x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Economia

Confiança do comércio cresce 14,8% frente a setembro de 2015

Dados que mostram as expectativas foram os que mais evoluíram, o que indica forte confiança no futuro da economia e da empresa.

22/09/2016 09:24

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Confiança do comércio cresce 14,8% frente a setembro de 2015

Retomada

Dados que mostram as expectativas foram os que mais evoluíram, o que indica forte confiança no futuro da economia e da empresa

Diante da melhora das expectativas e das condições econômicas, a confiança dos comerciantes assumiu uma forte tendência de recuperação. Na comparação entre setembro e igual mês do ano passado, houve um aumento de 14,8%.

Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e foram divulgados nesta quarta-feira (21). A pesquisa mostra ainda que entre agosto e setembro a alta foi de 1,5%.

Com esse desempenho, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) chegou a 93,5 pontos e se aproxima da zona de otimismo. Esse é também o maior nível que o indicador atingiu desde março de 2015, quando estava em 94,25 pontos.

Esse índice é semelhante a um termômetro. Quando ele está acima dos 100 pontos, indica crescimento do otimismo; quando ele está abaixo desse valor, sugere retração.

Melhora das expectativas para o comércio

Entre os indicadores que compõe essa pesquisa, o de expectativas tem mostrado a melhor evolução. Na comparação com setembro do ano passado, avançou 18,3% ao atingir os 144 pontos – o que indica que os empresários estão fortemente otimistas com o futuro.

Todas as percepções em relação ao futuro melhoraram. A confiança em relação a economia avançou 32,7% frente a setembro do ano passado; para o setor do comércio, a alta foi de 17%; e para a empresa, aumento de 9%.

Segundo a pesquisa, a desaceleração da inflação e a taxa de câmbio mais apreciada contribuem positivamente para vendas do comércio.

Ainda em setembro, o subíndice que mede as condições de investimentos (IIEC) registrou 83,4 pontos (+0,5%), influenciado por novo aumento nas intenções de contratação de funcionários (+0,6%), nas intenções de investimentos na empresa (+0,8%) e pela avaliação do nível dos estoques diante da programação das vendas (+0,1%).

Fonte: Portal Brasil

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.