Contábeis o portal da profissão contábil

19
Aug 2017
11:57
você está em:

Conteúdo » Notícias

A importância da contabilidade para a governança corporativa

como a governança corporativa pode ser implementada em um escritório contábil e veja ainda qual é a importância da contabilidade para a governança corporativa.

postado 14/04/2015 09:45:37 - 6.787 acessos

Segundo o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), a “governança corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade”.

Na maioria das definições de governança corporativa — como a do IBGC, por exemplo —, é mencionado um sistema de monitoramento que envolve o relacionamento entre os proprietários, os acionistas, o conselho de administração, a diretoria executiva e outros órgãos e agentes de controle, mas a contabilidade também tem um papel importante na governança.

A contabilidade ajuda na manutenção da estrutura que oferece mais controles em relação aos objetivos da empresa, gerando e fornecendo informações financeiras contábeis, assim como acerca dos investidores, credores, instituições financeiras e outros stakeholders. Isso lhes permite que as perspectivas da entidade em termos de entradas e fluxo de caixa sejam avaliadas com mais eficiência, oferecendo mais efetividade à gestão da empresa e ao conselho de administração com o cumprimento das suas responsabilidades.

Qual a importância da contabilidade para a governança corporativa?

A governança corporativa se trata de um modelo de gestão onde é visada a transparência e uma dinâmica de longo prazo que procura a redução de custos. Em casos nos quais os bons princípios da governança corporativa não são respeitados, há uma assimetria informacional que pode resultar na possibilidade de fraudes contábeis, empréstimos questionáveis e evasão fiscal. Por isso a importância da empresa poder contar com um profissional de contabilidade sério, transparente e qualificado, para evitar que esse tipo de problema aconteça.

Devido a ser um assunto de grande amplitude, a governança corporativa tornou-se objeto de estudo em várias áreas, como finanças, contabilidade, economia, administração, direito e etc. Embora a contabilidade seja importantíssima para o estudo da governança corporativa, a contribuição dos acadêmicos de contabilidade ainda é muito pequena em vista do que poderia ser.

O papel da contabilidade dentro da governança corporativa foi definido, então, como sendo o uso de relatórios contábeis na promoção dos mecanismos de governança dentro das empresas — que são os meios por quais os administradores agem de acordo com o interesse dos investidores.

Outro papel importante da contabilidade para a governança corporativa é a criação de contratos de remuneração e incentivos dos executivos. Nesse sentido, os estudos feitos em torno do assunto já estão bem sedimentados.

A informação contábil se trata de um produto da contabilidade corporativa e sistemas de divulgação de relatórios, que procuram divulgar os resultados da empresa para o mercado. Essa divulgação de dados é o que subsidia o controle interno e ainda fornece informações indiretas assimiladas pelo mercado e incorporadas ao preço das ações das organizações.

Fonte: Grupo Sage

Notícia enviada por

ACOMPANHE NOSSAS NOTÍCIAS

Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Notícias

Certificado Digital certificados digitais com preços promocionais para contadores

desconto de 15% em certificados digitais e pague no boleto ou parcele sem juros no cartão.

conheça mais

Facebook


x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.06 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César