x

Receita Federal lança o Guia do Viajante

Manual tem linguagem simples, direta e acessível

07/03/2016 11:51:11

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Receita Federal lança o Guia do Viajante

A Receita Federal acaba de lançar o Guia do Viajante para quem pretende viajar ao exterior. É um verdadeiro manual, que aborda a maior parte das questões relativas a viagens internacionais em linguagem simples, direta e acessível. As informações podem ser encontradas facilmente, quase sempre associadas a ilustrações, tabelas e vídeos orientativos.

O guia é dividido em três grandes áreas:

- Saída do Brasil: procedimentos que devem ser observados pelo viajante que está saindo do País, seja em viagem de turismo, seja em mudança definitiva; 
- Entrada no Brasil: concentra a principal fonte de informações ao viajante, consolidando o que ele precisa saber para não ter problemas ao passar pela Receita federal quando retornar ao País. As principais dúvidas do cidadão foram consideradas na elaboração de páginas que explicam didaticamente o que pode ser considerado bagagem, o que pode ser incluído na cota de isenção, o que deve ser declarado à Receita Federal e outros temas importantes; 
- e-DBV: apresenta o sistema eletrônico que o viajante utilizará para apresentar sua declaração eletrônica de bagagem ou porte de valores à Receita Federal nas situações obrigatórias. Aqui poderão ser encontradas desde informações sobre o que é uma e-DBV e quando declará-la até um detalhado passo a passo de como utilizá-la.

O Guia do Viajante traz ainda uma área complementar, o Saiba Mais, que fornece ao usuário informações que auxiliam o entendimento dos principais assuntos relacionados à bagagem. É o que se encontra nos ícones de Glossário, Legislação, Links Úteis e Publicações. Além disso, o cidadão poderá consultar a seção Perguntas e Respostas, com casos reais e orientações precisas sobre como proceder em diversas situações de sua viagem.

O Guia do Viajante, que orienta o viajante internacional de forma completa e com regras transparentes, é mais um produto de excelência oferecido pela Receita Federal. Atualmente, a página de orientação aos viajantes internacionais da RFB conta com mais de 70 mil acessos mensais. O novo guia deve ampliar essa procura, pois apresenta informações ao público externo de forma mais amigável.

Fonte: Receita Federal

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.