x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Economia

Sebrae reforça a incorporação dos produtos nacionais na gastronomia

Espaço Terroir, montado no evento Sirha Rio, aproxima produtores brasileiros de chefs nacionais e internacionais

05/10/2016 08:27

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Sebrae reforça a incorporação dos produtos nacionais na gastronomia

Rio de Janeiro - O Sebrae trouxe 75 produtores nacionais para o Sirha Rio, evento internacional que reúne profissionais de toda a cadeia produtiva dos serviços de alimentação (food service) e hotelaria. A segunda edição, que começou nesta terça-feira (4) e segue até quinta-feira (6), no Riocentro, deve receber 12 mil visitantes durantes os três dias e reunir 270 marcas expositoras.

A diretora do Sirha, Marie-Odile Fondeur, agradeceu o apoio do Sebrae, que, no Espaço Terroir, está apresentando artigos regionais selecionados com base em critérios de qualidade e valorização da cultura local, como Indicação Geográfica (IG), certificação, produção orgânica e gourmet. “É muito importante porque destaca a gastronomia e os produtos brasileiros. É o gosto e o frescor deles que acabam inspirando os chefs”, ressaltou. Opinião compartilhada pelo presidente do Sirha Rio, o chef francês Claude Troisgrois. “Nos meus 35 anos de Brasil, aprendi a valorizar o que é produzido aqui”, complementou.

Presente na abertura do evento, o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Vinicius Lages, frisou as oportunidades que o Sirha oferece tanto para a base como para o topo da cadeia, desde os produtores rurais até os grandes chefs nacionais e internacionais. “Aprendemos com a França que sem bons ingredientes não há cozinha. Ao vir para o Sirha, o produtor tem um choque de mercado e realidade e sai daqui motivado. Temos certeza de que o Brasil, que já é potência alimentar, tem tudo para se tornar uma grande potência também da gastronomia”, disse. 

A valorização do que é da terra é o ponto forte da Jutica Produtos da Amazônia, que está participando do Sirha com ajuda do Sebrae. O proprietário, Marcio Cunha, conta que a castanha-do-pará, a farinha de mandioca e o óleo de castanha-do-Pará, além de serem artigos originalmente brasileiros, passam por manejo artesanal. “É muito importante essa oportunidade que o Sebrae está dando para que a gente consiga expor em um grande centro como o Rio de Janeiro, nós, principalmente, que somos do interior do estado de Amazonas. Podemos trazer um produto de qualidade e que verdadeiramente vem atuando para gerar emprego e fixar o caboclo da Amazônia na floresta e garantir a preservação ambiental. Queremos trazer nosso produto e, acima de tudo, conseguir um preço justo por ele”, explica o empresário.

Além do Espaço Terroir, que contará com visitas guiadas para o público do evento, o Sebrae promove ainda o Espaço de Conhecimento, com palestras de harmonização entre os produtos apresentados na feira, como cervejas artesanais e queijo canastra; cachaça e suíno; e espumante com pirarucu.

Também estão previstas palestras sobre oportunidades para produtos diferenciados, cardápios diferenciados e design. Outros destaques da programação são dois painéis: Sustentabilidade à Mesa e o Food Experience. Para apresentar cafés especiais das principais regiões produtoras, o Sebrae montou também uma cafeteria onde uma barista vai apresentar métodos de preparo da bebida aos visitantes, que também poderão degustar os cafés de origem.

Jantar de abertura

Nesta terça-feira (4), o Sebrae vai oferecer um jantar de abertura no Centro Sebrae de Artesanato (CRAB) para cerca de 100 convidados, comandado pelo renomado chef francês Roland Villard. “Queremos que esses grandes chefs, nacionais e internacionais, levem para seus restaurantes não só o que há de melhor na gastronomia brasileira, mas também do nosso artesanato, que é tão rico e diferenciado”, reforça o gerente nacional de Agronegócios do Sebrae, Augusto Togni.

No último dia de evento, o Sebrae no Rio de Janeiro, em parceria com o Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), realizará a I Virada da Inovação – Gastronomia Inclusiva. Vinte ideias de negócios do segmento de Alimentação Fora do Lar, previamente selecionadas nas categorias redução de desperdício/resíduos, impacto social e novas tecnologias participarão de oficinas, mentorias e consultorias. Ao final, serão anunciadas as três melhores ideias avaliadas por uma banca examinadora, composta pelas chefs Bianca Barbosa (Aconchego Carioca) e Mônica Rangel (restaurante Gosto com Gosto), entre outros.

Programação do Espaço do Conhecimento:

5/10 – Quarta-feira

13h às 13h45 – Pequenos Circuitos e Cardápios Sustentáveis, com Louise Nogueira, da Unidade de Alimentos e Bebidas – Sebrae/RJ.

13h45 às 14h30 – Harmonização: Café com produtos do Terroir Sebrae, com Paula Dulgheroff.

14h30 às 16h – Sustentabilidade à Mesa: aproximando produtores e consumidores, com Georges Schnyder (Movimento Slow Food), Anita Santoro (Quitanda Natural) e Ana Carolina Rodrigues (Sebrae Orgânicos) e Teresa Corção (Ecochef – Instituto Maniva).

16h às 17h30 – Harmonizando: Espumante com Pirarucu, com Arlete Cristina De Cesaro e Humberto Tessari.

18h às 19h30 – Palestra de Design, com Renata Cabral.

6/10 – Quinta-feira

11h às 15h – Banca Final da Virada da Inovação Apresentação e Premiação

15h30 às 17h – Food Experience – A Experiência como diferencial competitivo
Rotas Gastronômicas: Vinho, Cerveja, Café e Cachaça. Graziele  Pereira Vilela 
Food Experience - Você está entregando o que o cliente quer? Com André Spinola, do Sebrae Nacional. Caso de Sucesso: Restaurante (RJ)

Serviço:

Sirha Rio
De 4 a 6 de outubro de 2016
Das 11h às 20h.

Local: Riocentro (Av. Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca/RJ).

Fonte: Agência Sebrae

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.