x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Empreender se faz ao empreender

Por pior que seja a neblina tem sempre alguém na estrada, avançando rumo ao seu destino. Apesar de não enxergar quase nada à frente, o motorista avança e respeita a sinalização de "não parar na pista".

17/04/2014 11:22

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Empreender se faz ao empreender

Porque, com a prática, aprendemos a confiar que a estrada nos garante o acesso ao nosso destino final. E é apenas uma questão de ter fé para vencermos o incômodo do trajeto com pouca visibilidade e chegar ao nosso destino.

Quando começamos a empreender somos também vítimas dessa neblina futura.

Por mais que tenhamos feito nosso dever de casa, por mais reservas que tenhamos acumulado, por mais parentes dispostos a nos emprestar dinheiro, mesmo assim o sucesso de nosso novo negócio dependerá de conseguir traçar nosso caminho rumo às expectativas, desejos e necessidades de nossos clientes.

Antes, portanto, de lançar a pedra fundamental de sua futura empresa, reflita com o poeta espanhol Antonio Machado que escreveu: "Caminhante, não há caminho, o caminho se faz ao caminhar".

Mas lembre-se que, mesmo na incerteza de se caminhar para fazer o caminho, você terá de encontrar bolsos ávidos para confirmar a humanidade plena de sua freguesia na outra ponta.

Se duvida dessa ilação, gostaria de te lembrar que ainda não inventaram máquina que compre. Mesmo com toda a tecnologia moderna e com equipamentos maravilhosos à nossa disposição.

O amadurecimento da compra e, especialmente, a decisão de se comprar um produto ou serviço respeita a decisão final do cliente.  E se sua empresa traçar um caminho maravilhoso mas errar os bolsos, poderá falir.

Portanto, um ajuste permanente entre os investimentos necessários para consolidar a médio prazo um produto e/ou serviço deve ser ajustado em tempo real com as necessidades sempre voláteis da sua freguesia.

Assim, você ajusta seu caminhar ao caminho que criará até se tornar uma contrapartida necessária às necessidades de seus consumidores. E os ajudará a confirmar suas expectativas, todas humanas por excelência.

Aí terminam as comparações com uma estrada com neblina densa, que sempre nos leva a um destino que reconhecemos.

Pois no caso de um empreendimento, a cada venda estaremos sondando bolsos instáveis e infiéis. Sem um CPF fixo, sem um montante para gastar em nossa empresa.

Mas que nos ensinam a cada compra que nos pagam ou a cada contrato assinado quais são suas vontades explícitas. E se soubermos entendê-las e atendê-las teremos, aí sim, conseguido transformar nosso caminhar em caminho consolidado.

Numa rotina que nos ajudará a transformar cada comprador eventual num cliente permanente. Que nos respeitará a ponto de esperar os novos lançamentos de nossos produtos e serviços.

Como já acontece com muitas empresas e marcas que fazem parte de sua referencia de consumidor. Não é mesmo?

Fonte: Uol

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.