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Jucepar presta contas a entidades contábeis sobre avanços do Empresa Fácil

Junta Comercial do Paraná diz que medidas para otimizar processos de abretura, alteração e encerramento de empresas no sistema Empresa Fácil terminou com filas de processos, que agora são analisados em no máximo três dias.

08/08/2016 13:05

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Jucepar presta contas a entidades contábeis sobre avanços do Empresa Fácil

Na manhã desta sexta-feira (5), representantes do CRCPR, Fecopar, SESCAP-PR e Sicontiba atenderam ao convite da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) para participar de uma reunião para informar sobre os avanços da implementação do sistema Empresa Fácil.
 
O presidente da Jucepar, Ardisson Akel, iniciou o encontro informando que tinha notícias bastante positivas: “a primeira videoaula da Academia Empresa Fácil Paraná foi um grande sucesso. Estamos recebendo um retorno muito positivo e podemos antecipar que esta iniciativa será permanente, possibilitando o constante aperfeiçoamento dos usuários dos serviços da Jucepar”, comemorou. “Como o tema abordado – Sociedade Empresarial Limitada – é bastante complexo, decidimos alterar o calendário de aulas anunciado anteriormente e dar continuidade a este tema na apresentação da próxima terça-feira (9)”, informou (Veja matéria no site da Jucepar). Além disso, disse que graças ao recente aumento da equipe, por meio de processo seletivo simplificado, a Jucepar já pode ampliar seu horário de atendimento, que agora corresponde ao expediente bancário – das 10 às 16 horas, e que as análises de processo já estão em dia.
 
Segundo o vice-presidente da autarquia, Valdir Pietrobon, “os processos cujas taxas são recolhidas no Banco do Brasil podem, inclusive, ser analisados e liberados no mesmo dia, dependendo do horário em que são protocolados”. Sobre esta questão, a secretária geral da Junta, Libertad Bogus, esclareceu: “Como a Jucepar tem contrato com o Banco do Brasil, as taxas recolhidas neste banco aparecem na nossa conta corrente em no máximo 15 minutos. Nos casos em que as taxas são recolhidas em outros bancos, precisamos aguardar a compensação antes de liberar os processos para análise, o que pode levar de 24 a 48 horas”. Portanto, segundo ela, os processos em que todas as informações estão corretas estão levando no máximo três dias para ser liberados. “Conseguimos zerar a fila de processos. Atualmente, excetuando-se os casos em que há inconsistências no preenchimento de dados ou dúvidas na análise, o prazo máximo de liberação está sendo de três dias. Quando o empresário ou contabilista tem pressa, nossa recomendação é que opte pelo recolhimento das taxas no Banco do Brasil”, aconselhou. “Inclusive temos uma agência do Banco do Brasil dentro das nossas dependências aqui na sede”, lembrou Pietrobon.

Quanto às divergências nas análises dos processos, os representantes da Jucepar asseguraram que estão empenhados em intensificar o treinamento dos relatores e vogais. “É importante que, ao se deparar com alguma situação desse tipo, o contabilista nos informe o número do processo, para que possamos identificar quem está analisando e fazer um trabalho direcionado”, disse Libertad.
 
Presidente do Sicontiba, Hugo Catossi, e o vice-presidente do CRCPR, Laudelino Jochem.
O vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Laudelino Jochem, comentou que considera positiva essa iniciativa da Jucepar de posicionar as entidades sobre as medidas que vêm sendo implementadas para melhorar o atendimento: "É uma questão de transparência, demonstra que os usuários estão sendo ouvidos e que a Junta está realizando esforços para agilizar os processos".

Segundo o subprocurador da Jucepar, Paulo Palácios, a minuta da resolução que detalhará os procedimentos que não podem ser encaminhados por meio do Empresa Fácil já está pronta e será discutida na plenária da próxima segunda-feira, em resposta à sugestão do diretor do Instituto SESCAP-PR, Gilson Strechar, na reunião anterior. "Assim que estiver aprovada, será amplamente divulgada", disse.

O presidente do Sicontiba, Hugo Catossi, destacou a valorização do profissional contábil por parte da Jucepar, "que tem sempre procurado ouvir as sugestões e reclamações trazidas pelos representantes das entidades". Ao questionar se o horário de atendimento não poderia ser expandido - horário comercial -, Pietrobon explicou: "chegamos à conclusão de que não agregaria muito, pois antes e depois do horário de atendimento ao público, nosso pessoal realiza o trabalho interno necessário para dar celeridade aos processos." "Além disso, também oferecemos a possibilidade de atendimento com hora marcada, inclusive fora do horário de atendimento ao público, recurso que vem sendo bastante utilizado pelos profissionais contábeis, tanto que já disponibilizamos mais uma funcionária para atender nesta modalidade", acrescentou Libertad Bogus.

A secretária geral informou ainda que a Secretaria de Administração do governo do estado cederá duas telefonistas para agilizar o atendimento telefônico, que a Celepar está estudando uma maneira de acomodar mais três atendentes no SAC da Junta e que mais novidades serão anunciadas em breve.
 
Participaram do encontro, pela Jucepar, Ardisson Akel, Valdir Pietrobon, Libertad Bogus, Paulo Palácios e Mauro Luís Moreschi - presidente, vice-presidente, secretária geral, subprocurador e vogal; pelo CRCPR, Laudelino Jochem, vice-presidente de Administração e Finanças; pela Fecopar, Luiz Fernando Martins Alves, vice-presidente de Assuntos Jurídicos; pelo SESCAP-PR, Gilson Strechar, diretor do Instituto SESCAP-PR; e pelo Sicontiba, Hugo Catossi, presidente.

Fonte: CRCPR - Conselho Reg. de Contabilidade do Paraná

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