x

Economia

Participação em consórcios encolhe 2,1% em agosto

As vendas de novas cotas, no acumulado do ano, também tiveram retração de 8,4%

21/10/2016 08:28:06

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Participação em consórcios encolhe 2,1% em agosto

A quantidade de participantes ativos em consórcios no país, em agosto, totalizou 7 milhões. O resultado é 2,1% inferior aos 7,15 milhões contabilizados no mesmo mês em 2015. 

Os dados, divulgados são da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac).

As vendas de novas cotas, no acumulado do ano, também tiveram retração. 

A queda foi de 8,4%: 1,42 milhão de janeiro a agosto de 2016 contra 1,55 milhão em igual período do ano passado. 

Em contrapartida, os dados mostram que, desde maio, o setor tem reagido. 

Foram 221 mil novas adesões nos últimos quatro meses, que fizeram com que o número de consorciados ativos chegasse em 7 milhões.

“Pelo terceiro mês consecutivo e com recorde, a alta nas adesões mensais nos permite concluir que os consumidores estão planejando mais suas compras, em especial de veículos, paralelamente à diminuição na concessão de créditos para financiamentos”, disse Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Abac.

“Apesar de a economia ainda não ter sinalizado efetiva recuperação e o desemprego ainda registrar aumento, aqueles que se sentem seguros e estão preocupados com o futuro têm considerado o consórcio como alternativa. Desta forma, acreditamos que o setor como um todo poderá seguir apresentando melhores resultados em relação ao ano passado”, acrescentou.

Fonte: Agência Brasil

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.