x

O que vale numa carreira profissional?

Não é difícil perceber quando alguém deixa seu emprego de forma “turbulenta”. Nos dias atuais, estas situações contraditórias acabam tornando-se públicas.

22/10/2014 11:50

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O que vale numa carreira profissional?

Eu tive o prazer de trabalhar por duas oportunidades numa mesma empresa. Ou seja, saí (pedi demissão) e após algum tempo fui novamente contratado pelo mesmo empregador. Acredito que esta situação só se deu porque sempre tive uma atitude bastante profissional durante o meu primeiro contrato. Na minha segunda saída (também pedi demissão), após onze anos de trabalho – considerando os dois contratos, também tive uma saída tranquila e deixei as “portas abertas”.

Não é difícil perceber quando alguém deixa seu emprego de forma “turbulenta”. Nos dias atuais, estas situações contraditórias acabam tornando-se públicas. Seja pelas redes sociais, seja porque as referências nos currículos não mencionam todos os empregadores com lacunas de tempo consideráveis. Quando recebo currículos para análise, este é um item que sempre verifico: se o tempo entre um emprego e outro está compatível ou há omissões. Caso haja omissões e se há interesse real no candidato marco uma entrevista e vamos tentar entender o histórico. Em alguns casos há evidente interesse em omitir situações e por isso acaba por colocar toda a entrevista sob suspeita. Acrescenta-se mais desconfiança quando o candidato menciona que resolve facilmente conflitos, é um líder pela sua atitude, que se percebe flexível na busca de soluções e tenta olhar as situações pelo viés de outrem. Mas, seu currículo mostra a direção contrária, pois não menciona ex-colegas que tenham sido seus chefes, por exemplo. Claro que esta situação, por si só, não qualifica ou desqualifica qualquer pessoa. Quando se fala do passado, se o tom da entrevistado se alterar, isso não é um bom sinal.

Como atuo na área de Tecnologia da Informação, tenho maior atenção quando um candidato não possui qualquer perfil nas redes profissionais ou sociais. Não é comum. Todavia, não é obrigação. A simples ausência do perfil numa rede como Linkedin, não desabona o candidato, apenas gera uma suspeita sobre sua real conduta (conflitos).

Tenho pensado: no atual nível de informação disponível na “grande rede” sobre todos nós é quase impossível que haja sigilo sobre conflitos. A chance de manter discrição será ainda menor quando há judicialização do conflito. Como os processos tramitam, em parcela significativa, no sistema de Processo Judicial Eletrônico – PJE, haverá ainda maior disseminação de informações pela WEB. Seja quais forem as disputas por causas trabalhistas, financeiras, despejos, falta de pagamentos ou outras inúmeras situações, as informações estarão disponíveis e de alguma forma seremos avaliados.

Nossos colegas, concorrentes, familiares, clientes, empregados, parceiros ou empregadores estarão conosco na mesma situação: a privacidade está diminuta e isso também reflete-se em nossas carreiras profissionais. Até nossos vizinhos terão acesso ao que andamos fazendo por aí. Poderá haver algum atraso na atualização, mas nosso presente estará disponível para pesquisas por bastante tempo e nosso passado terá uma duração longa na memória dos buscadores de conteúdo na internet.

Ficou curioso? Aí vão algumas dicas:

- vá para a página do seu buscador (bing, google, etc);

- informe o seu nome ou da pessoa a ser consultada entre aspas;

- adicione as palavras “processo” ou “advogado”;

- experimente usar a palavra “conflito” ou “ocorrência”;

- use sua criatividade para ir mais longe.

Eu costumo fazer estas pesquisas, também, sobre profissionais que irão trabalhar em projetos (quando contrato ou quando serão parceiros na execução). Prefiro saber com quem e como lidar com os profissionais que estarão lado a lado tentado gerar resultado nos projetos.

E então ficou satisfeito com o que apareceu como resultado? Faça uma avaliação em comparação com as recomendações que estão nos seus perfis das redes.

Ainda é tempo de obter uma boa reputação!

Por: Mauro Negruni 

Fonte: Site Baguete

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.