x

Tributário

Quase 30 mil empresas já aderiram ao parcelamento do Simples

Integrantes do Simples Nacional podem parcelar suas dívidas tributárias em 120 meses.

28/12/2016 12:49

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Quase 30 mil empresas já aderiram ao parcelamento do Simples

Desde o dia 12 de dezembro, quando começou o prazo para aderir ao parcelamento especial de dívidas tributárias do Simples Nacional, mais de 27 mil micro e pequenas empresas já fizeram seu financiamento.

Dessa forma, as companhias endividadas garantiram sua permanência no regime tributário em 2017 já que, ao não regularizar o débito, o optante poderá ser excluído do Simples em janeiro.

A possibilidade de refinanciamento de débitos se mostra ainda mais relevante diante do número de empresas endividadas. Segundo a Receita Federal, há cerca de 600 mil pequenos negócios que, juntos, devem R$ 21 bilhões.

O parcelamento de dívidas em 120 meses das empresas integrantes do Simples Nacional foi regulamentado por meio da publicação da Resolução CGSN 132/2016.

A adesão pode ser solicitada no período de 90 dias a partir da sua disponibilização indicada na respectiva normatização específica, no site do respectivo órgão concessor. No caso da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, esse prazo teve início no dia 12 de dezembro.

Adesão

Para aderir ao parcelamento, o contador da empresa interessada deve calcular o valor dos débitos e da parcela mais adequada. Cada parcela, entretanto, não pode ser menor do que R$ 300.

Após isso, a companhia deve fazer o pedido de parcelamento no Portal do Simples Nacional, no serviço “Parcelamento – Parcelamento Especial – Simples Nacional”.

Mutirão

Para ajudar os empresários que desejam parcelar seus débitos, o Sebrae está convocando as empresas a participarem de seu Mutirão da Renegociação.

Segundo diz o órgão, o momento pode ser utilizado também para renegociar “débitos locatícios, com fornecedores e com bancos, e dar uma virada geral na sua empresa”.

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, destacou os benefícios que o parcelamento confere.

É melhor receber aos poucos do que não receber nada, por isso a renegociação é interessante para todos os envolvidos. No caso do débito tributário, é fundamental buscar a regularização o mais rapidamente possível para não sair do Simples e cair no complicado em 2017”.

Para saber mais o mutirão do Sebrae, os interessados podem buscar o portal do Sebrae ou ligar gratuitamente para 0800 5700 800.

Fonte: Blog Skill

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.