x

Contábil

Protesto contra erros no Exame de Suficiência Contábil

Candidatos protestam contra erros em prova nacional

28/11/2016 11:53:49

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Protesto contra erros no Exame de Suficiência Contábil

Após a divulgação do gabarito oficial, na sexta-feira (18), um grupo de candidatos se reuniu na intenção de protestar contra o Segundo Exame de Suficiência Contábil deste ano. 
Para conseguir o registro para atuarem como Contadores eles precisam se submeter a uma prova denominada Exame de Suficiência Contábil. No entanto, as provas têm apresentado erros grotescos, como é o caso das questões 09, 11, 25, 37 e 50, vindo de uma Banca considerada altamente qualificada.  Eles alegam que os erros têm sido recorrentes e a Fundação Brasileira de Contabilidade – Banca contratada para elaboração das provas – se recusa a corrigi-las pelo método tradicional de Interposição de Recursos.

“O edital para o Exame de Suficiência prevê datas determinadas para que candidatos insatisfeitos com o gabarito preliminar interponham recursos, no entanto a FBC não nos deu nenhuma resposta convincente para o indeferimento dos recursos”, diz uma das candidatas.
Fato semelhante aconteceu no Exame de 2014, um dos anos mais polêmicos. Nesse ano a Fundação Brasileira de Contabilidade só decidiu realizar a mudança no Gabarito Oficial após uma série protestos e publicações de editoras espalhadas pelo Brasil.

Existe uma petição pública que em apenas três dias já conta com mais de quatro mil assinaturas contra essas cinco questões que, segundo eles, devem ser anuladas. As questões foram mal formuladas induzindo o candidato ao erro e até gerando duplo sentido como é o caso da questão 50. Nas declarações deles a FBC não lhes dão informações por telefone e não responde aos e-mails.
Os candidatos apelam para a elaboração de questões que respeitem as Normas Brasileiras de Contabilidade e da língua Portuguesa. Em redes Sociais espalhadas pelo Brasil, eles pedem por Ética e Transparência ao Conselho Federal de Contabilidade (Contratante da Banca) e a FBC.

Fonte: Diário do Norte Online

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.