercado demanda.

25/03/2014 09:32:35

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O novo perfil do profissional de Recursos Humanos

Da evolução de operacional para estratégica, a área ganhou importância e o profissional, relevância. Há oportunidades surgindo em empresas de todos os setores. Essa demanda está ligada a três fenômenos: A chegada de mais empresas estrangeiras ao país, o avanço das companhias de porte médio e a profissionalização das famílias. Sem contar com a rotatividade natural da área e a guerra geral por profissionais qualificados, para dar suporte ao crescimento das empresas em todas as especialidades.

O profissional de RH que atende melhor a esse momento de novos cenários de negócio é aquele que tem boa visão de administração. Além disso, é quem demonstra habilidade para desenhar e negociar políticas e práticas que impulsionem os objetivos do negócio por meio da produtividade e do engajamento das pessoas. Em outras palavras, alguém hábil politicamente e com capacitação suficiente para ser parte atuante da aplicação do plano estratégico da empresa.

Segundo o mestre do RH, o americano Dave Ulrich, o profissional de RH que faz a diferença é aquele que sai da sua zona de conforto e opera coisas diferentes do seu tradicional papel. Ele deve procurar entender de vendas, finanças, marketing, estratégia... Ele deve conhecer como essas áreas impactam o negócio principal da empresa. Ele deve deixar de ser o Executivo de apoio para ser a peça-chave e, com isso ganhar visibilidade na organização em que trabalha.

E por causa dessa necessidade de um novo perfil, a área vem cada vez mais notando a presença de outros profissionais com perfil menos comportamental. Administradores de Empresas e Engenheiros vem aumentando gradativamente a sua participação no RH. Só o perfil comportamental não segura mais um profissional no RH. É preciso entregar resultados, trabalhar com metas claras, medir a eficácia das práticas e saber circular nas outras áreas da empresa. Resumindo, ele deve entender muito bem a linguagem do negócio, conhecer o mercado, saber aplicar ferramentas de gestão no momento certo e para as pessoas certas.

Por: Paulo Carvalho

Fonte: Portal Administradores

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.