x

A documentação é o alicerce para soluções de gestão tributária

Ter a documentação atualizada faz com que muitos acessos aos suportes destas soluções fiscais não sejam mais necessários, já que acabam complementando um entendimento

28/04/2015 16:26

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A documentação é o alicerce para soluções de gestão tributária

Como todo sistema ERP, as soluções fiscais ou soluções de gestão tributária necessitam de documentos que deem suporte aos usuários internos e externos dos produtos na implementação e utilização, para mapeamento dos processos das empresas, para a entrega das obrigações acessórias ao Fisco e geração de relatórios que possam auxiliar na tomada de decisões. Para tanto, é essencial e imprescindível que a documentação técnica seja desenvolvida, revisada e atualizada periodicamente por profissionais especializados.

Conceitualmente, a documentação reúne características de registro histórico de como era determinado processo e como ele foi modificado ao longo do tempo, porém, cada vez mais as empresas e os profissionais buscam objetividade e redução de tempo na execução desses processos, sem comprometer a qualidade. Por essa razão é necessário que os profissionais especializados tenham discernimento e conhecimento teórico aliado à prática para oferecer esta praticidade aos usuários do sistema ERP fiscal-tributário.

Um fato comprovado é que a teoria sem a prática é incompleta e a prática sem a teoria se mostra uma simplificação grosseira. Vai muito além do que apenas pressionar o F1 do teclado para uma “ajuda” pontual. Ter a documentação atualizada faz com que muitos acessos aos suportes destas soluções fiscais não sejam mais necessários, já que acabam complementando um entendimento e terminam por ser um elo entre o plano teórico e o modo operacional.

Desta forma, há uma otimização dos desenvolvedores atuantes da documentação. Estes, podem se preocupar e despender suas horas em melhorias contínuas na forma e na essência das informações contidas para correta interpretação e utilização na gestão tributária empresarial.

É nesta linha de atuação e conversão que temos buscado cada vez mais a lapidação das documentações com a solução GUEPARDO.

O sistema mantém uma ferramenta tributária consistente que representa um alicerce às empresas dos diversos ramos de atividade. A empresa apoia e extrai dados com confiabilidade e segurança, além de fazer com que as informações contábeis, tributárias e societárias sejam aplicadas de maneira correta e entregues com exatidão aos Governos Federal, Estadual e Municipal.

Para isso capacitamos os nossos profissionais, consolidando suas técnicas e compartilhando suas experiências práticas na formatação transparente e objetiva da documentação do GUEPARDO.

Dentro de uma lógica apresentada e com visão alinhada ao produto, a documentação do GUEPARDO é um dos diferenciais das grandes organizações empresariais. O GUEPARDO disponibiliza, ainda, um catálogo de funcionalidades que inclui desde a extração dos documentos fiscais até a entrega final das obrigações acessórias, passando por configurações peculiares a cada obrigação acessória, relatório e informação relevante. Com clareza, a documentação auxilia na execução dos programas e transações geradoras das informações para o Fisco.

A partir de casos e dúvidas oriundas da prática é apresentada também uma relação de perguntas e respostas que, muitas vezes, auxiliam os usuários no dia a dia.
E com o aparato dos profissionais de suporte, a documentação, caso ainda gere dúvidas nos usuários, está em constante monitoramento e melhoria para atender plenamente às necessidades das empresas e de seus profissionais.

Recentemente, o GUEPARDO se tornou a única Solução Fiscal a garantir a certificação ABAP add-on Deployment on HANA para atender as empresas que adotaram a plataforma SAP HANA. É mais uma prova que a cada dia que passa, o GUEPARDO segue reforçando sua competência, agilidade e compromisso com a Solução de Gestão Tributária.

Johney Laudelino da Silva - Contador e Especialista da Solução para Gestão Tributária GUEPARDO da empresa FH Consulting desde julho de 2013. Possui MBA em Gerência Contábil pelo IBPEX.

Fonte: Portal Administradores

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.