x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Ética, transparência e seriedade

São pontos essenciais na gestão de empresas, junto com a responsabilidade

21/11/2014 10:43

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Ética, transparência e seriedade

Ética, transparência e seriedade

A adoção de boas práticas em governança corporativa é necessária e desafiadora. Nesse aspecto, além da estruturação de um sistema de gestão com indicadores, processos, política e avaliação de riscos, norteando os planos de ação, assim como o engajamento de colaboradores, é essencial a cultura organizacional fundamentada em valores, estabelecendo credibilidade às pessoas e à forma como são executadas as atividades.

Em todas as organizações, sejam grandes ou pequenas, iniciantes ou consolidadas, a governança é ponto inegociável. A transparência e clareza de objetivo é o que dá segurança aos stakeholders, mesmo com incerteza econômica e política.

Na Blue Tree, temos um forte DNA de inovação e qualidade, que permeia todas as ações, e uma gestão estruturada para viabilizar maior rentabilidade e valorização dos empreendimentos administrados. Esse trabalho tem como alicerce a metodologia Kaizen (sistema de produção adotado pela Toyota), que adaptamos às nossas necessidades, que consiste em buscar a melhoria contínua. Os indicadores de qualidade, aliados à gestão de risco e ao nosso DNA, nos permitem ver cada problema como uma oportunidade de melhoria ou inovação, buscando soluções que nos façam dar saltos em ideias, fugindo das amarras do hábito. Temos uma prática que chamamos de "Plus One Thinking" ou "Pense mais Um" onde exercitamos a mente a buscar soluções positivas que surpreendam e encantem.

Acredito que a governança tem a função de estabelecer regras não de controle, mas de fortalecimento da responsabilidade individual e das empresas junto à comunidade interna da organização, da sociedade e do País junto às comunidades. Resumindo, governança corporativa deve fortalecer o respeito ao próximo e ao sentimento de união e de pertencer das pessoas aos objetivos de valor das empresas.

[email protected]

Empresária e presidente do Blue Tree Hotels, 4ª maior rede hoteleira do País

Por Chieko Aoki

Fonte: DCI-SP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.