Contábeis o portal da profissão contábil

27
Jul 2016
00:31

Login

entrar lembrar
Cadastre-se Grátis
você está em:

Informações » Notícias

Como definir missão, visão e valores no meu escritório contábil?

Qual é o propósito (objetivo principal) do meu negócio? Quais benefícios entregarei com os meus serviços? Quem serão os beneficiários desses serviços? Como prestarei esses serviços?

postado 28/03/2016 14:19:09 - 1.042 acessos

A missão, visão e valores que você define para o seu escritório contábil é o que formará a base do seu negócio e a estrutura do seu planejamento para o futuro. Essa definição é normalmente estabelecida quando a organização ainda está na sua fase inicial e serve de base para criar um plano de ação estratégica com maior foco. Porém, é necessário um processo contínuo de revisão para garantir que eles ainda sejam relevantes depois de um tempo e atendam às necessidades de crescimento da empresa diante das mudanças que podem ocorrer no segmento.

Por isso, neste post explicaremos como você pode desenvolver, estabelecer e revisar a sua missão, visão e valores de forma prática e eficiente para o seu escritório contábil. Vamos começar!

Defina a missão do seu escritório contábil

Uma das questões mais importantes para qualquer empresa é definir a missão que ela terá no mercado. No caso do seu escritório contábil, você pode definir uma missão mais específica respondendo às seguintes perguntas: qual é o propósito (objetivo principal) do meu negócio? Quais benefícios entregarei com os meus serviços? Quem serão os beneficiários desses serviços? Como prestarei esses serviços?

As respostas para essas perguntas formarão a sua missão da forma mais clara e resumida possível. Sendo assim, a missão será a razão pelo qual o seu escritório contábil existirá e isso ajudará a manter todos os envolvidos trabalhando com foco e direcionamento.

Defina a visão do seu escritório contábil

Toda organização com ou sem fins lucrativos deve ter um objetivo de longo prazo a ser perseguido. Assim, definimos a visão do negócio para o futuro. Ela representa o que a empresa deverá ter conquistado até lá e como deverá estar posicionada no mercado. Enquanto a missão se baseia no objetivo do negócio a curto prazo, a visão vai além e projeta o futuro dela determinando o que deverá alcançar até lá.

A visão da empresa geralmente é definida no plano estratégico inicial e revisada à medida que o tempo passa. É uma forma bastante sábia de reconhecer as limitações de atuação e, ao mesmo tempo, demonstrar que tem um plano de crescimento sustentável para o médio e longo prazo. O seu escritório contábil terá mais credibilidade diante do mercado com uma visão bem definida.

Definir a visão do seu escritório contábil não é uma tarefa difícil. Para isso, pense nas mudanças de médio e longo prazo que você idealiza para o seu negócio e, ao definir isso, terá a motivação necessária para influenciar os envolvidos a contribuírem com seus esforços de trabalho para um propósito inspirador.

Defina os valores do seu escritório contábil

Os valores da empresa representam os princípios orientadores que se aplicam em toda a organização e sustentam a forma como o trabalho é realizado. Para ser mais exato, os valores de uma organização são as suas crenças mais básicas e profundas sobre o que realmente importa e isso serve de orientação para a forma como o trabalho deve ser feito. Metodologias e técnicas de processos mais bem elaboradas podem representar os valores de uma empresa.

Para desenvolver os valores do seu escritório contábil, pense nos processos que são executados como uma receita de bolo. As atividades e recursos utilizados são geralmente englobados por uma metodologia que define a sua melhor forma de fazer as coisas. Isso poderá representar os valores da sua empresa.

Um dos maiores desafios que os contadores enfrentam é justamente na hora de definir a missão, visão e valores para o planejamento estratégico do seu escritório contábil. E como esses conceitos podem impactar diretamente no relacionamento com os seus clientes, devem ser levados a sério e ser bem estudados.

Fonte: Blog Sage

Notícia enviada por

ACOMPANHE NOSSAS NOTÍCIAS

Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Notícias

Facebook


Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.12 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César