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5 problemas no cotidiano do contador numa empresa ou no escritório de contabilidade

Saiba quais são os principais problemas relatados por contadores e como é possível resolvê-los.

17/01/2017 10:08

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5 problemas no cotidiano do contador numa empresa ou no escritório de contabilidade

5 problemas no cotidiano do contador numa empresa ou no escritório de contabilidade

Quais são os principais problemas que você enfrenta no dia-a-dia do seu trabalho? O Arquivei, sistema de gestão de notas fiscais eletrônicas, elencou algumas destas informações com contadores e profissionais contábeis em uma pesquisa.

Confira, abaixo, uma lista dos cinco problemas principais que você pode encarar dentro da sua empresa ou, mais especificamente, no setor de contabilidade.

1. Falta de conhecimento

Na era digital e da informação fácil, ainda é comum encontrar profissionais mal-treinados ou pouco preparados para as demandas do mundo de hoje. Isso gera dificuldade de relacionamento dentro da equipe e pode trazer problemas para a execução das tarefas.

Este vazio de conhecimento ocorre justamente por falta de comunicação, o que gera entraves ao lidar com processos, e também a ausência de treinamento adequado para determinadas práticas.

Está com este problema? Seus funcionários e colegas precisam assistir aulas, fazer exercícios e cumprir metas, além de trabalhar com ferramentas fáceis e intuitivas para que ocorra o mínimo possível de erros.

2. Problemas logísticos

Contadores relatam que transportadoras dão dor de cabeça em atividades simples, como o envio dos CTes para escrituração. Portanto, tenha parceiros e fornecedores de confiança, que facilitem o que você precisar entregar fisicamente.

Com um sistema de consulta automática de CTe, você pode ter esses documentos facilmente e saber quais NFes estão sendo transportadas, conferindo se está tudo feito corretamente.

3. Falta de ferramentas digitais

O Arquivei é uma ferramenta de consulta e download de NFes, CTe e NFSe. No entanto, muitos escritórios de contabilidade não contam com um recurso deste naipe que poupa tempo e dinheiro no trabalho de um profissional do setor.

Existem muitas outras ferramentas que podem te auxiliar, desde ferramentas de gestão, até de acompanhamento de tempo, você pode conhecer algumas a partir deste link.

4. Demora dos clientes enviarem as notas fiscais

Problemas logísticos e de ferramentas digitais contribuem para a impontualidade financeira dos clientes, no caso, demora no envio de DFes. A ausência de um recurso como o Arquivei torna difícil a localização das NFSes emitidas para a empresa, além da consequente demora no envio da documentação. No fim, falta o XML que deveria ter sido encaminhado pelo fornecedor ou o arquivo PDF das notas fiscais.

Isso gera a sensação de falta de colaboração dos clientes, numa falha generalizada de comunicação entre os integrantes do escritório e quem eles atendem. A demora nos procedimentos torna-se, então, a consequência direta dos problemas.

5. Falta de credibilidade

O fim da linha dos problemas cotidianos é justamente a debandada de clientes ou mesmo os serviços que demoram a se mover. Isso gera dores de cabeça para todos os envolvidos, além de atrasos de pagamentos e inadimplência.

Mas, esteja sempre ciente do quanto o seu trabalho como contador ajudou a empresa para a qual trabalha, sem o seu esforço é provável que a mesma perdesse documentos e deixasse de cumprir com diversas obrigações.

Mostre ao seu cliente o quanto você o poupou de dores de cabeça futuras, com a escrituração, guarda de documentos, entre outros processos passíveis de fiscalização.

Dê sua sugestão nos comentários!

E não deixe de conhecer o site do Arquivei e os serviços que são possíveis com ele.

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