x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

PIB do Brasil cai 0,6% no 2º trimestre e país vê recessão técnica.

Contração da atividade entre abril e junho segue queda de 0,2% nos três primeiros meses do ano, aponta IBGE

29/08/2014 16:58

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
PIB do Brasil cai 0,6% no 2º trimestre e país vê recessão técnica.

PIB do Brasil cai 0,6% no 2º trimestre e país vê recessão técnica.

A economia brasileira teve contração de 0,6% no segundo trimestre de 2014, em  relação aos três primeiros meses do ano, na série com ajuste sazonal. A  Indústria apresentou queda de 1,5% entre abril e junho enquanto os Serviços  declinaram 0,5%. Em sentido contrário, a Agropecuário avançou 0,2%.

O resultado ficou abaixo da média apurada pelo Valor Data  junto a 20 consultorias e instituições financeiras, que apontava queda de 0,4%  no Produto Interno Bruto (PIB) do período. No primeiro trimestre, a economia  registrou retração de 0,2%, após revisão. Originalmente, foi reportado  crescimento de 0,2% nos três meses até março. No trimestre final de 2013, houve  expansão de 0,5%, em vez de 0,4%.

Com a revisão, o país enfrenta uma "recessão técnica", quando há dois  trimestres consecutivos de queda da atividade econômica.

Pela ótica do gasto, o resultado negativo do PIB foi puxado pelas quedas da  formação bruta de capital fixo (-5,3%) e da despesa de consumo da administração  pública (-0,7%), destacou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE) em nota.

A despesa de consumo das famílias aumentou 0,3% no segundo trimestre, em  relação aos três meses antecedentes. As exportações cresceram 2,8%, enquanto as  importações recuaram 2,1%.

Na comparação com o segundo trimestre de 2013, o Produto Interno Bruto (PIB)  brasileiro encolheu 0,90%. Nos 12 meses encerrados em junho, houve, contudo,  crescimento, de 1,4%.

Fonte: Valor Economico

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.