x

Societário

Abertura de Empresa - Processo de abertura de empresas no Espirito Santo será simplificado

Cadastro Eletrônico (Cad-e) entra em vigor na próxima semana. Tempo para liberação da inscrição estadual será reduzido para até três dias.

10/11/2016 13:16:26

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Abertura de Empresa - Processo de abertura de empresas no Espirito Santo será simplificado

O processo de abertura de empresas vai ficar mais simples no Espírito Santo. É que a partir do próximo dia 16 de novembro, todos os procedimentos serão feitos de forma eletrônica e o tempo para liberação da inscrição estadual será reduzido de 50 dias, em média, para até três dias, por meio do Cadastro Eletrônico (Cad-e). O projeto foi lançado ontem pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

O Projeto “Cadastro Eletrônico” foi criado pelo governador Paulo Hartung por meio do Decreto N° 4023-R/2016.

O principal objetivo é a simplificação no processo de abertura de empresas que, agora, será totalmente eletrônico, excluindo a utilização de papel e tornando-o mais fácil, rápido e com menor custo, inclusive para o contribuinte.

"Não me canso de dizer que a estrutura do setor público brasileiro está em um tempo que não existe mais. A vida evoluiu e muito. O mundo está literalmente na palma da mão. Temos um setor público analógico que atende uma sociedade digital.

O projeto Cadastro Eletrônico faz parte do nosso planejamento para desburocratizar e tornar o Governo mais flexível e ágil. De burocracia, este país não precisa mais", enfatizou o governador Paulo Hartung.

“É um grande avanço para o ambiente de negócios do Espírito Santo, pois irá O sistema entra em vigor no dia 16 e o tempo para liberação da inscrição estadual será reduzido para até três dias desburocratizar e dar agilidade ao processo de abertura de empresas no Estado, diminuindo custos e tempo de espera,” destaca o subsecretário da Receita Estadual, Bruno Negris.

Haroldo Santos, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES), disse que o prazo de três dias para a liberação da inscrição estadual é um grande avanço para o setor empresarial capixaba e vai trazer bons resultados para a economia do Estado.

Já o presidente da CDL Vitória, Cláudio Sipolatti, destacou que os empresários sonhavam com a novidade. “Estamos muito felizes com mais esse passo e agradecemos à Sefaz pela interação com o setor produtivo, que tem dado muito certo”, disse.

O Projeto envolve, além da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a Junta Comercial do Espírito Santo (JUCEES), a Receita Federal e as prefeituras.

Como funciona

O contribuinte entra no sistema, que será hospedado no site da JUCEES (www.jucees.es.gov.br), preenche o cadastro com todos os dados solicitados e, simultaneamente, essas informações serão analisadas pelos órgãos que compõem o Projeto Cadastro Eletrônico, dando mais agilidade ao procedimento.

Ambiente de negócios

O Governo do Estado tem como um dos seus principais pilares o Projeto “Melhoria do Ambiente de Negócios”, cujo objetivo é aprimorar, simplificar e estabilizar as regras que interferem nesse cenário e atrair investimentos para o Estado.

O “Melhoria do Ambiente de Negócios” já está em andamento por meio do Comitê Gestor da Rede Estadual para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresa e Negócios (COGESIM) e um dos seus primeiros frutos está sendo colhido agora: O Projeto Cadastro Eletrônico (Cad-e).

Fonte: Governo do Estado do Espírito Santo

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.