x

Economia

Comércio continua morno em outubro e vendas caem 1,1%

Juros e inflação altos, desemprego e renda menor influenciaram a queda, segundo Boa Vista SCPC

29/11/2016 08:18:03

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Comércio continua morno em outubro e vendas caem 1,1%

O movimento do comércio caiu 1,1% em outubro na comparação com setembro, de acordo com dados da Boa Vista SCPC com ajuste sazonal. 

No acumulado dos últimos doze meses (novembro de 2015 até outubro de 2016), porém, o indicador apresentou retração de 5,3%. 

Na comparação com outubro de 2015, houve diminuição de 6,6%, enquanto no acumulado do ano a diminuição já atinge 4,3%, mantida a base de comparação.

As dificuldades do atual cenário econômico, como juros elevados, inflação alta, mercado de trabalho em deterioração e a consequente queda do consumo das famílias, continuam impedindo uma melhoria do desempenho da atividade varejista. 

Caso o cenário mais benigno apontado pelas projeções de mercado se consolide, a tendência é de que a baixa do acumulado de 12 meses se reverta, com perspectivas de atingir um patamar positivo em meados do primeiro semestre de 2017.

Entre os setores mais atingidos, de acordo com o levantamento da Boa Vista SCPC, “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou queda de 2% entre setembro e outubro, descontados os efeitos sazonais. 

A categoria “Tecidos, Vestuários e Calçados” manteve-se estável no mês, expurgados os efeitos sazonais. 

Já “Supermercados, Alimentos e Bebidas” caiu 0,1% no mês na série dessazonalizada. 

Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” apresentou queda de 0,2% em outubro considerando dados dessazonalizados. 

Fonte: Estadão Conteúdo

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.