x

5 habilidades que todo empreendedor deve ter

As habilidades que os empreendedores devem desenvolver para serem bons gestores

11/12/2014 14:15

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
5 habilidades que todo empreendedor deve ter

As características e as competências necessárias para ter sucesso como empreendedor são parecidas com as necessárias para se tornar um executivo líder. As tarefas e as formas de atuação são similares. A gestão de uma empresa, não importa seu tamanho, setor ou forma de atuação, exige a execução de três tipos de tarefas com competências e preferências comportamentais específicas.

É preciso saber e gostar de vender, ter competência para executar e produzir os produtos ou serviços vendidos; e, finalmente, é fundamental ser organizado para administrar e controlar a empresa. Veja outras habilidades necessárias:

1. Saber vender 
Sem vendas, não existe empresa. Vender significa se expor, definir preços, negociar, dar descontos, estabelecer valor. Isto é bem complicado, sobretudo porque o empreendedor, de certa forma, vende a si próprio, suas ideias, os produtos que criou e produziu.

2. Ter uma forte autoestima
Recusas ou críticas podem abalar bastante um empreendedor. Para superar esse sentimento negativo, ele deve desenvolver uma forte autoestima. Precisa acreditar em si próprio e em suas ideias, mas no limite de não ser teimoso e intransigente.

3. Saber controlar
Uma empresa terá o tamanho do limite que o seu líder é capaz de controlar. Controlar pressupõe a capacidade de estabelecer critérios e protocolos e, sobretudo, a de desenvolver o prazer em ouvir detalhes legais e financeiros. Os mais altos custos empresariais no Brasil são os dos impostos e os financeiros. Um empreendedor precisa estar pessoalmente atento a isso.

4. Montar uma equipe confiável
Produzir exige persistência, competência técnica e trabalho árduo. Capacidade de virar noite com as equipes. É fundamental estar junto e saber como as coisas estão sendo feitas. Como é muito difícil conseguir ser competente e ter prazer em fazer essas três tarefas, um empreendedor tem que ser humilde para encontrar e confiar em outras pessoas, sócios, parceiros ou empregados, que o ajudem e façam aquilo que ele não tem muita habilidade para fazer.

Buscar e confiar em pessoas diferentes dele e que tenham competências e preferências complementares. Ninguém faz sucesso sozinho. O sucesso sempre vem em duas ou mais pessoas.

5. Enxergar sinais do mercado
O empreendedor de sucesso é também aquele que tem a capacidade de saber antecipar, ou seja, a capacidade de prever o futuro. O futuro é uma consequência do que já está acontecendo. Nada é por acaso, nada acontece de repente.

Tudo é precedido por sinais fracos, eventos e acontecimentos antecipatórios. O bom empreendedor é aquele que sabe enxergar esses sinais e, a partir deles, consegue avaliar e prever o que vai acontecer.

Finalmente, para ter sucesso como empreendedor é preciso desenvolver uma grande capacidade de suportar o risco e a incerteza. Com o desenvolvimento de cada um desses pontos, o empreendedor e bom gestor ocuparão o mesmo lugar.

Gilberto Guimarães é professor da BSP – Business School São Paulo.

Fonte: Exame.com

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.