x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Cinco dicas infalíveis para quem quer aprender inglês

Quem quer atingir a fluência no idioma mais rápido deve ter disciplina e estudar em turmas pequenas

23/04/2014 09:53

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Cinco dicas infalíveis para quem quer aprender inglês

O conhecimento em idiomas estrangeiros é uma competência indispensável e altamente desejável pela maioria das empresas. Você já não tem tempo a perder e quer acelerar seu aprendizado na língua inglesa? Confira as dicas de Rosangela Souza, sócia-diretora da Companhia de Idiomas, para aumentar suas chances de sucesso no estudo do idioma. 
 
1) Vai para uma escola de inglês? Só estude em salas com turmas pequenas. O ideal para o aprendizado é de seis alunos em sala. Mais que isso, o tempo de fala de cada aluno é mínimo, independentemente do método. Aprender um idioma não é como aprender história. Você precisa falar muito para perder o medo de se expor, e ser ouvido pelo professor para que ele o corrija.  Como o professor consegue ouvir vinte alunos em sala?  Não consegue.  Se puder escolher, opte por aula particular com um professor indicado por um especialista.  Há escolas que só fazem isso: mapeiam suas necessidades e buscam o melhor professor para você, com aula na sua residência ou empresa.
 
2) Se não é disciplinado, torne-se. Mas divirta-se também! Para aprender um idioma, você precisa estudar as regras, o vocabulário, a pronúncia.  Leia pelo menos um artigo por dia, aprendendo palavras e observando estruturas. Precisa ouvir música, assistir vídeos para treinar a compreensão oral ou cursos no Coursera. Há infinitas possibilidades de colocar o inglês na sua vida e ainda se divertir e aprender outras coisas ao mesmo tempo.  Você também precisa falar todos os dias - com o professor, com seu chefe, seu primo...  Combine com várias pessoas diferentes:  almoce com um amigo uma vez por semana, só falando em inglês. Combine com seu chefe algo assim, e, aos poucos, falará com pessoas diferentes, em contextos diversos.  É por aí.  Não pense que vai aprender só fazendo aula duas vezes por semana.   
 
3) Empatia é tudo. Se não gosta do professor, troque de docente, de turma, de escola. Você precisa se sentir confortável com aquela pessoa, tem de ter prazer com este aprendizado. Lembra daquele professor que você amava no Ensino Fundamental? Coincidentemente você prestava mais atenção e estudava mais para a matéria dele.  Mas não comece a colocar defeito em tudo: no professor, no livro, no método - isso pode ser um mecanismo de defesa, muito comum em quem não gosta de determinado aprendizado. Ele vai sempre dizer que não aprende porque há algo externo que o atrapalha. Quem quer, encontra um jeito. Quem não quer, encontra uma desculpa.
 
4) Hoje se aprende idiomas com métodos muito diferentes entre si. Qual o melhor? Aquele que mais se aproxima da sua forma de aprender. Há pessoas que aprendem mais com livros, outras pela internet, algumas preferem simulações. O melhor dos mundos é a aula particular com um professor e método adequados ao seu perfil, com um programa orientado e acompanhado por especialistas. O investimento é maior se comparado a escolas franqueadas, mas, se seguir as orientações dos itens 2 e 3,  você investirá por muito menos tempo. Avalie custo-benefício. Se não puder mesmo pagar por algo assim, opte por um professor indicado por alguém que conheça  ou que tenha obtido ótimos resultados com aquele profissional. Ou então escolha uma escola que tenha uma turma pequena - e um excelente professor. Há instituições que permitem o rateio da hora-aula entre seus amigos, e o professor vai até você. Quem sabe você pode ter melhores resultados com os colegas do trabalho, com seus amigos do prédio ou alguém da família?
 
5) Só faça intercâmbio para aprender inglês quando chegar ao nível intermediário aqui no Brasil. Um mês no exterior trará excelentes resultados se você já tiver nível intermediário, porque você naturalmente aproveitará qualquer oportunidade para se comunicar: com o atendente do mercado, professores, colegas de outras nacionalidades. Se estiver no nível básico, provavelmente vai ficar mais calado e seu melhor amigo será o brasileiro que fala melhor que você. E isso é péssimo.

Fonte: Terra

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.