x

Novos Prazos do eSocial

Até o momento não há uma publicação oficial por parte da Secretaria da Receita Federal ratificando essas datas, mas a ausência da liberação do layout final e dos ambientes oficiais para testes de integração entre os softwares...

12/05/2014 08:59

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Novos Prazos do eSocial

Até o momento não há uma publicação oficial por parte da Secretaria da Receita Federal ratificando essas datas, mas a ausência da liberação do layout final e dos ambientes oficiais para testes de integração entre os softwares de folha de pagamento e o ambiente da Secretaria da Receita Federal consolida a previsão de um novo prazo.

É extremamente importante que as empresas utilizem esse cronograma para adequar a preparação de suas equipes ao início da implantação do eSocial. Esse trabalho requer um planejamento de capacitação e de definição da estratégia de integração entre os clientes e escritórios de contabilidade, pois mais que uma implementação em sistemas, o eSocial traz uma grande mudança de cultura e necessidades de ajustes de processos no tratamento de informações da folha de pagamento.

Wolters Kluwer Prosoft vem acompanhando atentamente as publicações e as novas exigências demandas pelo eSocial. Desta forma dividiu em três importantes fases as adequações nos sistemas:

Saneamento cadastral O eSocial traz uma série de novas informações que deverão ser preenchidas em diversos cadastros, novas tabelas de referência para serem conciliadas com as já existentes e dados cadastrais que precisarão ser atualizados e/ou complementados. Além de implementar os novos campos, serão disponibilizadas também ferramentas de apoio e gestão do trabalho de saneamento.

Integração entre o escritório e seus clientes O eSocial exige um processo eficiente de interação entre o escritório e seus clientes, para que seja possível atender a velocidade e a precisão das informações que deverão ser prestadas ao governo. Neste contexto, a Folha de Pagamento e o Office2 CRM contemplarão todas as implementações necessárias para prover a comunicação e troca de informações entre escritório e seus clientes, eliminando qualquer tipo de barreira na recepção e transmissão de dados cadastrais e movimentações sociais.

Geração e gestão dos arquivos do eSocial Na Folha de Pagamento, será implementado o Gerenciador do eSocial que será totalmente automatizado. Desse modo, os processos serão simplificados, com poucas alterações no dia a dia dos usuários. Todas as informações geradas, para esta obrigação, serão centralizadas em um único local. E, assim, tornará possível a gestão e a transmissão dos dados aos órgãos oficiais, de forma simples e eficiente.

Nas próximas atualizações, serão implementados novos recursos visando atender ao eSocial nos sistemas Wolters Kluwer Prosoft. Fique atento aos comunicados publicados na Central OnLine e mantenha-se atualizado sobre as liberações.

Fonte: SPED Brasil

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.