x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Mercado reage bem à avaliação da Standard Poor's, diz presidente do BNDES

BRASÍLIA - Coutinho ressaltou que a Standard & Poor's é uma classificadora de risco, entre outras duas importantes - Moody's e Fitch -, que mantiveram suas avaliações no Brasil

26/03/2014 08:09

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Mercado reage bem à avaliação da Standard Poor's, diz presidente do BNDES

BRASÍLIA - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse, nesta terça-feira (25), que a melhor resposta para o rebaixamento da nota para a economia brasileira está sendo dada pelo mercado, que recebeu com tranquilidade a avaliação. Ontem, a agência internacional Standard & Poor's (S&P) reduziu a nota da economia brasileira de BBB para BBB-.

"A bolsa continua firme, contrariamente a algumas expectativas, a taxa de câmbio recuou - pelas cotações que eu estava acompanhando antes de chegar aqui -, mas mostra a maturidade, a tranquilidade do mercado brasileiro em processar essa notícia", avaliou ao participar, nesta terça-feira, de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Coutinho ressaltou que a Standard & Poor's é uma classificadora de risco, entre outras duas importantes - Moody's e Fitch -, que mantiveram suas avaliações no Brasil. "Tenho total confiança na firmeza da política fiscal brasileira, que o futuro mostrará a consistência [da economia] e os resultados demostrarão que a política é uma política de controle das condições de endividamento e manterão essas condições saudáveis de capacidade de atrair investimentos que o Brasil demostra".

Para o presidente do BNDES, aparentemente, o impacto da nota sobre o custo de capital não é relevante ou ele já estava precificado. Coutinho explicou que o impacto também deve ser pequeno ou nulo nos investimentos diretos, dadas as oportunidades de investimento no Brasil serem muito amplas, em várias áreas, como petróleo e gás, agronegócio e na logística necessária escoar a produção.

"O Brasil tem um mercado interno que permanece firme, apesar do crescimento relativamente reduzido do PIB [Produto Interno Bruto - soma das riquezas produzidas pelo país], em 2012, que se recuperou um pouco em 2013 e o crescimento do emprego e da renda se sustentam. O mercado interno continua atrativo e nós temos assistido um grande número de consultas e investimentos diretos estrangeiros. Temos grandes projetos em andamento, de forma que eu manifesto minha confiança de que o investimento direto continuará firme", disse Luciano Coutinho.

Fonte:Agencia Brasil

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.