x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Como evitar os erros mais comuns ao fazer networking

Manter o contato com outros profissionais para troca de experiência e oportunidades é um hábito bastante recomendado para crescer na carreira. Na hora de fazer networking todo cuidado é pouco.

04/08/2014 13:56

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como evitar os erros mais comuns ao fazer networking

Manter o contato com outros profissionais para troca de experiência e oportunidades é um hábito bastante recomendado para crescer na carreira. Na hora de fazer networking, portanto, todo cuidado é pouco. Um levantamento da OfficeTeam, empresa de recrutamento de trabalhadores temporários, identificou os principais erros cometidos por profissionais - e as melhores formas de evitá-los.

Para 42% dos mais de 300 executivos americanos entrevistados, o principal equívoco é não pedir ajuda quando necessário. "Muitas vezes, as pessoas não pedem ajuda para aqueles na sua rede por vergonha, ou porque acham que podem ter sucesso sozinhos", diz o diretor executivo da OfficeTeam, Robert Hosking. "Mas na hora de procurar um emprego novo ou construir sua visibilidade, toda conexão é importante".

Não manter o contato frequente com a rede é o segundo erro mais comum, citado por 28% dos participantes. Como solução, o contato on-line surge na preferência de 47% dos respondentes, que consideram essa a forma mais eficiente de manter contatos ativos. Já 24% acham um almoço ou café mais interessante. Hosking reforça que os encontros físicos não devem ser completamente substituídos pelos virtuais. "Essas reuniões permitem que você associe um rosto ao nome, e assim fica mais fácil causar uma impressão memorável." Participar de eventos profissionais (13%) e de uma associação da sua área (11%) também são sugestões importantes, segundo os executivos.

Outros erros que merecem atenção incluem não agradecer pela ajuda dos outros (17%), não oferecer auxílio quando outros precisam (7%) e "queimar o filme" com empregadores anteriores (6%). Para contornar os riscos, a OfficeTeam recomenda ainda manter o networking constante, e não apenas em momentos de necessidade, e ter agilidade para responder e retomar contatos após encontros.

Fonte: Valor Econômico 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.