x

Economia

Quase 12% das famílias catarinenses têm mais da metade da renda comprometida com dívidas em julho

Uma em cada dez famílias tem mais de 50% da renda comprometida com dívidas em Santa Catarina

16/08/2016 12:54:39

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Quase 12% das famílias catarinenses têm mais da metade da renda comprometida com dívidas em julho

Uma em cada dez famílias tem mais de 50% da renda comprometida com dívidas em Santa Catarina, conforme aponta a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) referente ao mês de julho, realizada pela Fecomércio SC. Do outro lado, 12,8% das famílias têm menos de 10%- a fatia da população que costuma comprar à vista, fazer poupança ou não faz débitos em longo prazo.

Endividamento fecha primeiro semestre estável em SC

O total de endividados caiu 0,3 pontos percentuais entre junho (57,4%) e julho (57,1%), mas na comparação anual (52,9%) houve elevação no índice. Já aqueles que ‘têm contas em atraso’ (18%) e ‘que não terão condições de pagar’ (10%) permanecem na mesma faixa nas comparações com o mês anterior e com o mesmo período do ano passado – reflexo da desaceleração da renda em termos reais, que diminui os recursos disponíveis para o pagamento das dívidas.

“Em média, os catarinenses têm cerca de 30% dos seus ganhos mensais destinados ao pagamento de despesas. Mês a mês, o cartão de crédito segue como o principal agente do endividamento (51,5%), seguido pelos carnês (36,9%), financiamento de carro (30,4%) e crédito pessoal (18,7%). Com exceção dos carnês, os débitos são prioritariamente com bancos. Para voltar a ter uma vida financeira saudável, a saída é tentar a renegociação para ter parcelas que caibam no orçamento e assim poder voltar a efetuar compras”, destaca o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Comportamento local

A Capital apresenta o maior percentual de famílias com mais de metade da renda comprometida com dívidas (18,2%). Chama atenção o percentual de pessoas que afirmou não saber o quanto de sua renda está comprometida com dívidas, o que mostra a falta de planejamento financeiro: Joinville (26,5%) Chapecó (23%), Itajaí (20,0%), Blumenau (16,5%) e Florianópolis ( 0,5%). A média estadual é 16,5%.

Fonte: Portal Contábil SC

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.