x

Tecnologia

Sistema CFC/CRCs comemora o Dia Internacional do Voluntário

Em 5 de dezembro é celebrado o Dia Internacional do Voluntário, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).

05/12/2016 14:56:58

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Sistema CFC/CRCs comemora o Dia Internacional do Voluntário

Em 5 de dezembro é celebrado o Dia Internacional do Voluntário, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1985, para homenagear aqueles que “devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social ou outros campos", segundo definição da própria ONU. A classe contábil brasileira faz a sua parte, dedicando-se às ações do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC).

Em todo o Brasil, o Programa – instituído pelo Conselho Federal de Contabilidade em 2008 –, possui atualmente 6.500 profissionais da contabilidade cadastrados. Os voluntários do PVCC atuam em quatro subprogramas: Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais, Educação Financeira, Doações ao Funcriança e ao Fundo do Idoso e Ações Locais de Voluntariado.

Para celebrar o Dia Internacional do Voluntário, algumas ações já foram realizadas e outras estão agendadas pelo Programa de Voluntariado da Classe Contábil em conjunto com os Conselhos Regionais de Contabilidade. Confira algumas:

PARANÁ

No Paraná, haverá uma palestra sobre o Programa de Voluntariado da Classe Contábil. Na manhã do dia 7 de dezembro, no auditório do CRCPR (rua XV de novembro, 2.987, Curitiba) o tema será abordado pelo palestrante Francisco Savi. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o dia 6/12. Informações (41) 3360-4700.

Cerca de 60 pessoas são esperadas para a palestra. Saiba mais em: https://goo.gl/xRLHym

ALAGOAS

Em Maceió, no dia 5 de dezembro, das 19 às 22 horas, no auditório do CRCAL, irá ocorrer o 1º Fórum Alagoano de Voluntariado da Classe Contábil.

O tema central do 1º Fórum será “Transparência e Controle Social dos Gastos Públicos”. Serão ministradas as seguintes palestras: “O papel da perícia contábil criminal federal no combate à corrupção”, pelo contador Carlos Roberto dos Santos Filho; e “Observatório Social: instrumento de controle social dos gastos públicos”, pela contadora Adriana Andrade de Araújo.

As inscrições podem ser feitas em www.crcal.org.br, sob o investimento de 1 lata de leite ou 2 quilos de alimento não perecível.

Também em Alagoas está sendo feita a campanha Natal Solidário, que está arrecadando de brinquedos para 250 crianças da cidade.

Mais informações sobre a campanha no CRCAL: www.crcal.org.br.

PIAUÍ

O Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRCPI), por meio da Comissão do Programa de Voluntariado da Classe Contábil do Piauí, e a Comissão do Observatório Social de Teresina promovem, no dia 5 de dezembro, o II Fórum do Voluntariado da Classe Contábil do Piauí (PVCC-PI). O evento terá início às 17h30, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI).

Na oportunidade, Ney Nóbrega Ribas, presidente do Observatório Social do Brasil, ministrará palestra com o tema “Transparência e Controle Social dos Gastos Públicos”. Já o advogado Plínio Valente Ramos Neto traz o tema “Uma reflexão moral sobre o problema da corrupção”.

As inscrições podem ser feitas no site do CRCPI, mediante a doação de uma lata de leite ou 2 kg de alimentos não perecíveis. O encontro tem o apoio do Conselho Federal de Contabilidade, OAB-PI,TCE PI,OSB, Stael Freire Sociedade Advogados.

No CRCPI, a Comissão Organizadora do evento conta com Rosemary Mendes Farias, membro da Comissão Nacional do PVCC; e Gretha Anice Furtado Ribeiro Amorim, coordenadora do PVCC-PI.

Mais informações: https://goo.gl/Uo6GYV

SANTA CATARINA

No evento Conversa Comunitária, será abordado o tema Práticas Contábeis do 3º Setor, que será realizado neste dia 5, das 14h às 17h, na OAB local. O coordenador do PVCC, Tadeu Pedro Vieira, representará o CRCSC.

Mais informações em https://goo.gl/q9CYOs

RORAIMA

Em Boa Vista, no domingo (4/12), houve a Caminhada dos Voluntários com o grupo de corrida Papa Léguas. Os participantes partiram às 5h30 para um percurso de 15 km, nas estradas de Cantá.

MATO GROSSO

Em Cuiabá, o CRCMT realizou, no dia 1º de dezembro, em sua sede, a apresentação dos recursos arrecadados, em 2016, na campanha do Fundo da Criança dos Municípios do Estado, cujo trabalho foi realizado com a participação dos profissionais da contabilidade que são voluntários cadastrados no subprograma Doações ao Fundo da Criança e do Adolescente do PVCC. O evento contou com a presença do TCE, Ministério Público, APDM, BPW, Cedca MT e Defensoria Pública.

PERNAMBUCO

Em Recife, por meio do Projeto Bem Cidadão da organização Porto Social, voluntários do PVCC prestaram orientações contábeis e financeiras à população. As ações foram realizadas nos dias 26 e 27 de novembro, contando com 15 espaços e 110 atividades, que somaram 80 horas de programação para sociedade. Em Pernambuco, a coordenadora do PVCC é Joana Dark Nascimento de Lima.

Fonte: Comunicação CFC

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.