x

Societário

Semana Nacional de Conciliação: Mais de 5 mil audiências foram designadas no Espírito Santo

Os acordos de conciliação firmados somam mais de 4 milhões de reais.

09/12/2016 10:57:42

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Semana Nacional de Conciliação: Mais de 5 mil audiências foram designadas no Espírito Santo

Durante a Semana Nacional da Conciliação, uma das principais ações institucionais desenvolvidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para fortalecer a cultura do diálogo, foram designadas 5.123 audiências de conciliação no Espírito Santo, somando R$ 4.106.566,00 em valores homologados. Juízes, servidores e estagiários, além de quatro juízes aposentados, participaram das conciliações.

Também foram designadas para o período de 21 a 25 de novembro, 138 audiências de conciliação/mediação pré-processuais. Segundo a servidora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) Izabella Casagrande, a expectativa é que esses números aumentem, pois está sendo desenvolvida uma nova cultura, em que o cidadão busca a conciliação/mediação antes de judicializar o conflito.

Uma das ações realizadas pelo TJES durante o período foi o Mutirão da Semana Nacional de Conciliação, que aconteceu no Fórum de Cariacica entre os dias 21 e 30 de novembro e registrou uma média de 75% de acordos nas mais de 300 audiências realizadas, o que corresponde a um valor de R$ 818.093,00.

O Mutirão foi estendido por mais três dias, devido à grande procura pelas empresas interessadas em conciliar. Além de Cariacica, também foram analisados processos em tramitação nos Juízos de Vitória, Vila Velha, Viana, Guarapari, Fundão e Serra.

Durante o período, foram analisados processos envolvendo bancos, empresas de TV por assinatura, de seguro DPVAT e de tecnologia da informação. Ao final das audiências conciliatórias, as atas foram submetidas a um dos juízes integrantes do grupo de trabalho responsável, e em seguida, devolvidas às Varas de origem. O Mutirão foi realizado pelo 3º Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), em parceria com o 7º Cejusc, inaugurado no Fórum de Cariacica no último dia 25/11.

Fonte: TJ-ES

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.